Ad Code

Lavar o cabelo todos os dias faz mal ?

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Recebo sempre essa pergunta, ainda mais em tempos de pandemia, quando é super indicado para quem sai todos os dias ou trabalha em hospitais ou lugares com muitas pessoas.
Fiz esse post para esclarecer. Pode ou não pode lavar o cabelo todos os dias ? A resposta é: Você pode, mas  com cuidados! 

Dependendo do seu tipo de cabelo, da região em que mora, dos produtos que usa, você terá um cabelo lindo e limpo, ou um cabelo limpo, mas danificado.


Geralmente quem tem cabelo mais oleoso é que lava todos os dias. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que talvez o cabelo seja oleoso por causa do excesso de lavagem e o tipo de shampoo que usa. 
Retirar todos os dias a oleosidade natural dos fios  faz com que as glândulas sebáceas produzam mais e mais óleo para hidratar o cabelo.Acontece o chamado efeito rebote.

A recomendação é que não exagere no shampoo, mas se precisa lavar todos os dias, prefira shampoos suaves, hidratantes e faça regularmente hidratações e nutrições.

Digo isso, pois meu cabelo era um desses casos, quando peguei mais leve no shampoo e comecei a hidratar mais,usar óleos vegetais, meu cabelo foi se tornando menos oleoso. 
Atualmente eu fico de 3 a 4 dias sem problemas, mas antes,lavava um dia e no outro já estava super oleoso, então preste atenção nos seus hábitos.

Dormir com o cabelo molhado faz mal ?

Não vá dormir com cabelos úmidos. Não faz bem ao couro cabeludo que pode sofrer com proliferação de fungos, apresentar caspas, dermatites e o cabelo fica mais frágil, podendo se quebrar mais facilmente se você tem costume de amarrar com elástico, o cabelo molhado perde a resistência.

Lave o cabelo mais cedo que puder se for deixar secar naturalmente, mas se não tem opção e precisa lavar de noite, use o secador. Lembrando sempre de usar um protetor térmico antes para proteger.

E nunca use prancha no cabelo úmido/molhado, seque completamente antes da chapinha, se não você "frita" seu cabelo.

Dormir com cabelo molhado faz mal


Voltando ao assunto sobre lavar todo dia ou não, profissionais (dermatologistas e cabeleireiros) recomendam o seguinte:

Se seu cabelo é saudável ou seco, não tem problema, escolha bem o shampoo e prefira secar naturalmente.
Veja esse guia completo sobre que "tipos de shampoos usar no cronograma

Se seu cabelo é oleoso, não basta ficar apenas lavando todo dia, você precisa saber a causa desse excesso de oleosidade.

Como reduzir  a oleosidade no couro cabeludo?

Para isso é bacana fazer uma desintoxicação do couro cabeludo.

como reduzir oleosidade do couro cabeludo

Pode ser com argila (verde ou preta), a argila puxa as impurezas e oleosidade para si.
Faça a cada 15 dias e começará a notar a diferença, basta misturar um pouco de argila com um pouco de água e aplicar na raiz e aguardar 20 minutos. Mantenha a argila úmida. 

Também pode usar óleo vegetal, aplique na raiz e massageie o couro cabeludo, deixe agir por umas 2 horas antes de lavar.

O uso de tônicos também ajuda no controle, se precisar de receitas caseiras, leia esse post com 6  receitas de tônicos.

Você deve tomar cuidado com a temperatura da água, muito quente pode causar uma inflamação no couro cabeludo e desencadear uma dermatite seborreica, ou deixar os fios mais secos. A temperatura ideal é fria a morna.

A sua alimentação influencia diretamente a oleosidade na pele e também no couro cabeludo. Procure evitar as frituras e alimentos gordurosos.

Então resumindo: 

Pode lavar todos os dias;
Precisa tomar cuidado com o tipo de  shampoo e com a temperatura da água;
Escolha shampoos com sulfato suave;
Não pode dormir com o cabelo molhado e ainda preso;
Excesso de oleosidade não é tratada apenas lavando o cabelo todo dia.

Se você tiver cuidado e lavar corretamente, não terá problemas lavando todos os dias.
Dicas bem simples que farão muita diferença.



Me siga no  Instagram para não perder nenhuma dica! Até breve, beijinhos!


Postar um comentário

0 Comentários