8 de março, dia internacional das mulheres. Parabéns a você leitora desse humilde blog.
Eu amo o mundo da estética, beleza e principalmente o universo "cabelístico".
A origem da palavra “estética” vem do grego “aisthésis” que significa percepção e sensação.
A estética é um ato cultural, povos primitivos já usavam mecanismos de intensificar a beleza, usavam adornos, se maquiavam para guerra.
Evoluímos e temos tantas técnicas e produtos hoje em dia, mas para chegarmos nisso, teve muito estudo, esforço e trabalho. E as mulheres atuaram grandemente nesse nicho.
E hoje quero lhes apresentar algumas dessas mulheres (foram muitas) que mudaram o mundo da beleza. E não tem como falar de estética brasileira sem citar a grande Anne Marie Klotz.
Anne Marie Klotz, considerada a primeira esteticista do Brasil. Filha de pais franceses, Anne, nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no dia 21 de julho de 1914.
Em 1951, após viagem à França, desembarcou no Brasil trazendo na bagagem técnicas de Estética. 1954 e 1955, Anne fundou a France-Bel, que se tornou curso e laboratório. Todo material teórico trazido da França foi traduzido para o português e registrado nos Ministérios da Educação e Saúde.
As primeiras esteticistas usavam aparelhos de eletroterapia franceses, mas devido ao grande número de alunas, tornou-se necessário fabricá-los no Brasil. Com a ajuda de seu marido, Anne Marie Klotz criou a primeira empresa de aparelhos de eletroterapia do Brasil, a Vigilex, possuindo em sua linha os aparelhos: Desincrustabel, Vacuobel e Fluxobel (alta frequência).
Ela veio da França para trabalhar no Brasil como esteticista, ao lado do cabeleireiro Jacques, com quem se casou. Criou em 1958, um dos mais badalados salões de beleza: Jacques Janine, que perdura até hoje entregando muita qualidade e produtos de cabelo não só no Brasil, mas no exterior também.
Tive o prazer de conhecer os produtos através das minhas Glambox e simplesmente amo. Quem sabe um dia conheço o salão.
Falando de cabelo, como não mencionar Madame CJ Walker ! Mulher negra, americana, 1ª mulher milionária nos EUA. E tudo começou na cozinha da casa dela, quando decidiu criar produtos específicos para cabelos afro, pois naquela época mulheres negras não tinham muitas opções.Super recomendo que assistam ao filme, tem na Netflix e chama-se Madame C.J Walker.
Madame fundou também um sistema de vendas, onde treinava consultoras para vender de porta em porta.
Lyda Newman era cabeleireira , nascida em Ohio, a data de nascimento não é muito precisa. Mas foi ela que patentiou em 1898 um novo tipo de escova de cabelo projetada por ela mesma, com material durável, cerdas sintéticas, que permitiam o ar passar entre elas e facilitar a escovação. Quando trabalhava como cabeleireira, Newman percebeu como era difícil estilizar cabelos texturizados com escovas feitas de pelos de animais.
O design de sua nova escova de cabelo continha fileiras uniformemente espaçadas de cerdas com ranhuras abertas para remover os detritos do cabelo e colocá-las em um compartimento rebaixado, o que a tornava eficaz para a limpeza do dispositivo. A escova também tinha um botão que, ao clicar, a parte da cerda se soltava e uma nova podia ser colocada. Isso significava que os cabeleireiros agora podiam ter uma nova escova, em vez de ter que limpar a escova entre os clientes.
Lyda Newman também foi membro ativo e organizador do movimento sufragista feminino no início do século XX. Ela trabalhou como uma das organizadoras de uma filial afro-americana do Partido do Sufrágio Negro, que defendia o direito legal de voto às mulheres.
E para finalizar, escolhi Josephine Esther Mentzer. Talvez você não esteja familiarizada com esse nome, mas eeu tenho certeza que você conhece as marcas Mac, Clinique, Tom Ford ...
Josephine foi uma emblemática cosmetologista norte-americana, nascida em 1908.
Começou vendendo os cremes que eram fabricados por seu tio, um químico vienense, em sua própria cozinha. Logo em, seguida, começou a imitá-lo passando a preparar os seus próprios cosméticos, que imediatamente foram postos à venda em vários salões de beleza de hotéis de luxo de Nova Iorque. Com 34 anos, ambiciosa e determinada, abre nessa cidade, em 1944, a sua primeira loja.
Começou por vender cremes para a pele e foi conquistando o seu espaço no mundo dos cosméticos. Em 1946, funda sua própria empresa Estée Lauder Companies, juntamente com seu marido. Dois anos depois, alcança o sucesso introduzindo seus produtos na loja de luxo Saks, na Quinta Avenida.
A marca Estée Lauder fica conhecida internacionalmente quando é adotado pela loja de departamentos de Harrods, em Londres, no ano de 1960. Estée representava o maior «faro» existente no ramo da perfumaria. Os perfumes por ela fabricados hoje, constituem mais de 70 fragrâncias.
Depois foram incorporadas outras marcas, Mac,La mer, Clinique, Too faced, Smashbox e Tom Ford.
Eu ia encerrar por aqui, mas são tantas mulheres maravilhosas!! Então decidi pesquisar mais e mencionar marcas criadas por mulheres que estão aí no mercado fazendo muito sucesso.Cadiveu, foi criada pela brasileira Cláudia Alcantara. A marca brasileira alcançou o mundo e está em mais de 80 países.
NYX cosmetics, a famosa marca de maquiagem, foi fundada em 1999 por Toni Ko, atualmente pertence a L'Oréal.
The Body Shop, sua criadora foi Anita Roddick. Atualmente a TBS foi comprada pela Natura.
0 Comentários
Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!