Olá amigas (os), esse post hoje é mais uma dica para blogueiros(as). Desde que o facebook fez umas mudanças, que nunca mais consegui compartilhar direito o link do meu post, às vezes ficava direitinho, outras vezes apenas aparecia uma imagem qualquer do blog que não era a do post e nem aparecia o título e descrição. Com certeza você já passou por isso alguma vez, desde que o Facebook fez umas mudanças o problema surgiu tanto no Blogger quanto no Wordpress e isso é muito ruim pois divulgamos nossos posts em redes sociais e se ele não fica correto podemos perder leitores. O problema é antigo, mas como sei que muitos blogueiros novos e até mesmo mais antigos podem estar com esse probleminha, vim dar umas dicas como solucionar o problema. Sempre tem uma forma de remediar.

Veja o exemplo: Postagem Jason Bourne, Opinião Sobre o 5º Filme da Franquia.
Só aparece as opções de imagens menores do blog (perfil, banners) meno a do post. 


Porque isso acontece? O problema é basicamente com o Facebook que não encontra a imagem correta e previlegia as imagens maiores mas no meu caso isso não adianta, as imagens dos posts são muito maiores que essas né ... se você está passando por isso, tem formas de ajeitar.
O problema pode ser a falta de um código no template junto com a falta de interpretação do Facebook. Dicas:

1- Tente colocar imagens acima de 600x350 px, evite menores que isso. Ao menos a principal deve ter esse padrão.

2-  Adicione a descrição do post no campo pesquisa, lá no painel de criação de postagem.

3- O próprio Facebook disponibilizou um código (OpenGraph) para corrigir isso, esse código indica qual imagem o script deve escolher.
Abra  o painel do blog e vá na aba modelo, editar html, procure por (tecle ctrl+F dentro da caixa com os códigos e escreva e dê enter).
Abaixo desse código cole esse código e depois salve.
<! - FACEBOOK -> 
<meta expr: 'dados: blog.pageName' = conteúdo property = "og: título" /> 
<meta expr: 'dados: blog.postImageUrl' = conteúdo property = "og: image ' /> 
<meta expr: 'dados: blog.metaDescription' = conteúdo property = "og: Descrição '/>

Isso pode levar horas ou dias para funcionar, nem sempre é na mesma hora. Tenha em mente que pode não funcionar em todos os posts. Mas esse é o procedimento que ensinam então não custa fazer. Tem template que não aceita o código, dá erro, etc ... então nesse caso vá para a próxima dica.

4- A quarta dica é a que funcionou para mim na hora, quando algum post não está correto eu uso a ferramenta do Facebook chamada Debug, serve para encontrar e reduzir erros que estejam impedindo o funcionamento de um programa.
Aqui é a postagem corrigida, se não aparecer de primeira você vai clicando em "Scrape Again" até aparecer a correta.

Após isso você compartilha normal no Facebook. O código OpenGraph que adicionei no meu template eu não sei se está funcionando, mas o Debug sempre corrige então é uma forma bem eficiente se você estiver com esse problema. Infelizmente o botão compartilhar, não tem muito o que fazer, o que é ruim caso o leitor for compartilhar algo. Mas se você postar corretamente nas redes sociais já ameniza o problema.
Não esqueçam do tamanho da imagem, de adiconar uma descrição ao post pois facilita o script do Facebook achar o que deve mostrar no compartilhamento. As outras redes como Google+, Linkedin, Whatsapp estão normais.


Sigam esse passo a passo, caso tenham dúvidas é só perguntar. Espero que ajude vocês assim como me ajudou. Até o próximo post, Beijos!