Tudo que você precisa saber sobre a harmonização facial


Tudo que você precisa saber sobre a harmonização facial
Tratamento une diferentes procedimentos estéticos e odontológicos para oferecer resultados mais completos.


Os avanços da medicina mostraram que melhores resultados estéticos podem ser alcançados com uma conduta médica multidisciplinar, o que consiste na união de diferentes áreas e técnicas. Uma das expressões dessa proposta é a harmonização facial.

A harmonização facial refere-se ao uso conjunto de procedimentos estéticos cirúrgicos ou não e procedimentos odontológicos, pois parte de uma filosofia de que um aspecto agradável da face depende da estética dos dentes, boca, nariz, tez etc.
A seguir, saiba o que é essa nova conduta estética e quais os benefícios que ela proporciona aos pacientes.

O que é a harmonização facial?


A harmonização facial consiste na união de procedimentos estéticos com o objetivo de melhorar a harmonia da face, considerando diferentes estruturas, como os dentes, a boca, o nariz etc. A técnica também é conhecida como harmonização orofacial, pois o tratamento dentário é fundamental para alcançar os resultados.
Ainda é comum que pacientes submetidos a procedimentos estéticos e odontológicos não fiquem satisfeitos com os resultados, pois apesar de tratar as áreas isoladamente, não há uma análise da face em geral, o que fez surgir e crescer a demanda pela harmonização facial.
Dessa forma, quando o cirurgião plástico faz uma avaliação para harmonização ele considera diferentes técnicas que podem ser necessárias conjuntamente para proporcionar o resultado final esperado pelo paciente.
Assim, a harmonização torna-se um procedimento indicado inclusive para pessoas que já realizaram tratamentos localizados, mas que desejam um conjunto mais harmônico na face.
As mudanças podem ser realizadas em diferentes estruturas faciais como dentes, lábios, gengivas e também seguindo demandas estéticas mais comuns, como tratamentos em músculos faciais e linhas de expressão.

Quais os benefícios da harmonização facial?


Devido contemplar toda a estrutura da face, a harmonização apresenta como principal benefício a capacidade do tratamento de atender diversas demandas do paciente no que se refere à estética facial.
m geral, a técnica pode ser usada para correção de problemas terapêuticos, como bruxismo e enxaqueca com origem odontológica, e também questões estéticas. Outras indicações da harmonização são:

  • apertamento dental;
  • correção do sorriso gengival;
  • mais firmeza e aspecto saudável da pele;
  • prevenir fissuras, sulcos e linhas de expressão na face;
  • reposicionar os músculos faciais;
  • preencher regiões para uma face mais consistente;
  • alterar o formato de estruturas que destoam da estética facial.
Portanto, existem diferentes opções e recomendações da harmonização facial de maneira a encontrar resultados mais satisfatórios e personalizados de acordo com o caso.

harmonização facial DJ Alok
Famosos que fizeram como DJ Alok

Harmonização facial Bella Hadid
Bella Hadid
Harmonização facial Gretchen
Gretchen

Quais procedimentos são usados?
A partir da análise da face do paciente, o cirurgião plástico pode optar por diferentes condutas e tratamentos visando um resultado mais satisfatório.
Entre os procedimentos usados estão: aparelhos ortodônticos, clareamento dental, bichectomia, facetas, botox, PRP (Plasma Rico em Plaqueta), fios de sustentação, preenchimento com ácido hialurônico e redução de papada.
A seguir conheça mais alguns dos principais procedimentos usados na harmonização facial e saiba quais resultados podem ser esperados.

Aplicação de Botox


A aplicação de Botox refere-se ao uso de toxina botulínica para corrigir e prevenir o surgimento ou agravamento das linhas de expressão facial. A substância pode ser usada na estética do sorriso para torná-lo mais delicado e harmonioso com as demais expressões.
A toxina botulínica funciona como um bloqueador neuromuscular fazendo com que a contração muscular seja diminuída ou eliminada na área da aplicação. Além disso, existem usos funcionais, como para auxiliar na mastigação correta.


onde é aplicado o botox

Preenchimento facial com ácido hialurônico


Outro problema facial comum e que gera muita insatisfação são os sulcos, como o sulco nasogeniano, chamado também de bigode chinês, e que vai desde o canto do nariz até o canto dos lábios.
O preenchimento com ácido hialurônico visa corrigir essa condição e outras relacionadas com a perda de volume. A substância atrai água para a região e faz o preenchimento entre as células, devolvendo o volume na área da aplicação.

Rinomodelação


Entre os procedimentos não-cirúrgicos da harmonização facial está a rinomodelação. Ela permite realizar pequenas modificações na estética do nariz utilizando produtos de preenchimento, como o ácido hialurônico. Como resultado, o paciente consegue obter mudanças sutis no nariz, adequando a estética nasal à harmonia do restante da face.

bichectomia

As técnicas de harmonização podem contar também com condutas cirúrgicas para oferecer resultados mais definitivos, principalmente quando existem diversas insatisfações com a face.
A bichectomia consiste em um procedimento no qual é retirado o acúmulo de gordura na região abaixo das bochechas. Além de ser esteticamente recomendado em alguns casos, a técnica também é útil quando o paciente morde frequentemente as bochechas internamente.

Lifting facial


Por fim, outra opção é o lifting facial, também chamado de ritidoplastia. Nesse procedimento cirúrgico ocorre um descolamento das estruturas da face por meio de incisões na linha do couro cabeludo, realizando a remoção dos excessos e reposicionamento das estruturas.
A técnica é indicada principalmente para pacientes com idade mais avançada e nos quais uma intervenção mais profunda é necessária para atender as principais demandas estéticas relacionadas ao envelhecimento.
A harmonização facial deve ser avaliada e realizada por um cirurgião plástico de confiança, pois exige atenção especializada e consiste em um procedimento personalizado, de forma que deve-se avaliar as principais demandas do paciente e a viabilidade de cada técnica que será adotada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Paginação numerada



Subir