Oi amores, estou eu aqui para mais um post. Todos bem ? 

Bom recentemente,  vi  uma exposição bem bacana que aconteceu no shopping do meu bairro. Essa turnê está passando por vários estados do Brasil.
A exposição foi organizada pela rede Multiplan, sendo exibida nos shoppings parceiros ou da própria rede e contou com mais de 100 artigos (réplicas e originais ) sobre a cultura do antigo Egito. Essas originais, são na verdade as réplicas usadas nas exposições até mesmo de museus. São as cópias fiéis que detém o direito de serem chamadas de originais (foi o que informaram).


Separei algumas fotos para postar, espero que gostem. Vem comigo !

Esses sarcófagos me chamaram muito atenção. Esse é o da Senhora Madja. Ela era parte da comitiva de enfermeiras, músicos, bailarinos que vinham do estrangeiro para prestar serviço às grandes famílias tebanas. Esse é um tipo de sarcófago pré-desenhado usado como forma de pagamento.

Sarcófago de Nespamai, sacerdote da dinastia XXVI, cada símbolo nesses sarcófagos significavam algo, nos lados desse tem 42 figuras sentadas, que representam os juízes divinos.

 Na cultura egípcia, toda pessoa possuía três elementos vinculados com o corpo material: “khet”, “ren” e “shut”, e três ao corpo espiritual: “ka”, “ba” e “akh”. Ao morrer, a parte espiritual ficava liberada do corpo, mas cada noite devia retornar a ele, pelo que a conservação do corpo era fundamental.Era um processo que durava pelo menos 70 dias, em que o falecido era tratado para torná-lo pronto para o renascimento no submundo. O primeiro passo era a retirada de órgãos, começando com o cérebro. Este era removido pelas fossas nasais através de um gancho em forma de garfo, o que permitia a remoção completa dos cérebros. Posteriormente eram extraídos pulmões ,estômago, fígado e intestinos, que eram colocados em vasos canópicos, frascos que representavam cada um dos filhos de Hórus. O coração permanecia no corpo para ser pesado por Anúbis junto à pena de Maat, para a sua passagem para a outra vida .


A indústria de sarcófagos era tão organizada que faziam esses mini sarcófagos chamados de Ushebtis, foi comum colocá-los em pequenos sarcófagos representando ao defunto em todo detalhe. O propósito era substituir a múmia em caso de que aquela resultara danificada ou destruída.


Os egípcios eram extremamente ligados a morte, na verdade não havia morte no sentido literal, pois acreditavam que havia uma passagem  de um plano para outro e por isso todos os pertences iam com o morto dentro do seu sarcófago, coisas que precisaria no outro mundo etc. Junto dos pertences iam também esses escaravelhos,  símbolo de Jepri, deus da metamorfose e o renascimento. Iam em meio as ataduras como amuletos, mas também foram muito usados como selos reais.

Desfocou a explicação da plaquinha, mas basicamente essas são exemplos de máscaras funerárias usadas para proteger o rosto dos defuntos. Essas são bem simples, as dos faraós eram em ouro e pedras preciosas.
Os arquitetos eram pessoas de grande prestígio no Egito, abaixo algumas maquetes representando as obras dos mais famosos.  

As embarcações também surpreendem pela riqueza de detalhes e estrutura, veja essa embarcação de Ramsés III.


Os egípcios sabiam trabalhar muito bem, engenharia de alto padrão. Mas também sabiam fazer belas jóias delicadas e outras bem elaboradas. Eu queria uma pulseira dessas rsrsrs.

Gostei dessa reprodução inspirada na esfinge.

E para encerrar, as estátuas dos deuses principais com Faraó Osiris.

Essas estátuas abaixo medem mais de 2 metros de altura. E representam os respectivos  da esquerda para a direita:
 Khnum com cabeça de carneiro (o modelador) , acreditava-se que Khnum regulava as águas do Nilo, estava também ligado á criação humana, carne e alma.
Tothrepresentado com cabeça de íbis, é o deus do conhecimento, da sabedoria, da música e da magia.
Anúbis, tem cabeça de chacal e está associado a mumificação e vida após a morte. É o protetor dos mortos, quem guiava as almas.
Hórus, com cabeça de falcão ; é o principal deus , deus do céu. Possuía um olho que representava a Lua e outro que representava o Sol. 


Queria por mais fotos e mais coisas ... mas aí vai ficar gigante o post rssrs se você quiser saber se na sua cidade vai passar essa exposição,confere no site da Multiplan (http://www.multiplan.com.br), basicamente ela tem redes em sete (7) estados: Rio de Janeiro, São Paulo, MInas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná e Alagoas.

E aí gostaram do post ? Deixa seu comentário, me dá um like e vamos papear.
Até mais amores, um grande beijo !