Ad Code

24 mitos e verdades sobre cabelos que você precisa saber

24 mitos e verdades sobre cuidados com cabelo

O que é verdade e o que é mentira quando o assunto é cuidar dos cabelos

Você já deve ter ouvido muitas dicas, para cabelo crescer mais, dicas de produtos, de cortes e muitas dessas dicas podem ser verdades e outras simplesmente crendice, que eu mesma já acreditei um dia. Mas nesse post, você vai entender de vez o que é mito e o que verdade.

Cabelo se acostuma com produtos e por isso tem que trocar


MITO: Não gente, eu mesma acreditei nisso por muito tempo. Comprava um produto e ao passar do tempo achava que ele não tinha mais o mesmo resultado, me levando a pensar que tinha que trocar.

O que acontece, é as necessidades do cabelo mudam. Se você uma máscara de hidratação por exemplo por várias semanas, logo notará que ela não hidrata mais seu cabelo, ele ficará seco e sem vida. O que acontece aqui é que seu cabelo precisa de mais coisa que aquela máscara não supre mais, e pode até mesmo estar tendo um efeito rebote pelo excesso.


Existe efeito rebote se usar demais um mesmo produto?


VERDADE: Como citado acima, vai depender do produto. Por exemplo tem máscaras que tem substâncias que só são removidas com shampoos que tem sulfatos mais fortes, se acumular produtos nos fios, isso pode causar o efeito contrário (chamado de rebote), trazendo ressecamento e quebra. Se você usa shampoo demais para remover a oleosidade, pode acabar removendo demais e suas glândulas sebáceas entenderão que precisam produzir cada vez mais, é normal uma certa quantidade de óleo nos fios, isso dá vida, proteção e maleabilidade aos cabelos.


Usar demais máscaras de reconstrução ou queratina, pode ressecar demais e até quebrar os fios.
O correto é usar na medida, de acordo com as necessidades. E isso nos leva ao próximo assunto.

Leia também: Queratina líquida: como e quando usar?

Cronograma capilar realmente deixa o cabelo mais saudável?


VERDADE: Para algumas parece difícil, parece exagero, mas não é! Nosso cabelo precisa de 3 coisas para ficar saudáveis. Hidratação, nutrição e reconstrução.

É preciso lembrar que o cabelo retrata nossa saúde, ele tem necessidades assim como resto do nosso corpo.


Leia Também: Umectação com óleo de coco: como fazer ?


Colocar a mão no pote de creme estraga o produto


VERDADE: Sim, nossa mão tem bactérias que podem proliferar em cremes.Isso pode fazer o produto oxidar ou perder o efeito com o tempo, ainda mais produtos veganos sem conservantes. Não use nada metalizado também, sempre use plástico ou vidro.

Deixar o produto mais tempo no cabelo dá mais resultado


MITO: Quem nunca fez isso né?? Eu fiz, diversas vezes até aprender que estava errado.


Se na embalagem diz para deixar determinado tempo, é porque foi testado para atingir o resultado dentro desse prazo. Deixar mais tempo não vai melhorar, pode piorar na verdade. Uma tintura por exemplo ou um produto de alisamento,pode danificar ou até causar queda. Uma simples máscara de hidratação, pode deixar seu cabelo mais oleoso e pesado.


Então obedeça o tempo descrito, senão fizer efeito é porque o produto não serve ou é fraco para sua necessidade.


Sempre tem que lavar o cabelo com shampoo duas vezes


DEPENDE: Se na embalagem diz que pode, então você arrisca. Mas dependendo do tipo de shampoo, se ele for muito forte vai ressecar seu cabelo demais. A maioria dos shampoos, você deve usar apenas 1 vez e somente no couro cabeludo. Os fios não devem ser esfregados até as pontas. Apenas remova da raiz delicadamente para o comprimento a espuma do shampoo, acredite isso é o suficiente para limpar.

Uma única lavagem é suficiente se você está lavando os cabelos apenas remover a "sujeira" do dia a dia e resíduos de produtos. Uma vez no mês é bom usar um shampoo anti-resíduos. Então essa questão fica condicionada ao tipo de shampoo e o que causa no seu cabelo, se não resseca usando mais de uma vez na lavagem, ok!

Pode aplicar máscara ou condicionador na raiz do cabelo


DEPENDE: Se for um produto próprio para a técnica de co-wash, então pode. Pois são produtos que limpam o cabelo sem agredir com os sulfatos convencionais dos shampoos.
Para isso é preciso ler as embalagens. Se você aplicar uma máscara inapropriada, pode ter problemas com oleosidade, seborreias e até mesmo queda.

Podemos lavar os cabelos todos os dias


VERDADE: Não tem problema lavar todo dia, ainda mais num país tropical como o nosso.
Suamos, pegamos poluição na rua, faz parte da nossa rotina tomar banho e lavar o cabelo.
Nós mulheres, costumamos espaçar mais as lavagens, mas os homens por exemplo, lavam todo dia.
Cabelos de raiz muito oleosa, devem ser lavados com frequência, o cuidado deve ser com os produtos usados, que devem ser próprios para seu tipo de cabelo.

Leia também: 12 dicas para controlar oleosidade  na raiz

Faz mal dormir com cabelo molhado


VERDADE: Nunca façam isso!!! Isso pode causar quebra e até fungos que causam a caspa e seborreia, levando até mesmo a queda capilar.
MITO: Quando dizem que causa resfriado ou mofo. Isso não é verdade, resfriados são causados por vírus.

O cabelo cai mais no outono


VERDADE: Segundo especialistas, o outono não é somente a época que as árvores perdem suas folhas. Nossos cabelos caem média 100 fios por dia naturalmente, mas no outono tende a cair  até 6 vezes mais. Isso ocorre por causa da luz solar mais escassa. 

Existem algumas teorias, uma delas é que nosso cabelo tem sensores de luminosidade e por tanto tendem a crescer mais nas estações ensolaradas e cair mais no outono e inverno,  quando há uma baixa de luz solar. Mas não precisa de pânico se você estiver aí notando uma queda maior, dobre os cuidados com o cabelo, evite coisas que acentuem a queda e tudo se normaliza.



Quando o cabelo cai com a raiz não nasce mais


DEPENDE: Sabe quando o fio sai com o bulbo aparente na pontinha, é o que chamamos de raiz. Mas o que acontece é que o cabelo tem etapas (nascimento, crescimento e morte), quando ele morre ou chega em seu estágio final ele sai por completo, o que determina se nasce de novo ou não é a saúde do folículo, ele precisa ficar aberto para que um novo fio cresça, por isso a importância de manter o couro limpinho, se o folículo for tampado por oleosidade por exemplo, corre o risco de não nascerem novos fios.

Também tem a questão hormonal, como ocorre na maioria dos homens que ficam carecas.

Água fria deixa o cabelo mais brilhante


VERDADE: O que ocorre é que na verdade a água fria não prejudica os fios, essa sensação de mais brilho é porque as cutículas se fecham. A água quente, deixa o cabelo mais seco, pois remove mais a oleosidade e abre as cutículas. O ideal é lavar com água fria a morna.

A caspa é contagiosa


MITO: Não é uma doença nem sinal de sujeira, não passa de pessoa para pessoa mesmo se você usar a mesma escova de cabelo. A caspa pode ser causada por um fungo que causa uma irritação no couro cabeludo e faz ele descamar.  O que vai acontecer é que se você usar uma escova de alguém que tenha caspa, vai transmitir para seu cabelo algum daqueles floquinhos, que são fragmentos do couro cabeludo que se descamou. Ao lavar seu cabelo sai e eles não tem como se proliferar. 
Quem tem caspa hoje pode não ter semana que vem, é algo comum que todos tem em alguma fase.

Se arrancar um fio branco nasce em dobro


MITO: Quem nunca ouviu isso de um parente mais velho ? Fios brancos são como outro qualquer, não se multiplica se arrancar. Nasce outro, pois o fio perdeu a melanina que dava cor aos fios, o fio branco é um fio sem pigmento, eles aparecem por causa da idade ou problemas de saúde que levam a perda de pigmento.


Secador, chapinha ou babyliss danificam o cabelo


VERDADE: Se não usar corretamente, danifica e muito. É preciso sempre fazer o uso de protetor térmico antes. Usar temperatura correta.

Leia também: Erros comuns ao usar chapinha nos cabelos

Cortar o cabelo na lua cheia encorpa os fios


MITO: Bom, até agora a ciência não comprovou se há essa relação, essa é uma crença que vem de muitos anos atrás, passado de geração em geração, não somente com a lua cheia, mas por exemplo, se cortar na lua minguante o cabelo perde volume. É fato que a lua tem influência sobre a natureza, mas em relação aos nossos cabelos não temos como comprovar e por isso digo que é mito, eu já fiz o teste e nada mudou para mim. Acredito que tratamentos e tipos de cortes tem muito mais a ver com o resultado.

Cortar o cabelo mensalmente acelera o crescimento


MITO: Sinceramente a maioria das coisas que prometem acelerar o crescimento não é verdade. Um cabelo saudável cresce cerca de 1 cm por mês, cortando ou não. O que pode acontecer é um cabelo estar com crescimento lento por causa de deficiência de nutrientes e quando você passa a cuidar ele volta a crescer. 

Aparar as pontas é recomendado e saudável para que o cabelo ganhe mais vida e movimento.

Leia também: Quando cortar o cabelo? 5 sinais que chegou a hora

Devemos usar shampoo e condicionador da mesma marca


VERDADE: Não é obrigatório, eu mesmo não sigo isso sempre. Mas é sempre bom usar da mesma marca porque eles se complementam, o shampoo abre a cutícula do fio para limpar enquanto o condicionador fecha, selando e protegendo a estrutura interna dos fios.

Chapéu e boné causa caspas


VERDADE: Sim, não apenas caspa, mas também pode atenuar quedas, pois o ambiente fechado e abafado é propício para a proliferação de fungos.

Existe uma escova ideal para cada tipo de cabelo


VERDADE: Existe sim, algumas são melhores para cabelos lisos, ondulados ou cacheados, em geral as de madeira são melhores que plásticos, pois evitam a eletricidade estática que pode levantar os fios causando um frizz desnecessário.

Receitas caseiras funcionam


DEPENDE: Algumas sim e outras não, nem todo alimento ou produto deve ser aplicado no cabelo, pode causar oleosidade, cheiro ruim, e em regra levam um tempo maior de ação. Uma vez outra pode ser legal, eu mesmo gosto de usar coisas naturais na minha rotina de cuidados com a pele e cabelo. Mas a maioria tem um efeito curto, pois não tem substâncias que ajudem a penetrar no interior dos fios, diferente de produtos fabricados pela indústria que foram desenvolvidos de acordo com estudos.

Cabelos de homens e mulheres são diferentes


MITO: Sempre costumamos dizer que cabelo de homem é mais bonito. Mas a composição é a mesma, o que muda são os cuidados que cada um tem, certamente um homem que tem cabelo grande cuida mais que um que corta baixinho. A parte hormonal também influência e nesse quesito os homens podem ter vantagens e desvantagens, por exemplo, a testosterona é uma das maiores causas da calvice masculina, ms também homens sofrem menos com oleosidade excessiva porque não tem picos de progesterona, como nós mulheres. A progesterona é um hormônio que causa muita oleosidade, queda ...

Lavar o cabelo menstruada faz mal e aumenta as cólicas


MITO: Essa eu ouvi tanto quando era novinha. Mas é mito, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Queda capilar durante a gestação ou após o parto é normal


VERDADE: Por causa das oscilações hormonais, estresse isso pode acontecer.
Cerca de 4 meses após o parto, a mulher pode notar uma queda mais acentuada dos fios. Chamam isso de eflúvio telógeno, mas após um período eles voltam ao normal.

Enfim, essas são algumas verdades e alguns mitos que mais ouvimos por aí, resumindo, se você quer ter cabelos bonitos e saudáveis, deve se alimentar bem, pois a nutrição começa de dentro para fora, tomar bastante água para manter o cabelo hidratado e usar produtos corretos. 

Leia também: Os benefícios da suplementação de enxofre orgânico
Post por Suzi Gomes

Postar um comentário

0 Comentários