Ad Code

Dermatite seborreica: casquinhas, coceira e feridas na cabeça

  Dermatite seborreica, sintomas, tratamento


Você sente coceira, tem feridas, casquinhas ou "massinhas" no couro cabeludo? Talvez você sofra com dermatite seborreica e/ou caspa. Exploraremos as diferenças entre essas condições, discutiremos métodos de tratamento convencional e opções naturais, além de fornecer orientações sobre como evitar e prevenir esses problemas dermatológicos.


O que é dermatite seborreica e  diferença da caspa comum ?


A dermatite seborreica e a caspa são condições do couro cabeludo que compartilham semelhanças, mas se diferenciam em alguns aspectos. 

A dermatite seborreica, é uma condição inflamatória da pele que resulta principalmente em descamação e vermelhidão em áreas específicas do couro cabeludo,mas também pode ocorrer no rosto, como sobrancelhas, cantos do nariz, orelhas e tórax. Essa condição apresenta períodos de melhora e agravamento dos sintomas.

A causa exata ainda não foi totalmente compreendida, a dermatite seborreica pode estar associada ao tipo de sebo (oleosidade) produzido pela pele da pessoa. A inflamação pode ter origens genéticas ou ser desencadeada por fatores externos, incluindo alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixas temperaturas, consumo de álcool e certos tipos de medicamentos.

As placas brancas que se soltam na base dos fios de cabelo se formam devido ao inchaço das glândulas sebáceas, que passam a secretar uma quantidade excessiva de óleo, resultando no acúmulo no couro cabeludo.

Como a caspa se form no couro cabeludo

A presença do fungo Pityrosporum ovale pode desencadear a condição, mas nem sempre a causa será fúngica.

Sintomas característicos incluem oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas ou amareladas que se desprendem, podem ser secas ou oleosas e provocam ardência, coceira (podendo ser agravada pela manipulação frequente da área), leve vermelhidão e até feridas, e em alguns casos, até perda de cabelo.


Ambas têm origens relacionadas ao excesso de produção de sebo e a uma resposta inflamatória do organismo.

A dermatite seborreica é uma condição inflamatória crônica. Por outro lado, a caspa, também costuma ter sintomas leve, seu maior incômodo é a estética e às vezes uma leve coceira, é uma condição mais comum do couro cabeludo.

Atenção aqui: É comum as mamães de primeira viagem se assustarem ao verem crostinhas na cabeça do bebê. A caspa em bebês, conhecida como crosta láctea, é uma forma de dermatite seborreica, comum em recém nascidos e que pode persistir até os primeiros aninhos de vida.

Crosta lactea na cabeça do bebê

A condição, em sua maioria, não causa desconforto significativo, e com cuidados simples o problema se resolve. A causa não é muito bem esclarecida. Importante ressaltar que, na maioria dos casos, não representa um problema grave e está frequentemente, associada a soluções simples.

Para o tratamento em casa, pode-se utilizar óleo para bebês antes do banho, massageando suavemente o couro cabeludo. Durante o banho, a limpeza com shampoo ou sabonete infantil, seguida por uma escovação bem delicada. A frequência desse cuidado, ao menos três vezes por semana, contribui para a remoção eficaz das casquinhas e a prevenção de complicações, se houver vermelhidão ou feridinhas, não deixe de procurar um(a) pediatra.

Bom... esclarecido as possíveis causas da dermatite e caspas, vamos aos possíveis tratamentos (isso aqui é para os adultos).


Tratamento convencional de Dermatite seborreica

O tratamento convencional para dermatite seborreica e caspa frequentemente envolve o uso de shampoos antifúngicos, corticosteroides tópicos e  anti-inflamatórios.

Shampoos antifúngicos: Shampoos contendo substâncias antifúngicas como cetoconazol, piritionato de zinco, ou sulfeto de selênio podem ajudar a controlar a proliferação de fungos que contribuem para a dermatite seborreica.

Shampoos de alcatrão de carvão: Shampoos que contêm alcatrão de carvão podem ajudar a reduzir a inflamação e descamação.

Shampoos e sabonetes com ácido salicílico: Shampoos com ácido salicílico ajudam a remover as escamas da pele e controlar a oleosidade, mas é preciso ter cuidado e atenção a dose, pois pode causar irritação se for alta.

Sabonete ou shampoo de enxofre: O enxofre tem ação antifúngica e regula a oleosidade da pele, é uma boa opção para manutenção e uso diário.

shampoos para tratamento da dermatite

Cremes ou loções com corticosteroides: Em casos de inflamação mais intensa, o dermatologista pode prescrever cremes ou loções contendo corticosteroides para reduzir a inflamação da pele.

  • Koide-D Xarope Eurofarma 120ml. ...
  • Advantan Creme 0,1% 
  • Dipropionato Betametasona+Acido Salicilico 
  • Furoato de Mometasona 1mg 
  • Hidrocortisona  10mg/ml 

Antifúngicos tópicos: Cremes ou loções antifúngicos podem ser prescritos para aplicação nas áreas afetadas.
  • Bifonazol
  • Ciclopirox Olamina
  • Fenticonazol
  • Amorolfina
  • Butenafina
  • Clotrimazol
  • Ciclopirox
  • Econazol

Tratamento oral: Alem do uso tópico, também podem ser receitados comprimidos de corticóides e antifúngicos. 

Atenção, isso não é indicação de tratamento, estou apenas passando a informação das prescrições mais comuns.

Tratamento natural da dermatite e caspas


Podem ser usadas abordagens naturais, que  incluem a aplicação de óleos essenciais, como óleo de tea tree (melaleuca), hortelã-pimenta e lavanda são conhecidos por suas propriedades antifúngicas e calmantes. Óleo vegetal de pracaxi, também é muito usado e pode ser a base para diluição dos óleos essenciais. 

óleo essencial para dermatite seborreica

Os tratamentos naturais podem ser usados em crianças mas sempre com cautela.

A adaptação de uma dieta equilibrada e a inclusão de alimentos ricos em antioxidantes, livre de açúcar, frituras e em alguns casos sem lactose e glutém  também contribuem para o controle da dermatite, para dietas mais personalizadas é preciso exames e acompanhamento de nutricionista.

Para manutenção e prevenção do problema, cuide no dia a dia com as medidas abaixo.



1. Mantenha o couro cabeludo limpo:

Lave regularmente mas sem excessos, uma vez que nosso couro cabeludo se autolubrifica e essa gordura natural também faz a proteção, se tirar demais pode causar o excesso de oleosidade ou o ressecamento extremo e piorar a dermatite. Então use shampoos suaves (sem sulfatos fortes, dê preferência aos lowpoo). Evite o uso de químicas como tinturas, descoloração, progressivas, que normalmente agridem o couro cabeludo.

2. Hidratação adequada:

A hidratação é fundamental para manter a saúde do couro cabeludo. E aqui me refiro a beber água suficiente todos os dias e incluir alimentos ricos em ácidos graxos como ômega-3 na sua dieta.

3. Controle o estresse:

O estresse pode desencadear um agravamento da dermatite seborreica. Faça o controle do estresse e da ansiedade, medite, faça exercícios, durma bem e se necessário busque ajuda médica caso você tenha problemas com transtornos de ansiedade e depressão, busque tratamento médico se necessário.

4. Evite temperaturas extremas:

Muito calor ou muito frio, pode desencadear ou piorar os sintomas. Proteja o couro cabeludo, sejam com toucas ou chapéus. Mas lembre-se de usar materiais que deixem a pele respirar,  e mantenha a higiene adequada desses acessórios, pois eles podem ser uma fonte de fungos também,  jamais compartilhe com outras pessoas. 

Se você estiver passando por esse problema, não se apavore, tem tratamento e controle. Nunca dispense ajuda médica se tentou tratamentos em casa e não teve sucesso. Espero que esse post tenha esclarecido suas principais dúvidas. 

você pode entrar em contato pelo formulário do site ou me chama no direct do instagram @suzi.gomess

Postar um comentário

0 Comentários