Ad Code

Erros comuns ao usar chapinha/prancha nos cabelos

A chapinha se tornou popular, prática e muito eficiente para nós mulheres, mas tem muita gente que ainda comete erros e acaba prejudicando os fios ao usá-la de maneira incorreta.


mulher alisando o cabelo



Vou listar os mais comuns, espero que não estejam cometendo eles

1) NÃO USAR PROTETOR TÉRMICO ANTES

Gente esse é o erro mais comum e eu mesmo já cometi inúmeras vezes, até que vi a importância que tem. A maioria das chapinhas chegam a 200° C ou mais. Imagina a intensidade de calor que o cabelo recebe... como temo seu cabelo perde a hidratação, fica ressecado, quebrado, super desgastado. Mas isso pode ser evitado com o uso de produtos que protegem o cabelo e são chamados protetores térmicos, e tem diversas marcas e preços no mercado. Use uns 10 minutos antes, para dar tempo dos fios absorverem.



protetores termicos baratos
2) USAR CHAPINHA MUITO QUENTE

Dê preferência a chapinhas com regulação de temperatura, para cabelos saudáveis até 200° C está ok, mas para cabelos frágeis, muito finos ou tingidos o recomendado é temperatura até 150° C. Dê preferência as de cerâmica, pois elas mantém a temperatura estável. As de íons acabam com o arrepiado, fecha as cutículas e deixa o cabelo mais brilhante e macio.

chapinha prancha de cabelo


3) USAR ÓLEO ANTES DA CHAPINHA

Fique atenta, tem óleos com proteção térmica, mas óleos em geral são mais recomendados para finalizar, aplicar após a chapinha para repor a umidade e hidratar os fios. O uso errado de um óleo, pode fritar seu cabelo (literalmente). Eu gosto de usar óleo de argan.

óleos finalizadores


4) USAR CHAPINHA NO CABELO ÚMIDO

Gente isso é terrível, É COMO SE TIVESSE "cozinhando" o cabelo, vai tirar a umidade toda do cabelo causando um ressecamento extremo, frizz etc..., antes da chapinha o cabelo deve estar 100% seco. Seque ao natural ou no secador, aplique o protetor térmico.

5) PASSAR MUITAS VEZES NA MESMA MECHA

O recomendado é no máximo 3x na mesma mecha para evitar queimar os fios.

6) CABELO MARCADO E PONTAS ESPIGADAS

Para evitar isso, não segure a chapinha por muito tempo, comece próximo a raiz e deslize até as pontas, curvando para dentro ou fora para modelar as pontas e ficar mais natural sem o aspecto "arrepiado".

7) USAR CHAPINHA E NÃO FAZER HIDRATAÇÃO NO CABELO

Quem faz uso de chapinha, precisa manter a hidratação em dia, pelo menos 1x na semana e também fazer a reposição de queratina.


8) USAR EM CRIANÇAS PEQUENAS

Erro grave, não use produto químico nem chapinha em crianças muito pequenas, o cabelo delas é muito frágil, a recomendação de especialistas é o uso seja acima dos 14 anos.

Essas são os erros mais comuns que cometemos, e para saber se a chapinha está danificando seu cabelo, preste atenção se ele  fica áspero, ressecado e com pontas duplas. Se o calor for exagerado, dá para sentir um cheiro de cabelo queimado no momento da agressão.

Salve essa dica no seu Pinterest , compartilhe com uma amiga que usa chapinha com frequência 


Acompanhe meu Pinterest Suzi Gomes



Gostaram do post ? Espero que sim. Volto em breve com mais dicas. Me segue no Instagram, sempre tem dicas por lá também. @suzii_gomes_

Postar um comentário

0 Comentários