Ad Code

Exposição Segredos do Egito

Oi amores, estou eu aqui para mais um post. Todos bem ? 

Bom recentemente,  vi  uma exposição bem bacana que aconteceu no shopping do meu bairro. Essa turnê está passando por vários estados do Brasil.
A exposição foi organizada pela rede Multiplan, sendo exibida nos shoppings parceiros ou da própria rede e contou com mais de 100 artigos (réplicas e originais ) sobre a cultura do antigo Egito. Essas originais, são na verdade as réplicas usadas nas exposições até mesmo de museus. São as cópias fiéis que detém o direito de serem chamadas de originais (foi o que informaram).


Separei algumas fotos para postar, espero que gostem. Vem comigo !

Esses sarcófagos me chamaram muito atenção. Esse é o da Senhora Madja. Ela era parte da comitiva de enfermeiras, músicos, bailarinos que vinham do estrangeiro para prestar serviço às grandes famílias tebanas. Esse é um tipo de sarcófago pré-desenhado usado como forma de pagamento.

Sarcófago de Nespamai, sacerdote da dinastia XXVI, cada símbolo nesses sarcófagos significavam algo, nos lados desse tem 42 figuras sentadas, que representam os juízes divinos.

 Na cultura egípcia, toda pessoa possuía três elementos vinculados com o corpo material: “khet”, “ren” e “shut”, e três ao corpo espiritual: “ka”, “ba” e “akh”. Ao morrer, a parte espiritual ficava liberada do corpo, mas cada noite devia retornar a ele, pelo que a conservação do corpo era fundamental.Era um processo que durava pelo menos 70 dias, em que o falecido era tratado para torná-lo pronto para o renascimento no submundo. O primeiro passo era a retirada de órgãos, começando com o cérebro. Este era removido pelas fossas nasais através de um gancho em forma de garfo, o que permitia a remoção completa dos cérebros. Posteriormente eram extraídos pulmões ,estômago, fígado e intestinos, que eram colocados em vasos canópicos, frascos que representavam cada um dos filhos de Hórus. O coração permanecia no corpo para ser pesado por Anúbis junto à pena de Maat, para a sua passagem para a outra vida .


A indústria de sarcófagos era tão organizada que faziam esses mini sarcófagos chamados de Ushebtis, foi comum colocá-los em pequenos sarcófagos representando ao defunto em todo detalhe. O propósito era substituir a múmia em caso de que aquela resultara danificada ou destruída.


Os egípcios eram extremamente ligados a morte, na verdade não havia morte no sentido literal, pois acreditavam que havia uma passagem  de um plano para outro e por isso todos os pertences iam com o morto dentro do seu sarcófago, coisas que precisaria no outro mundo etc. Junto dos pertences iam também esses escaravelhos,  símbolo de Jepri, deus da metamorfose e o renascimento. Iam em meio as ataduras como amuletos, mas também foram muito usados como selos reais.

Desfocou a explicação da plaquinha, mas basicamente essas são exemplos de máscaras funerárias usadas para proteger o rosto dos defuntos. Essas são bem simples, as dos faraós eram em ouro e pedras preciosas.
Os arquitetos eram pessoas de grande prestígio no Egito, abaixo algumas maquetes representando as obras dos mais famosos.  

As embarcações também surpreendem pela riqueza de detalhes e estrutura, veja essa embarcação de Ramsés III.


Os egípcios sabiam trabalhar muito bem, engenharia de alto padrão. Mas também sabiam fazer belas jóias delicadas e outras bem elaboradas. Eu queria uma pulseira dessas rsrsrs.

Gostei dessa reprodução inspirada na esfinge.

E para encerrar, as estátuas dos deuses principais com Faraó Osiris.

Essas estátuas abaixo medem mais de 2 metros de altura. E representam os respectivos  da esquerda para a direita:
 Khnum com cabeça de carneiro (o modelador) , acreditava-se que Khnum regulava as águas do Nilo, estava também ligado á criação humana, carne e alma.
Tothrepresentado com cabeça de íbis, é o deus do conhecimento, da sabedoria, da música e da magia.
Anúbis, tem cabeça de chacal e está associado a mumificação e vida após a morte. É o protetor dos mortos, quem guiava as almas.
Hórus, com cabeça de falcão ; é o principal deus , deus do céu. Possuía um olho que representava a Lua e outro que representava o Sol. 


Queria por mais fotos e mais coisas ... mas aí vai ficar gigante o post rssrs se você quiser saber se na sua cidade vai passar essa exposição,confere no site da Multiplan (http://www.multiplan.com.br), basicamente ela tem redes em sete (7) estados: Rio de Janeiro, São Paulo, MInas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná e Alagoas.

E aí gostaram do post ? Deixa seu comentário, me dá um like e vamos papear.
Até mais amores, um grande beijo !

Postar um comentário

49 Comentários

  1. Acho muito interessante a cultura Egípcia, muito legal essa exposição *-*
    Beijos,

    www.jaquelinepacca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooo bacana sim, postei so algumas d muitas coisas q tinha , algumas nao deu para fotografar mas curti muito essa exposição. Bjin Jaque

      Excluir
  2. Adoro coisas sobre o Egito Antigo, adorei ver essa exposição e o mais legal é que foi gratuita em um shopping, dando a oportunidade de muitas pessoas adquirirem mais conhecimento.
    Sempre tem uma exposição bacana, por isso adoro esse lugar ... como é bem perto de casa, sempre vou ver. Mas essa do Egito foi a que mais me atraiu até agora, se tiver mais alguma legal venho mostrar para vocês. Me deixem um recadinho, adoro ler a opinião de vocês ! bjin

    ResponderExcluir
  3. Que maneiro :O... uma pena que não possa ver ao vivo viiu... Muito show essa cultura, e como dissemos até hoje ainda ditam moda neh ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhh Raamon, viu as bijus ? Hehe

      Excluir
    2. muito top neh... Perfeitos pow muito bem trabalhadas e lindas

      Excluir
  4. Como gosto de etnobiologia tem uma queda por arqueobiologia imensa com relação a egiptologia, acho fascinante sua tecnologia que supera em muito o conhecimento humano de hoje... Antes eles não tinha tecnologia e sabiam como ninguém calcular fenômenos climáticos e astrológicos. Tem coisas que hoje só sabemos por causa da tecnologia mas eles sabiam antes de nós.
    Commaosdeseda
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain Midian, adoro essas coisas antigas e realmente como pode ne ? Naquele tempo sabiam coisas q hoje precisamos de toda tecnologia possivel,a arquitetura deles eram perfeitas, as construçoes etc. Fascinante ! Bjo

      Excluir
  5. Oi Su!
    Gente que maldade! OLHA OS DEUSES ALI! OLHA A PURA MITOLOGIA! Uma coisa dessa não vem no meu estado. Sofro. Queria muito ir. Parece ser incrivel. Nem gosto de mitologia (AMO)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh maldade msm viu, q pena. Imagina eu que amo tbm to la pelo shopping e vejo essas estatuas imensas, kkk queria saber d mais nada, queria era ler as informaçoes ver tudo, achei um incentivo a cultura muito legal por parte do shopping, sempre tem exposicoes legais, mas essa por eu gostar do tema superou todas. ^^♡♡♡ bjoks

      Excluir
  6. Oi, Suzi!
    Sou uma admiradora da cultura egípcia. Estou, inclusive, tentando aprender a fazer alguns hieróglifos. A despeito de só causar o caos, adoro o deus Set. Horus também é meu xodó - pretendo fazer uma tattoo do Olho de Horus em breve - e como deusa, a eterna Isis. Bem que podia rolar uma exposição dessa na minha cidade... Adorei suas explicações e esclarecimentos entre as fotos, que, a propósito, ficaram ótimas.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly ^^ menina set é um encrenqueiro kkkk embora eu seja cristã, me amarro nessas histórias de Deuses egipcios e gregos tbm, os hieróglifos são fascinantes, que legal que vc gosta e está aprendendo. As fotos teriam ficado melhores se eu tivesse levado a câmera sabeeee, mas eu fui pega de surpresa pela exposição, isso q dá não conferir as programações rsrsrs enfim, que bom que gostou do post. beijoks

      Excluir
  7. Acho muito legal história, Ensina muito pra gente...muito costumes de hoje começaram lá...
    Belas peças, espero poder ver pessoalmente se vier para a Bahia.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Concurso: Sombras + Brincos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade , é o berço das civilizações né ? Tomara que passe por aí, muito bacana. bjo

      Excluir
  8. Nossa, suuuuuuuuper interessante!
    Adoro essas coisa do passado distante, e principalmente adoro exposições.
    Sou daquelas que gostaria de ir para Europa para ficar babando nos museus e galerias.
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa se eu entro em um museu la do Cairo nao saio mais kkkk pena que as coisas que me interessam estão tao longe viu, bjin

      Excluir
  9. Suzi!!! Que postagem interessante! Adoro o Egito na literatura, e nunca fui em nenhuma exposição assim! Achei divina! Parabéns pelo post e amei as fotos!!! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta tbm, Estava muito legal a exposicao Paula. Bjin

      Excluir
  10. Nossa que legal, adoro história e meu filhote tbm
    Ele ia pirar se ver isso,
    Onde vc mora? Vai que é pertinho de mim aí vai correndo levar meu filho rsrs

    malucaspor-romances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe com certeza ele ia gostar sim, as crianças piraram .. eu moro no Rio de Janeiro, no meu bairro ja acabou a exposicao e nao sei se ja saiu do Rio para outro estado, confere no site. Em alguns lugares esta tendo outras exposicoes, tomara q a do Egito ainda esteja em exibiçao =D bjo

      Excluir
  11. Que exposição mais interessante, quando comecei a ver as fotos lembrei que teve uma semelhante em Balneário Camboriú. Eles trouxeram sarcófagos, objetos como lanças, colares, foi bem interessante, mas não foi tão grande como essa sua :-( eles ficaram somente duas semanas. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sera que foi a mesma ? Essa tinha mais de 100 artigos, eu fotografei mais dos q tem no post mas faltou muitos menina kk fica pouco tempo msm, aqui ficou umas 2 semanas tbm, bjin

      Excluir
  12. Que chique muito legal deu vontade de ver de perto bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu piro Cibele kkk sou muito apaixonada por civilizaçoes antigas. Bjos

      Excluir
  13. Essa exposição já veio na minha cidade, achei muito legal e criativa... pena que ficou pouco tempo por aqui.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jaque, vc viu ? Muito bacana ne !! Aqui no RJ ficou umas 2 semanas em cada shopping, espero que a proxima seja legal tbm, ja vi muitas interessantes mas essa do Egito e a que mais gostei ^^ bjo

      Excluir
  14. Uau que máximo
    sempre tive vontade de conhecer um museu, assim como este, coisas interessantes, mas acho que eu teria medo rsrsr, boba eu né?
    Fico imaginando como nos filmes, dessas estátuas se mexerem rrsr
    você não ficou com medo. deve ser lindo também né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo nao kkk mas essa mumia me arrepiou msm nao sendo d verdade, muito feio kk teve uma exposicao que era sobre animais selvagens, tinha um gorila estilo king Kong, se mexia e fazia uns sons tadinha das crianças ,se assustavam com aquele bicho imenso. Mas e muito legal ver esse estimulo ao conhecimento. Bjo

      Excluir
  15. Nossa como se parece a história... fui lendo e fazendo a correlação com a história do Museo Precolombino e toda essa herança de rituais e semelhança de bijuterias.
    Ah história me encanta.

    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me encanta tbm Priscila... eu acho que muitas coisas atuais foram inspiradas la atras, é por isso que sao o berço da civilização ne ? Sou louca para ir num museu desses. Bjo

      Excluir
  16. ADOOOOREI! Li seu post todo e, quando cheguei ao final, lamentei que você não quis torná-lo maior (haha). Menina, o Egito antigo sempre me fascinou, mas parece que a exposição abordava mais o tema da morte. Eu penso que é uma pena, hoje, a morte ter se tornado um tanto banal. Infelizmente, muitos não sabem porque velamos os mortos ou fazemos determinadas orações no Cristianismo. Quando fui a Buenos Aires, me vi horrorizada com o cemitério de lá… Fui visitá-lo porque nele estava enterrada a Evita, mas acredita que há caixões que não são enterrados e que, de tão velhos, estão quebrados – expondo seus mortos? Achei um desrespeito. Sei que são muito antigos (alguns datam de 1800 +-), mas nada justifica esse tipo de abandono. Lembro que no Egito havia tipos de punições que envolviam maldições de morte… Uma mumificação diferenciada destacava aqueles que não mereciam ir para o outro lado. Não havia nada pior do que ser impedido de prosseguir, de evoluir, ou seja lá o que eles criam. O que quero dizer é que hoje a maneira como lidamos com a morte reflete, e muito, como lidamos com a vida.

    Beijos, flor!
    ~O blog está organizando seu primeiro Book Tour! O livro viajante é "Anelisa Sangrava Flores", um dos meus favoritos. Que tal participar? Saiba mais: http://myqueenside.blogspot.com.br/2015/02/aberto-book-tour-de-anelisa-sangrava.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Francineeee eu queria ter colocado mais fotos rsrs achei que ia ficar chato kk enfim, essa exposiçao estava muito focada na morte sim, ate pq os egipcios tinham isso como algo muito importante, mas a exposicao tinha coisas como instrumentos, ferramentas de trabalho so q nao deu para fotografar rs mas fico triste pelo q vc falou pelo cemiterio de Buenos Aires, deviam cuidar desses caixoes expostos e realmente pelo menos para mim uma falta de respeito.
      Vou ver esse book tour lindona. Bjo

      Excluir
  17. Que perfeito!!!
    Eu tenho muita curiosidade quanto ao Egito, é o segundo lugar que quero visitar depois de Londres e essa exposição é simplesmente fantástica!
    A cultura de lá é linda, amei!!!
    Beijosss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tbm quero um dia ir ao Egito, ver de perto essas coisas heheh Londres tbm e linda ne? Bjo

      Excluir
  18. Que exposição linda, adoraria conhecer ver tudo bem de pertinho.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  19. A cultura do Egito é mega interessante e goste de ver sua publicação. Realmente precisamos de coisas do estilo na blogosfera. Amei conhecer um pouco mais e ver tanta imagem mega interessante

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom querida, foi uma otima oportunidade para todos terem acesso a essa cultura tao impressionante que era a do Egito antigo. Bjo

      Excluir
  20. Oi Suzi, tudo bem?
    Amei sua postagem!!! Eu sempre gostei de história antiga e queria ser arqueóloga. Quando vi suas fotos fiquei imaginando, essas coisas existem de verdade, encontraram em uma escavação, são restos de uma civilização, da história de uma nação. Me deu uma saudade e o gostinho de querer seguir essa carreira voltou.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito legal Cila, eu me amarro em história antiga assim. beijos

      Excluir
    2. é muito legal Cila, eu me amarro em história antiga assim. beijos

      Excluir
  21. Adoro coisas do Egito, quando mais um acervo desses! Soube um pouco mais !

    ResponderExcluir
  22. Minha nossa que postagem mais INCRIVEL!!! Eu sou apaixonada pela cultura Egípcia,ela é tão rica! Nossa fico encantada com exposições assim,sempre que posso eu faço de tudo para tentar ir,mas infelizmente onde moro fica tudo muito longe,por isso quando estou na grande São Paulo eu faço um roteio para eu conseguir ver algumas exposições o/
    Parabéns pela postagem,ficou muito bem detalhada e informativa!
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Nana, é muito bom exposições assim, ainda mais em um shopping rs foi legal a iniciativa. Queria eu ir para o Egito, adoro a cultura antiga, acho meio mágica kkk é muito filme que andei vendo ^^ beijos

      Excluir
  23. OI flor!
    Que incrível sua experiência!! Nossa me senti agora no mundo do filme da Múmia hehe...
    Nem tenho palavras para descrer esse post! Nossa ficou simplesmente perfeito, as fotos me arrepiaram. Parabéns!!!!

    Eita invejinha branca de novo agora hehehe :P
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk foi bem legal, adoro essas coisas, e quase que eu perco a exposição ainda ai ai bjo

      Excluir
  24. Exposição muito legal,gosto das coisas relacionadas ao Egito antigo,mas infelizmente não pude conferir,mas seu post está tão completinho que parece que estive lá..

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!