Ad Code

Como surgiu o 1º de Maio - Dia do trabalhador

 Esse é um feriado internacional, comemorado nessa data no Brasil, em Portugal e outros países.

Como tudo começou ? 

  Bem ... em 1886 trabalhadores saíram às ruas de Chicago, EUA para uma manifestação, com objetivo de reduzir as horas de trabalho para 8 horas diárias. Nesse dia houve uma greve geral e no dia 3 de Maio, houve um confronto violento entre os manifestantes e a polícia, terminando com a morte de ambos os lados.   Esse dia ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

  Apesar dos EUA negarem, foi em 1890 que os trabalhadores conseguiram, através das manifestações reduzir a carga horária de 16 horas para 8 horas.

  Já em Paris, foi em 20 de Junho de 1889 que através da proposta de Raymond Lavigne, a segunda Internacional Socialista (uma organização internacional de implementação do socialismo democrático) decidiu fazer em todo 1º de Maio, em homenagem ao sindicatos de Chicago, uma manifestação.
  Somente em, foi em 23 de Abril de 1919, que o senado francês aprova e ratifica as 8 horas de trabalho exigidas pelos trabalhadores e o 1º de Maio  como feriado. Na Rússia foi em 1920 que a data foi oficializada.

   Em Portugal, durante a ditadura era proibido o feriado e sua comemoração, somente em Maio de 1974
(ano da revolução do 25 de Abril) que se voltou a comemorar livremente a data.

   Em Moçambique também era proibida a comemoração em virtude do regime português, só a partir de 1975 com as revoluções e a independência, o dia voltou a ser celebrado anualmente. Isso deu margem a vários sindicatos.
                                 E NO BRASIL, QUANDO SURGIU A DATA ?


    No Brasil, ocorreu em 1917 uma greve geral feita por operários, o presidente Artur Bernardes somente em 1925, declarou feriado. O dia do trabalhador era considerado um movimento anarquista e depois
comunista. Mas com a chegada de Getúlio Vargas na presidência os trabalhadores urbanos, também foram influenciados pelo movimento sindicalista.
O que era um movimento de protesto, passou a ser sutilmente uma celebração, uma festa para homenagear os trabalhadores.
    Na maioria dos países industrializados é comemorado no dia 1º de maio. Desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago em 1886. Estes foram presos e julgados  por dirigirem protestos que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.  Porém nos estados Unidos e Canadá é comemorado na primeira  Segunda-feira de Setembro.

  Em outros lugares como:   Bolívia, Camberra, Nova Gales do Sul, Sydney, Austrália e na Austrália Meridional  a celebração varia de conforme  a região.

BOM FERIADO A VOCÊ TRABALHADOR.

Postar um comentário

0 Comentários