Ad Code

Skincare: não use "Leite de Rosas" no rosto !

Pode usar Leite de rosas no rosto?

Famoso Leite de Rosas, produto que as vovós usavam e até hoje faz maior sucesso, já usou? Realmente é bom para a pele?

Eu tenho uma má notícia caso você não saiba, é péssimo para a saúde da pele e vou te mostrar nesse post o porquê!

Eu sei, talvez você seja uma das milhares de pessoas que usa há anos e ama, tem uma pele boa, sua mãe, sua vó sempre usaram, etc...

Mas talvez você seja uma das milhares que teve sérios problemas com o mesmo produto.

E isso acontece porque pessoas tem peles diferentes,algumas mais resistentes que outras.

A pele do rosto é diferente do resto do corpo e muito mais frágil.

Não estou falando da mal da marca viu ?! Apenas do uso incorreto desse produto específico.

O Leite de Rosas surgiu em 1929, na zona sul do Rio de Janeiro. Ideia do seringalista Francisco Olympio de Oliveira. Junto com um amigo farmacêutico, desenvolveram uma fórmula a base de álcool e cânfora.

O produto era vendido como multifuncional: demaquilante, clareador da pele, pós barba e também desodorante (opaa, desodorante ?). Isso mesmo, apesar das outras recomendações de uso na época , a única que vem na embalagem atualmente é que o produto é um desodorante.

Não precisa de muito esforço, basta entender o que os estudos atuais sabem sobre o efeito do álcool na pele.

Leite de Rosas, é um desodorante a base de álcool e água. Porque você usaria um desodorante no rosto ? Você usa outra marca, por exemplo, o desodorante da Rexona ? Ou colocaria álcool com água e uma essência  e aplicaria no rosto? Acredito que não! 

E você deve estar pensando, mas tem na composição coisas boas para a pele.

Sim tem,mas nem se compara aos ativos que fazem mal. 

Primeira coisa que você precisa saber ao ler um rótulo é que eles seguem uma regrinha, um padrão. Um deles é que todo ativo que vem escrito primeiro,significa que é o principal. Quanto mais para o final da composição, menos quantidade e importância na fórmula tem.

Composição do Leite de Rosas: 

Composição do Leite de Rosas

Álcool, água, gluconato de clorexidina, óxido de zinco,sorbitol e fragrância.

E olha que interessante, leite  de rosas mesmo não tem ! Existe apenas a fragrância.

O maior problema está no álcool, há diversos tipos de álcool nos cosméticos, inclusive em demaquilantes, mas estão ali em baixa quantidade e com objetivo de proteger o produto das bactérias.

Mas no Leite de Rosas, há uma grande concentração de álcool e não fica claro o tipo e não sabemos em que concentração, mas o cheiro é tão forte que arde os olhos ! 

O álcool confere ao produto uma ação desengordurante e limpante (sim, eu também fico chocada como o algodão saí preto quando passa no rosto), que pode ser muito atrativo para quem tem pele oleosa,ao usar a pele fica sequinha, mas não se engane. Quem dera essa fosse a única ação do álcool.

O gluconato de clorexidina, também é um antisséptico, antifúngico e bactericida. 

Ambos desequilibram o microbioma da pele, que são as bactérias boas que nos protegem. Ao removê-las, estamos abrindo as portas para  as bactérias ruins.

Também pode causar oleosidade excessiva, um efeito rebote. Quando se remove toda a oleosidade da pele, mandamos uma mensagem para as glândulas sebáceas produzirem mais.

 

O álcool também dificulta a hidratação na pele, isso afetará a elasticidade , o que acelerará o envelhecimento. Mas  não vai ser agora ou daqui um mês, você vai perceber em alguns anos, você pode ter uma pele mais envelhecida que deveria por conta do uso errado de alguns produtos. 

Se você hidratar muito certinho sua pele, talvez minimize esse problema. Mas o álcool pode levar a irritação, manchas e acnes. Principalmente em peles mais sensíveis. 

O sorbitol também é um tipo de álcool derivado do açúcar.

O óxido de zinco, é cicatrizante, antisséptico e adstringente. Esse seria um bom ativo para a pele, mas ele é minoria aqui e não minimiza os outros.

Não tem nenhum ativo clareador de fato na fórmula, a coisa piora quando surge a ideia de usar bicarbonato de sódio junto, como vejo em várias receitas na internet. Não faça isso com sua pele. Na verdade pode causar manchas e irritar, cuidado!

Como eu disse, há quem vai continuar afirmando que dá super certo na pele, ok ! A pele de cada um em risco,  boa sorte !

Não estou julgando, estou alertando. Eu tentei usar algumas vezes, quando desconhecia seus males. Comigo não deu muito certo, após uns dias de uso causou uma alergia imensa. Mas não desissti, tentei usar como desodorante, mas escureceu as axilas. Sim, desodorantes com álcool podem escurecer a pele. A marca tem outros desodorantes, um antitranspirante e um em formato roll on, muito melhores.

Então usei como desodorante corporal e nos pés. Foi bom, odor  de chulezinho zero ☺

Mas sinceramente, tem produtos específicos e mais seguros, como o Barla da própria marca que é para ser usado nos pés. Tem o talco e tem o aerosol, uso e recomendo. 

Desodorante para pés Barla

Super indico o hidratante corporal  da marca também.  Hidrata e é cheiroso. 


Mas o tradicional Leite de Rosas,na minha humilde opinião, está na hora dda marca modernizar essa composição e tirar o álcool , seria muito bom!

Em todo caso, se você vai continuar usando não se esqueça de lavar o rosto e hidratar muito bem. Não se  exponha ao sol sem protetor solar. A qualquer sinal de irritação,  pare de usar.

Antes que você diga, que o Leite de Colônia  é melhor, não é !  Também é a base de álcool e água. 

Também vale para qualquer outro produto que contenha muito álcool em  sua fórmula, evite.

Existem bons produtos de limpeza e que contribuem para uma pele saudável de verdade.

Eu sempre recomendo a água micelar , ela serve para limpar, tonificar, equilibrar a pele e não afeta o microbioma, nem resseca a pele. Perfeita para todo tipo de pele, principalmente as mais sensíveis. 

Eu sei que o Leite de Rosas é  usado muitas vezes por causa do preço baixo ou pelas inúmeras indicações de quem usa e ama, mas tem ótimos produtos testados e aprovados para pele, não tão caros. Mas é aquela história, cada um usa o que deseja,mas o barato às vezes sai  caro.

Envia esse post para uma amiga, compartilha no seu facebook, deixa um comentário !

Em breve volto com mais dicas skincare! Segue meu Instagram, tem várias dicas lá @blog.suzigomes


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olha o que vc disse me relação ao leite de rosa é verdade mais em relação a leite de Colônia é muito melhor do o leite de rosa pq o leite de Colônia é apropriado pra limpeza de pele e eu uso a muito tempo e super recomendo pq ele tira toda a sujeira da pele deixa a pele bem limpa e perfumada leite de Colônia é o meu favorito agr o leite de rosas eu nunca usei mais algumas pessoas falam que nao é recomendado .. mais o leite de Colônia eu super recomendo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!