Ad Code

Benefícios da Umectação com Óleo de Coco e Como Fazer

Saiba os benefícios do óleo de coco para seu cabelo

Olá, vamos falar hoje de umectação. O óleo de coco deve ser o extra virgem 100% puro, pois é o que mantém os nutrientes intactos durante sua extração.


Benefícios da Umectação com Óleo de Coco e Como Fazer


A umectação pode ser feita com outros óleos vegetais como: Argan, oliva, rícino ...

Mas hoje quero falar do meu queridinho, é o que mais uso.

A umectação é o processo de aplicar o óleo diretamente nos fios para poder nutrir, portanto entra na etapa do cronograma capilar na parte de nutrição.

É importante para a saúde dos fios,  para repor os lipídios, esse procedimento é muito recomendado para quem tem cabelos cacheados e mais secos, quem está com cabelo quebradiço, danificado ... porém todo tipo de cabelo pode usar, mesmo estando saudável, como prevenção.

Benefícios

O óleo de coco é rico em vitaminas K, E, ferro e ácidos graxos que são antibacterianos e antifúngicos, o óleo de coco é um óleo que penetra no fio e age dentro da estrutura. 

Atua contra caspa, ajuda no crescimento, reduz a queda,  regula a oleosidade (parece controverso, aplicar óleo para reduzir oleosidade, mas uma das razões de termos a raiz tão oleosa muitas vezes é o ressecamento extremo, ou porque retiramos a oleosidade natural que é para proteger os fios e aí nossas glândulas sebáceas produzem mais óleo). 

Além disso a umectação ajuda a manter os cabelos hidratados, pois retém a umidade e a consequência disso são fios mais alinhados, com menos frizz, menos ásperos, sem pontas duplas, além de conceder bastante brilho. Nos cabelos cacheados o efeito é mais definição dos cachos


Como Fazer ?

1) Precisa estar com o cabelo seco e "sujo", ou seja, você não vai lavar o cabelo antes de aplicar o óleo. Se o tempo estiver mais frio, o óleo ficará mais sólido, pode derreter em banho maria ou uns segundos no microondas, eu só aqueço esfregando na mão e já é o suficiente.

2) Separe  o cabelo em mechas, aplique o óleo da raiz até as pontas.

3) O tempo mínimo são 2 horas, se quiser pode aplicar a noite e retirar pela manhã.Isso é super recomendado se seus cabelos estão muito danificados, quanto mais tempo o óleo agir será melhor.

4)Para retirar tem que ter um pouco de paciência. Você pode aplicar uma máscara tipo co-wash dessas baratinhas e aguardar 10 min (ajudam a remover e proteger do shampoo).

Mas isso é opcional, pode remover diretamente com o shampoo. Lave com água mais morna que é para ajudar a tirar o óleo. Depois aplique o condicionador, mais nas pontas e enxágue bem. Ou pode aplicar também uma máscara hidratante dessas que agem rapidinho, faça da forma que preferir.

Deixe secar naturalmente ou com secador em temperatura não muito alta.

É recomendado que se faça 1 vez na semana ou a  cada 15 dias (vai depender dos danos do seu cabelo). Como o óleo de coco penetra no fio, o excesso de umectação pode deixar seu cabelo pesado, ainda mais se for um cabelo liso. 

Eu faço 1x por semana. Também uso em conjunto com outras coisas, em receitinhas caseiras de nutrição por exemplo.

Ele pode ser usado também como pré-shampoo. Aplique uns 15 minutos antes de lavar os cabelos, isso ajudará a proteger da agressão do shampoo, pois para remover a sujeira o shampoo abre as cutículas do fio e acaba removendo demais o que não devia.

Pode estar fazendo umectação juntamente com uma máscara hidratante, aí não aplique na raiz. lave com o shampoo e condicione normalmente.

Outra forma que uso é aplicando somente nas pontas do cabelo quando acho que estão secas. Mesmo processo, mas leva menos tempo, 1 hora já é o suficiente e aí retiro na lavagem.

Sugestão de marcas:


óleo de coco


Me segue no Instagram para ver muitas dicas de cabelo e beleza @suzi.gomess



























Postar um comentário

2 Comentários

  1. Meus cabelos são lisos e finos tenho dificuldades em cuidar dele pois ainda não encontrei produtos que meu cabelo fique sem frizz ele sempre fica por baixo lindinho, mas por cima quebra muito e fica com frizz, me ajude a uncontrar uma maneira de cuidar dos meus cabelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sem ver seu cabelo fica dificil, tenta hidratar mais e usar um reparador de pontas a base de silicone. Se tiver instagram, me chame no direct www.instagram.com/suzi.gomess

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!