Lavar o cabelo todos os dias faz mal ?

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Recebo sempre essa pergunta, ainda mais em tempos de pandemia, quando é super indicado para quem sai todos os dias ou trabalha em hospitais ou lugares com muitas pessoas.
Fiz esse post para esclarecer. Pode ou não pode lavar o cabelo todos os dias ? A resposta é: Você pode, mas  com cuidados! 

Dependendo do seu tipo de cabelo, da região em que mora, dos produtos que usa, você terá um cabelo lindo e limpo, ou um cabelo limpo, mas danificado.


Geralmente quem tem cabelo mais oleoso é que lava todos os dias. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que talvez o cabelo seja oleoso por causa do excesso de lavagem e o tipo de shampoo que usa. 
Retirar todos os dias a oleosidade natural dos fios  faz com que as glândulas sebáceas produzam mais e mais óleo para hidratar o cabelo.Acontece o chamado efeito rebote.

A recomendação é que não exagere no shampoo, mas se precisa lavar todos os dias, prefira shampoos suaves, hidratantes e faça regularmente hidratações e nutrições.

Digo isso, pois meu cabelo era um desses casos, quando peguei mais leve no shampoo e comecei a hidratar mais,usar óleos vegetais, meu cabelo foi se tornando menos oleoso. 
Atualmente eu fico de 3 a 4 dias sem problemas, mas antes,lavava um dia e no outro já estava super oleoso, então preste atenção nos seus hábitos.

Dormir com o cabelo molhado faz mal ?

Não vá dormir com cabelos úmidos. Não faz bem ao couro cabeludo que pode sofrer com proliferação de fungos, apresentar caspas, dermatites e o cabelo fica mais frágil, podendo se quebrar mais facilmente se você tem costume de amarrar com elástico, o cabelo molhado perde a resistência.

Lave o cabelo mais cedo que puder se for deixar secar naturalmente, mas se não tem opção e precisa lavar de noite, use o secador. Lembrando sempre de usar um protetor térmico antes para proteger.

E nunca use prancha no cabelo úmido/molhado, seque completamente antes da chapinha, se não você "frita" seu cabelo.

Dormir com cabelo molhado faz mal


Voltando ao assunto sobre lavar todo dia ou não, profissionais (dermatologistas e cabeleireiros) recomendam o seguinte:

Se seu cabelo é saudável ou seco, não tem problema, escolha bem o shampoo e prefira secar naturalmente.
Veja esse guia completo sobre que "tipos de shampoos usar no cronograma

Se seu cabelo é oleoso, não basta ficar apenas lavando todo dia, você precisa saber a causa desse excesso de oleosidade.

Como reduzir  a oleosidade no couro cabeludo?

Para isso é bacana fazer uma desintoxicação do couro cabeludo.

como reduzir oleosidade do couro cabeludo

Pode ser com argila (verde ou preta), a argila puxa as impurezas e oleosidade para si.
Faça a cada 15 dias e começará a notar a diferença, basta misturar um pouco de argila com um pouco de água e aplicar na raiz e aguardar 20 minutos. Mantenha a argila úmida. 

Também pode usar óleo vegetal, aplique na raiz e massageie o couro cabeludo, deixe agir por umas 2 horas antes de lavar.

O uso de tônicos também ajuda no controle, se precisar de receitas caseiras, leia esse post com 6  receitas de tônicos.

Você deve tomar cuidado com a temperatura da água, muito quente pode causar uma inflamação no couro cabeludo e desencadear uma dermatite seborreica, ou deixar os fios mais secos. A temperatura ideal é fria a morna.

A sua alimentação influencia diretamente a oleosidade na pele e também no couro cabeludo. Procure evitar as frituras e alimentos gordurosos.

Então resumindo: 

Pode lavar todos os dias;
Precisa tomar cuidado com o tipo de  shampoo e com a temperatura da água;
Escolha shampoos com sulfato suave;
Não pode dormir com o cabelo molhado e ainda preso;
Excesso de oleosidade não é tratada apenas lavando o cabelo todo dia.

Se você tiver cuidado e lavar corretamente, não terá problemas lavando todos os dias.
Dicas bem simples que farão muita diferença.

Quer receber dicas no seu celular ? 
Você pode entrar no grupo do whatsapp (ao entrar me diga seu nome e que deseja fazer parte do grupo) e/ou se inscreva no canal do Telegram 😉

Dúvidas ou sugestão, pode deixar no comentário ou enviar pelo formulário desse blog.
Até breve, beijinhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Paginação numerada



Subir