Ad Code

Jason Bourne, opinião sobre o 5º filme da franquia

Hello friends !  Tudo bom ? Vamos falar de filme hoje, tema que eu amo por sinal ! Jason Bourne estreou dia 28/07 aqui no Brasil. Bom fui conferir e não podia de deixar de dar minha humilde opinião.

Sinopse: Fora do radar como lutator de rua, Jason Bourne (Matt Damon) é surpreendido por Nicky Parsons (Julia Stiles), que o procura oferecendo novas informações sobre seu passado. Inicialmente resistente, ele acaba voltando aos Estados Unidos para continuar a investigação e entra na mira do ex-chefe Robert Dewey (Tommy Lee Jones), que teme mais um vazamento de dados. Dentro da CIA, no entanto, a novata Heather Lee (Alicia Vikander) acredita que tentar recrutar Bourne para a agência seja a melhor solução.

Lançamento Brasil : 28/07/2016  Direção: Paul Greengrass  Roteiro: Christopher Rouse 
Gênero: Ação / 2h


Quem viu os filmes anteriores sabe que o nosso protagonista vive sendo perseguido pela CIA sem saber o motivo exato, porque ele perdeu a memória. Descobrimos que ele foi recrutado para um programa especial se tornando uma máquina de matar do governo, que seu nome verdadeiro não é Jason Bourne e que ele tornou esse programa ultra secreto chamado Treadstone público. Anos depois Jason Bourne reaparece tentando sobreviver como lutador de rua lá na Grécia...oh dó ! Lá estava ele "sossegado", a CIA achando que ele estava morto até aparecer sua amiga Nick Parsons, uma hacker... ela descobriu um novo programa, o Blackbriar e tem informações valiosas sobre o passado de Jason, a CIA descobre que foi hackeada por Nick e vai atrás dela, descobrem que Jason está vivo, começa o auê de novo porque eles acham que Jason vai expor novamente os planos da tão temida CIA e começam a perseguição para matá-lo.

O bacana é que nesse filme, apesar de conter o trio inseparável de todo filme de ação (tiro, porrada e bomba) eles abordaram um tema muito atual, que é a liberdade e privacidade na internet.
A CIA fez um acordo com o  empresário Aaron Kallor ,cujo projeto foi criar uma plataforma segura e privada na internet para seus usuários mas que ao mesmo tempo tenha segurança e aí entra a CIA. Mas na verdade o interesse da CIA é vigiar todo mundo através dessa plataforma e exige que Aaron entregue informações que eles pedem, o criador da plataforma fica entre a cruz e a espada e decide acabar com isso expondo a CIA, acaba se tornando um alvo.

É nesse clima de conspirações e programas secretos do governo, que Jason reaparece com o único intuito de descobrir mais do seu passado, agora ele já sabe seu verdadeiro nome, como foi parar na CIA, mas a coisa é bem mais trágica do que ele pensava. Ele ainda conta com a ajuda da agente novata Heather Lee interpretada pela talentosa Alicia Vikander (lembra dela em Ex-Machina?), o personagem dela é uma incógnita durante todo filme, ela quer se dar bem na CIA, ao mesmo tempo quer Bourne de volta na agência, ela tem intenções poucos esclarecidas, mas seu ar neutro e até frio deixam o personagem interessante porque você não sabe o que ela pretende. E uma das coisas que achei bem bacana, é não terem colocado a personagem com um contexto sensual, digo isso porque a maioria dos filmes tem essa mania de criar romances entre os personagens, colocar mulheres sensuais para ajudar o protagonista e parece que mulher só se dá bem se for assim, Heather  Lee conquista seus objetivos com inteligência. 

O que achei do filme ? Amei! Quase 10 anos depois de o Ultimato Bourne (2007) Matt Damon retorna na pele de um dos protagonistas mais misteriosos. Em ótima forma tanto física quanto de interpretação ele mostra o porque o filme é tão apreciado pelos fãs. 
O legado Bourne (4º filme) deixou uma lacuna na franquia, mas o quinto filme veio para surpreender e tirar aquele fracasso das costas do diretor. Não se tira um personagem do porte de Jason Bourne e faz um filme com outro ator achando que vai emplacar o mesmo sucesso né ... enfim, em Jason Bourne você verá muitas cenas de lutas e de ação muito bem feitas. A gente ainda pode apreciar as belas interpretações de Tommy Lee Jones, Alicia Vikander e claro Matt Damon.
E tem toda essa mensagem sobre privacidade e segurança na internet, que é uma ótima reflexão sobre onde começa e termina os direitos de liberdade do cidadão e a segurança de um país (vemos isso aqui no Brasil com os bloqueios do Whatsapp). Se você gosta da franquia, não perde esse não. Me senti nostálgica, o filme não tem um minuto sem emoção. 
Leia também:
Já assistiram ou vão assistir ? Deixa seu comentário, dá um like no post e voltem sempre, obrigada pela visita! Beijos!

Minhas redes:  Google + // Fanpage // Instagram


Postar um comentário

18 Comentários

  1. Me despertou um grande interesse! Quero assistir em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, o filme é muito eletrizante, com muita ação. bjs

      Excluir
  2. Ñ assiti ainda mas fica a dica do filme
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Já assisti os outros e gostei muito, este eu preciso ver. Mas com certeza vou gostar, sou fã de filmes de ação e neste filme não faltará ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse cara, vou assistir esse!! :D

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi, Matt Damon é tipo vinho não é?
    Quando mais velho vai ficando melhor.

    beijo

    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage

    ResponderExcluir
  6. Menina, eu assisti todos os outros e realmente, o quarto, ficou aquela sensação estranha, afinal sempre temos os comparativos. Os três primeiros eram pura emoção - do começo ao fim - e eu tive oportunidade até de ver como foram filmadas muitas cenas (achei o máximo!).
    Ainda não assisti esse, mas além do Matt, adoro o Tommy, então, parece mesmo ser um filmaço. Marido já tava cobrando pra irmos. Eu gosto também, da música tema.

    Abraços esmagadores e feliz Agosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o quarto teve nada a ver, senti que esse quinto é na verdade o que deveria ter sido o quarto filme, Tommy lee arrasa, Matt Damon tbm, só gente boa atuando... filme muito bom,espero que goste tbm. bjs

      Excluir
  7. Não conheço, mas fiquei bem curiosa confesso.

    ResponderExcluir
  8. Estamos querendo muito assistir ao filme porque gostamos demais do autor e dos artistas. E agora que vi sua resenha aqui, estou mais ansiosa ainda!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha contribui para aumentar seu desejo de ver o filme, bjos

      Excluir
  9. Oii,

    Assisti aos outros dois filmes e os mesmos são bem legais. Apesar de não ser muito o tipo de filme que eu goste de assistir. Mas gostei da sinopse do mesmo, e vou procurar vê-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra ver, já vi todos os outros bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!