Ad Code

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?


Iniciou o cronograma e está perdida? Vamos começar falando do shampoo! Esse item tão básico e usado por todos nós, que parece tão simples é na verdade um produto que cada dia mais tem ganhado visibilidade e novas fórmulas.
Isso porque o shampoo pode ser amigo ou pior inimigo para nossos cabelos deixando-os super secos e pode até mesmo afetar o resultado do cronograma capilar, mas nesse post eu vou te esclarecer tudinho a respeito ! Primeiro entenda a função do shampoo...

Qual a função do shampoo?


A função básica do shampoo é higienizar o couro cabeludo e os fios das sujidade (sebo, poeira, suor, resíduos de produtos...), ele abre as cutículas do fio facilitando assim a entrada dos demais produtos. Não precisa abrir as cutículas para limpar o fio. 
Quando elas abrem é comum o cabelo  embaraçar após a aplicação do shampoo.

Quem lava muitas vezes na semana, corre mais risco de ressecamento pois não dá tempo da oleosidade natural se formar. As glândulas sebáceas localizadas abaixo do couro cabeludo estão ligadas aos fios. Elas começam a produzir óleo cerca de 1 dia após a lavagem. 

Ah mas meu cabelo é muito oleoso, preciso lavar! Talvez seja oleoso pelo excesso de shampoo todo dia, a glândula passa a produzir mais e mais óleo, famoso efeito rebote.
Onde fica  a glândula sebácea

O que fazer? não estou dizendo para não lavar, mas manter o equilíbrio, se lavar todo dia os cabelos, use produtos menos agressivos, pega leve no shampoo aí. Vou ter explicar.

O que são sulfatos?

É o famoso sal, sabe quando falam que o shampoo é sem sal ? Então querem dizer que ele não tem sulfato, se refere na verdade ao  lauril sulfato de sódio. Os shampoos ditos "sem sal" tem na verdade outros tipos de sulfatos, menos agressivos.

Sulfatos são os agentes limpantes e existem alguns mais suaves e outros mais potentes.

O lauril sulfato de sódio é um tensoativo/surfactante capaz de modificar a superfície de um líquido, reduzindo a tensão e permitindo a interação com outras substâncias. Traduzindo, o shampoo funciona que nem um detergente sobre as gorduras, alterando a estrutura e removendo ela da superfície que está. É através dele que também é produzida a espuma, porém mais espuma não significa mais limpeza, ok ?!

O lauril sulfato de sódio não está presente apenas em shampoos,mas também em condicionadores, sabonetes,produtos para pele, pastas de dente ...

Muitas vezes ele vem com outros nomes na composição. se ver alguns desses na fórmula, já sabe que se trata de um shampoo que limpa bem.

lauril éter sulfato de sódio, lauril éter sulfonato de sódio, sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate, sodium laureth sulfate, sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate, sodium polyoxyethylene klauryl sulfate, monododecyl ester sodium salt sulfuric acid, sodium dodecyl sulfate, sodium lauryl sulfate, sodium salt sulfuric acid, sulfuric acid monododecyl ester sodium salt, sulfuric acid, sodium salt, akyposal sds, aquarex me e aquarex methyl.

Há estudos não muito conclusivos que sulfatos fortes podem ocasionar danos á saúde humana e até em animais aquáticos, mas isso é outro assunto.

Não ter esse ativo no shampoo significa que ele ressecará menos os fios e desbotará menos a cor, sairá mais devagar a progressiva ou qualquer outra química.

Claro que cada cabelo reage de um jeito,  contar minha experiência pessoal.

Antes de iniciar um cronograma capilar, eu tinha um cabelo de raiz extremamente oleosa com comprimento e pontas secas. E eu procurava sempre shampoos para cabelos oleosos. Só muito tempo depois é que descobri que eu fazia o uso errado, pois lavava excessivamente com shampoo.E também usava shampoo que tinha o sulfato muito forte.

Veja bem, nosso cabelo não é tão  sujo para que precise de uma limpeza tão pesada. Eu estava removendo toda a oleosidade dos meus fios, e consequentemente as glândulas sebáceas produziam mais e mais óleo.

Nosso cabelo para ficar saudável precisa de uma certa quantidade de lipídeos/gorduras, é a proteção do fio e por isso tratamentos com óleos vegetais dão tão certos. 

Meu cabelo não é mais oleoso, mas eu ainda sinto que o shampoo resseca demais, então fiz algumas trocas. 

Entre elas, o uso de shampoo com sulfato mais leve.

Sobre  shampoos com sulfatos leves


Esse conceito foi criado por Lorraine Massey,especialista em cabelos cacheados, autora do livro  Curly Girl: the Handbook" ("Garota Cacheada: o manual") e dona de um salão especializado em cachos, juntamente com seu parceiro Denis da Silva, montou a linha de produtos low e no poo (lavagem sem shampoo, com uso de condicionadores ou máscaras próprias para limpeza).
Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?
Lorraine Massey

No lugar de sulfatos fortes são usados outros mais suaves, que limpam sem agredir.
Quem faz uso dessa técnica, precisa usar cremes, condicionadores e finalizadores que também sejam compatíveis (sem parabenos, petrolatos,silicones, substâncias que grudam nos fios e não saem facilmente, elas precisam do sulfato mais forte).

Agentes de limpeza mais suaves: Cocamidopropyl Betaine, Sodium Lauroyl Sarcosinate (não é sulfato), Lauryl Sulfoacetate, Sodium Cocoyl (ou Lauryl/ Lauroyl) Sarcosinate.

Na minha opinião shampoos suaves são a melhor opção para todo mundo, mas tem algumas desvantagens.

Quem adere a técnica low poo,  precisa usar os demais produtos liberados para low poo ou no poo. Se você usa máscara, creme de pentear etc que possuem ingredientes "proibidos" (óleos minerais, derivados de petróleo, parafinas e tal ...) somente shampoos com sulfatos mais fortes podem removê-los.

Como eu testo muitos produtos, o que eu faço é um rodízio de shampoos. Como é isso?

Sempre que uso máscaras ou outros produtos não liberados, minha próxima lavagem é com shampoo comum. Na próxima lavagem uso tudo liberado e por aí vai ...

Pode ser usado mais de um tipo de shampoo para cada etapa do cronograma ou necessidade do cabelo,por exemplo.

Um hidratante para etapas de hidratação e reconstrução e um transparente para etapa de nutrição.

Tipos de shampoos que existem e qual melhor para cada tipo de cabelo


Shampoo anti resíduos: É o mais forte, próprio para uma limpeza profunda e remoção completa de resíduos.

Usado antes de processos químicos, pois abre bem as cutículas. Se for alisar, fazer botox,  tingir ou relaxar, também é uma boa opção para garantir que a química vai "pegar".
Pode ser usado por todo tipo de cabelo, Mas não pode ser usado diariamente, resseca demais os fios.

Se nota que seu cabelo não responde aos tratamentos, mesmo usando máscaras ele continua opaco e sem brilho, pode ser resíduos de produtos que se acumularam e estão atrapalhando o seu cronograma.

O uso a cada 15 dias ou 1 vez no mês pode ser eficiente.

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

É o único shampoo anti resíduo que tenho no momento e só uso a cada 40 dias, geralmente quando faço botox. Resenha Aqui

Shampoo transparente: 

É mais recomendado para cabelos oleosos. 

Ele limpa bem, não necessariamente resseca os fios, isso vai depender da fórmula. Pode ser transparente e ter agentes hidratantes na composição. Geralmente eles são mais neutros.

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

Shampoo detox da Salon Line, ele é transparente e promove uma limpeza mais profunda, tira bem a oleosidade, mas resseca um pouco meu cabelo. Só uso de tempos em tempos. 

Shampoo perolado: Esse é ótimo para cabelos mistos e até normais

Confere mais brilho, resseca menos que o transparente, pois costuma ter agentes hidratantes na fórmula.

Shampoo leitoso/hidratante: É o shampoo que eu mais gosto e uso. O que mais indico
para cabelos mais secos. 

Limpam bem, porém tem ativos que hidratam ao mesmo tempo. Os cabelos costumam embaraçar menos com esse tipo.

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

Os da Salon Line são levemente perolados e os da Felps são bem perolados. Mas são shampoos hidratantes, sendo o "Meu Liso restauração" e o "Felps Xintense" os mais hidratantes.

Mas se você já testou e continua sofrendo com ressecamento, talvez seja hora de pensar nos sulfatos mais suaves.

Shampoo low poo/sulfato leve: Já foi explicado acima, é para todo tipo de cabelo, principalmente os que ressecam facilmente.

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

Gosto muito do "Águas de Maria" da Salon Line" e "Dococo da Portier. 

Shampoo sólido: É um shampoo em barra que serve também como sabonete corporal,
geralmente natural e artesanal. Não agridem os fios, são  livres de sulfatos, parabenos, corantes e são ótimos para peles mais sensíveis.
Rendem mais que os shampoos convencionais. Ainda não testei mas tenho muita vontade. 
Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?
Imagem site www.belezadocampo.com.br

E pra quem não quer usar shampoo nenhum existe a técnica no poo...muito usada pelas cacheadas e crespas.

Co-Wash/Técnica No Poo: 

Os produtos usados na técnica no poo são condicionadores e máscaras que limpam os fios suavemente e hidratam ao mesmo tempo. Eles contém tipos de sulfatos leves ou outros ativos de limpeza como coco amido propil betaína que é um tensoativo a 30% vindo da condensação do babaçu ou óleo de coco com dimetilpropilamina. Isso significa que ele limpa sem remover toda proteção dos fios não causando o ressecamento. 

Desvantagem do no poo:

Quem usa essa técnica só pode usar produtos que são solúveis em água. Ou seja, nadinha de óleos minerais, petrolatos, parafinas entre outras coisas que grudam no cabelinho.

A ideia é bem simples, se você não usa produtos que grudam no fio, não precisa de shampoos fortes para tirar  e assim o cabelo se mantém hidratado.


É recomendando de tempos em tempos a lavagem com shampoo, esse prazo  vai da percepção da própria pessoa. 

Pode ser adaptado e feita intercalando com shampoo suave.

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

Esses 3 condicionadores podem ser usados no co-wash, eles limpam suavemente os fios. Eu adoro!

Você pode escolher o shampoo que auxilie em algum problema também, um cronograma capilar pode ser focado em crescimento, em combater a queda, encorpar os fios e por aí vai.


Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?

E em todas as opções se notar que ocorre o ressecamento, amiga faça  o pré-poo ou pré-shampoo antes de cada lavagem e assim manter os resultados do cronograma capilar.

Um bom resultado no cronograma depende de várias etapas e das necessidades de cada cabelo, talvez você experimente alguns shampoos até achar o perfeito!

De qualquer forma, podemos amenizar os danos, sugiro o uso de pré shampoo/pré poo.

O que é pré shampoo e como usar?


O uso de Pré Poo/Pré shampoo é uma técnica de proteção e como o nome já diz, para ser usada antes do shampoo. É bem simples, consiste na aplicação de uma máscara/creme ou óleo vegetal nos fios ainda sujos. 

Aguarda-se um tempinho (5-10 minutos por exemplo), aplica-se o shampoo por cima, massageia e lava tudo junto, isso evita a remoção extrema de oleosidade e desidratação dos fios,o que reduzirá o frizz, pontas secas etc... 

Mas limpa o cabelo ? Limpa sim, essa técnica é para quem usa shampoos com sulfatos fortes, então pode ter certeza que irá remover tanto o creme quanto a sujeira do fio. 

Use cremes liberados e óleos 100% vegetais! O próprio creme já começa o processo de limpeza. Faça a receitinha abaixo para encorpar os fios, é ótimo!

Que tipo de shampoo usar no cronograma capilar?


Outros hábitos ajudam muito amenizar o ressecamento causado por shampoos. 
Siga as dicas abaixo e notará uma boa diferença !

Uso consistente de máscaras de hidratação e nutrição;
Umectação semanal com óleos vegetais;
Adicionar um pouco de óleo, bepantol ou similares e até glicerina ao shampoo;
Antes de aplicar diretamente nos fios,diluir o shampoo em um recipiente com pouco de água;


Uso de condicionador para selar as cutículas sempre/ou máscara selante;
Uso do pré-shampoo;
Rodízio de shampoo;Usar o shampoo (seja qual for) de forma correta também é importante;
Manter a hidratação bebendo bastante água, pelo menos 2 litros ao dia.


Como usar shampoo de forma correta?

Usar pouco e somente no couro cabeludo;
Não esfregar o comprimento e pontas dos cabelos como se estivesse lavando roupa;
A espuma que se forma no couro, deve ser arrastada até as pontas, pode passar os dedos entre os fios suavemente.
Somente se necessário, repetir a aplicação, mas  não mais que duas (2) vezes. 


Bom, espero que até aqui esse post, tenha te ajudado a entender  mais sobre a importância de escolher um shampoo, fica ligadinho que terão mais posts sobre cronograma capilar, você acha todos os posts na tag Cabelos



Meu Instagram: @suzi.gomess, aproveita e me segue que tem várias dicas lá também. 










Postar um comentário

21 Comentários

  1. Adorei o poste, tem muita informação útil, tem gente que não sabe que é necessário intercalar os produtos pra ajudar no cronograma. Amei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei esse post e este blog, estou passando por uma transição capilar e achei várias dicas incríveis neste post, não sabia que existia shampoo em barra estou muito surpresa, obrigada pelas dicas e muito sucesso seu blog é lindo e incrível, virei fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de coração ^^ o shampoo em barra está ganhando muitos adeptos, quero muito testar !

      Excluir
  3. amanda dutra24/06/2020, 12:16

    eu amei saber sobre isso
    preciso me organizar e voltar a fazer um cronograma capilar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, se organizar dá pra fazer, faça de acordo com sua rotina <3

      Excluir
  4. Excelente dicas! Não tinha noção da importância de escolher o shampoo certo... Por sorte, e não por conhecimento, acabei de ver que meu shampoo não tem sulfato! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita, demorei a descobri que o ressecamento no meu cabelo se dá pelo shampoo, prefiro os de sulfatos leves por isso. Que bom está usando um que dá certo ^^

      Excluir
  5. Opa! Eu já adorei as dicas. Eu nunca fiz cronograma capilar , vejo mto gente fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, a gente dá nome de cronograma e parece algo difícil, mas não é. É apenas uma rotina de cuidados, intercalando tratamentos nos dias que vc já lava seu cabelo.

      Excluir
  6. Nossa que post mais completo e eu tenho cabelo crespo e sou adepta de produtos sem sulfato e uso o shampoo muito pouco pois prefiro cowash para evitar ressecamento.

    ResponderExcluir
  7. Fico encantada com pessoas que dedicam várias horas do seu tempo para escrever um post tao consistente e rico em Informações. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnn fico grata,esse tipo de comentário me incentiva a melhorar e escrever mais, eu vou escrevendo aos poucos nas horinhas livres ou fim de semana, obg querida, volte mais vezes aqui ❤

      Excluir
  8. Fico encantada com pessoas que dedicam várias horas do seu tempo para escrever um post tao consistente e rico em Informações. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Suzi! Queria só fazer um esclarecimento. Você disse no post que quando o shampoo é sem sal, quer dizer que ele não tem sulfato. E na verdade são coisas bem diferentes! Sulfatos são tensoativos que remove a sujeira do cabelo, e sal (NaCl) é usado para engrossar os shampoos, dar viscosidade! Quando se diz que um shampoo não tem sal, quer dizer que foi utilizado nele um outro tipo de agente de viscosidade que não resseca os cabelos, e quando diz que o shampoo é sem sulfato, quer dizer que foi utilizado na sua fórmula tensoativos mais suaves! Desculpe, mas era só pra esclarecer! Beijoos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, devo ter me confundido, escrevi errado, eu li em ebook de cosmetologia que eu faço o cursinho e realmente tinha uma parte sobre isso,estou aprendendo sobre as composições ... mas esse negócio de ativos me confunde, vou corrigir. Desculpa não, eu agradeço, muito educada sua resposta e agora não me esqueço mais hihi

      Excluir
  10. Texto maravilhoso, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Pode usar linhas diferentes para cada etapa do cronograma capilar

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!