Ad Code

6 dicas para deixar de roer as unhas, o que funcionou para mim

Que teve ou tem esse hábito sabe o quanto é difícil interromper. Eu sempre rói as unhas, desde pequena, parei algumas vezes e assim é o ciclo ...


Além de ser um hábito feio, as unhas tem sujeiras, bactérias, germes ... e isso tudo acaba indo para o estômago, pode abrir feridas na boca, causar gastrites, infecções estomacais etc. Não é a toa que eu tinha tanto problema estomacal, dores constantes e aftas na boca. Ah ainda tem aquela frase típica de quem rói unha : "eu não engulo, só estou tirando a pelinha ". Mentiraaaa, pequenas partículas de unhas são ingeridas sim.

 Parar de roer as unhas é mais que uma questão estética é uma questão de saúde. 

Mas muitas vezes quem rói nem percebe, quando vê já está com a mão na boca. 

Primeiramente temos que saber o que te motiva a roer as unhas, às vezes o mau hábito vem de motivos emocionais (como o meu). Ansiedade é um dos principais motivos. O que você desconta nas unhas pode e deve ser resolvido na sua mente. Tenha força de vontade para deixar esse mau hábito de vez. 

Mas como isso não é uma tarefa instantânea...Nesses casos precisamos de auxílio. Hoje em dia existem no mercado produtos específicos para isso. Faço o uso de algum inibidor, eles tem gosto ruim. Eu usei o da Avon e me ajudou muito.


produtos para parar de roer unhas

Alguns são baratinhos, outros mais caros. Se preferir tem as receitinhas caseiras.

Um brasileiro chamado Paulo Gannam, inventou uma solução bem simples e até divertida. protetores de dedos feitos com látex que nem de luvas cirúrgicas, customizadas.


protetores de unhas

Eu não conseguiria usar, mas não deixa de ser uma estratégia né ?

A terceira dica, é fazer suas unhas ... sim, faça elas mesmo roídas. Sabe porquê? Assim você ganha o hábito de cuidar, tire o excesso de peles, passe esmalte, se for homem, passe base. É super animador quando começamos ver a unha crescer, e se ela estiver feitinha ficamos com pena de roer ... sempre tenha uma lixa por perto para não ter desculpa de arrancar pedacinho de unha porque lascou, use a lixa. Como todo vício só precisa de um gatilho para cairmos novamente. 

Quarta dica, unhas que são roídas por muito tempo são unhas frágeis, moles, que quebram a toa. Use bases fortalecedoras. Existem uma imensidão de marcas e tipos no mercado. Umas das mais usadas são as chamadas "casco de cavalo", usei muito.
Podes adicionar cravo a elas também que ajuda muito.


bases fortalecedoras de unhas

Quinta dica, faça exames... nossas unhas falam muito sobre nossa saúde, se você começou a roer unhas porque elas se quebram facilmente, ou descamam, você pode ter algum défice vitamínico. Tome suplementos recomendados e se alimente muito bem

Eu descobri que tinha défice de algumas vitaminas, por isso minhas unhas eram tão fracas, começavam a crescer e quebravam, a queda capilar também era massiva.

Conheci um suplemento maravilhoso para unhas e cabelos (na verdade para saúde geral) e me ajudou muito, as unhas se tornaram cada dia mais fortes e crescem muito rápido.
Estou falando sobre o suplemento de enxofre orgânico, tem post dele aqui e não tem contra indicação. 

Sexta dica, essa eu só recomendo se a coisa tiver muito grave, eu nunca fui muito fã de unhas postiças porque acho que se você não souber acaba estragando a sua unha natural, mas para quem está no desespero, escolha as adesivas, eu fiz por umas duas semanas isso para desacostumar a por a mão na boca, como achava bonitinhas me segurava. E quando eu tirei comecei a ver as minhas aparecendo. 

Então resumindo é isso : Controle a ansiedade, veja se tem algum problema de saúde que fragilize suas unhas, cuide delas mesmo roídas, use produtos que inibem esse hábito, use suplementos e tenha paciência, muita força de vontade pois sem ela não conseguimos abandonar nenhum vício.

Às vezes eu tenho a tentação de roer, nunca fico sem fazer as unhas, infelizmente eu não tenho mais as fotos de como elas eram 2 anos atrás, mas atualmente estão assim: Espero que possam inspirar vocês. 

unha rosa-esmalte efeito gel
unhas verdes-esmalte DNA

unha rosa com glitter-esmalte-ana-hickman
unha vermelha-esmalte-boticario
esmalte nude YNC

Espero que tenham gostado das dicas, me acompanhem no Instagram @suzii_gomes_
Volto em breve com mais dicas. Me conte, qual sua maior dificuldade em parar de roer as unhas ?

Postar um comentário

0 Comentários