Ad Code

As muitas utilidades do talco

Recentemente descobri as mil e uma utilidades do talco (sim, aquele pozinho branco que as mamães usam em seus bebês), todo mundo sabe que o talco serve para evitar assaduras, para chulé dos pés, já que ele tira a umidade, para alergias por conta do calor etc etc ...Mas sabia que tem outras utilidades além dessas ?


Você sabe de onde vem o talco ?

Para quem pensa que esse nome foi dado pela indústria por ser bonitinho e tal, se engana, o talco é um mineral, de baixa dureza encontrado na natureza nas rochas e é conhecido também como esteatite, sabe a pedra-sabão ? Ela é em grande parte composta por talco também. O nome talco vem da palavra árabe ''talq'' que significa mica, e na época de sua descoberta englobava todo tipo desse minério).

Para ser utilizado na indústria farmacêutica, o talco passa por um processo que mói transformando em pó, pode ser líquido também para ser aditivo alimentar, quando você ver em alguma embalagem esse número (E553b) saiba que nada mais é do que talco. No Brasil nosso maior produtor de talco está no sul, o Paraná, mais exatamente as cidades de Castro e Ponta Grossa.

Um detalhe, polvilho (tipo Granado) e talco são produtos diferentes, polvilho é derivado de enxofre e serve para assaduras, brotoejas, chulé, serve como desodorante corporal também entre outras coisas, mas seu cheiro é mais forte, embora chamem de "talco" ele não tem o mineral em sua composição.


Agora que vocês já sabem o que é o talco e de onde vem, vamos para suas utilidades.
Uma das maiores características do talco é seu poder de absorção, portando podemos usá-lo para:

  • Tirar manchas de gordura de roupas, tapetes, tecidos em geral.
Para isso basta tirar o excesso de gordura com um guardanapo, acrescentar uma xícara de chá de talco (dependendo do tamanho da manha, não existe uma medida exata mas cubra toda a manha com uma boa quantidade de talco), espere umas 3 horas e lave normalmente.
Você pode fazer outro processo também, pegue a peça manchada de gordura ou óleo, estenda sobre a tábua de passar, acrescente um pouco de talco em cima da mancha, sobre o talco coloque um tecido que não tenha problema manchar, passe o ferro morno sobre o tecido que está com a mancha, o calor ajudará a diluir a gordura, o talco absorverá e passará para o outro tecido em segundos.

  • Tirar manchas de sangue
Sujou o sofá, ou tapete com sangue ? Basta fazer uma pasta de água e talco, água suficiente só para umedecer o talco. Aplicando sobre a macha, pressione com um pano seco sem esfregar. Após 30 minutos passe o aspirador de pó, ou retire o pó batendo o tapete, retire o excesso do talco. O que acontecerá é que a água diluirá a mancha, e o talco absorverá o ferro (contido no sangue), quando a mistura secar ficará tudo em pó, só lavar normalmente depois.

  • Tira a oleosidade do cabelo
Hoje em dia temos os shampoos a seco, que quebram maior galho quando temos que sair e não dá tempo de lavar e escovar o cabelo, para tirar aquele aspecto de sujo usamos esse shampoo. Porém uma versão bem mais barata e eficaz existe, o talco faz a mesma função do shampoo a seco. Com o cabelo seco, basta aplicar um pouco de talco, se a raiz é que está mais oleosa aplique nela, espalhe bem com os dedos e depois passe o secador para tirar o pó, além de combater a oleosidade o talco também aumenta a durabilidade da escova. 

  • Efeito de cílios postiços
Essa é uma dica que acho meio perigosa para pessoas desengonçadas como eu. Tem que ter muito cuidado para não deixar cair talco dentro dos olhos... A dica é usar o curvex, aplicar uma camada de máscara e com um cotonete aplicar uma cama de talco sobre o rímel, depois passar novamente a máscara. O talco alongará mais os cílios. Mas sinceramente levando em  não sei vale a pena a trabalheira que pode dar, a sujeira que se pode fazer, tem que ter um efeito muito bom, nunca fiz então só testando mesmo para saber se dar certo. 

  • Pó fixador
Sabe aquele pó translúcido que tanto cobiçamos, mas não é nada barato ? O talco pode servir para fixar maquiagem também, tem que passar bem pouco e com pincel para não acumular o pó, senão vai ficar com a cara toda branca, sinceramente não sei se o talco é recomendado para todos os tons de pele como o pó translúcido é, mas o talco ainda pode ser usado para se chegar a cor do pó compacto ideal, se o seu é mais escuro que sua pele,vá misturando com talco que dá certo, pode usar isso com blush também. Pode transformar seu batom cremoso em matte dando batidinhas com talco. (esse efeito pode ser dado com qualquer pó facial na verdade,mas quanto mais claro ou translúcido melhor).

  • Para evitar bolhas nos pés
ah ninguém merece usar um sapato e ficar com bolhas, use um pouco de talco nas partes que o sapato encosta, calcanhar, laterais dos dedos ... o talco tira o atrito, pode aliviar bastante o aparecimento de bolhas.

  • Refrescante pós depilação
Você se depilou, com cera ou lâminas, sentiu aquela ardência na pele ?
Temos gel, cremes, loções com esse fim, mas o talco também serve para refrescar a pele nessa situação, basta aplicar o pó direto na região. (essa funciona, eu já testei).

  • Dificuldade em vestir uma calça mais apertada ?
Que nunca teve esse problema heim ? Mulher tem épocas que se sente mais inchada, aí aquela calça que sempre coube de uma hora para outra está difícil de entrar, certo ? Pois bem, o talco pode nos ajudar ! Basta aplicar um pouco de talco pela extensão das pernas e quadris, isso facilitará pois o tecido terá menos atrito com a pele. (essa dica me ajudou, gostei).
  • Desfazer nós de cordões e calçados
Sabe aqueles nós que nos irritam, quebram nossas unhas ? Acabou o problema, coloque um pouco de talco sobre o nó, ele ajudará a soltar. O mesmo para colares, que sabe Deus como se dá aqueles nós, tasca talco que ajuda a deslizar a corrente e desfazer aquele nó diabólico.
  • Aliviar coceira de gesso
Nunca engessei nenhuma parte do corpo então não sei como é, mas já ouvi que a coceira é terrível. Imagina que chato está engessado, imobilizado e ainda sentindo coceira ? Coloque um pouco de talco dentro do gesso, dizem que alivia. Diminui o atrito do gesso com a pele, não deixa soar, ou seja refresca e protege a pele.
  • Tirar areia do corpo
Essa dica é para quem vai muito a praia, areia gruda na pele que nem chiclete na sola do chinelo haha.  Lá vai a dica: Com o corpo já seco, espalhe um pouco de talco onde tiver mais areia, a umidade dos grãos de areia passará para o talco te livrando  delas mais facilmente, Basta se limpar em seguida. 
  • Diminuir odor de urina dos felinos
Quem tem gatinho em casa sabe que precisa trocar sempre a caixa de areia, mas rapidamente o odor de urina se instala, mas o talco resolve isso além de manter a areia mais seca. Antes de colocar a areia, coloque o talco no fundo da bandeja, quando seu gatinho mexer a areia o talco se mistura. Pode usar até um talco perfumado se preferir.
  • Controlar infestação de formigas
Tem vez que penso que as formigas dominarão a casa, são tantas que até assusta, principalmente quando está para chover. Se você é do tipo que não gosta de matar, usar produto químico, pode usar o talco. Só colocar um pouco por onde elas estão passando que elas somem, faz um bloqueio de talco nas entradas da casa que elas tomam outro caminho longe da sua casa. 
  • Livrar mudas de plantas de pragas
Sabe aquela plantinha que você quer tanto ter, compra ou consegue a mudinha e as pragas (formiga, grilo, pulgão, lagartas etc) acabam com ela ? Faça o seguinte, pegue as mudinhas coloque em um saco plástico, adicione de 3 a 5 colheres de sopa de talco, chacolhe um pouco e deixe por alguns segundos o saco fechado. A planta absorverá o pó, formando uma camada protetora. Isso evitará o apodrecimento e ataques de pragas. Sua mudinha ficará protegida para crescer saudável.
Caso a planta seja grande e tiver tendo o mesmo problema, pegue um borrifador e aplique o pó sobre as folhas, de preferência em plantas que não pegam chuva para o talco não virar uma pasta.
Espero que esse post seja de utilidade para você, até breve!

Postar um comentário

59 Comentários

  1. Eu uso talco Johnson & Johnson no meu cachorro, ele fica oh cheirosinho! hahahahaha
    Zueras a parte... eu já tava ligada em algumas utilidades sobre o talco, mas confesso que a maioria que vc postou eu desconhecia. Uma vez eu testei essa de usar pra tirar oleosidade do cabelo, realmente tira mas ih curti nao, o cheiro do talco parece que fica mais forte! hahahaha eu hein. Usar nos cilios eu nao uso não, sou desengonçada tbm e certeza que deixaria cair dentro do olho, imagina a situação.
    Eu vou favoritar esse post pq vai que preciso usar alguma dessas dicas né.
    Bjo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk ah mas pense comigo Barbara, vc ta naquela situação que o cabelo tá o ó, não da tempo de lavar e secar, pranchar etc ... vc nao quer sair com ele molhado... é melhor ficar com cheiro d talco do que todo engordurado ne kkk é um quebra galho para um dia atípico, já os cílios eu nao sei se e boa ideia kkkk eu sou muito desastrada e não quero correr o risco, mas algum dia desses eu testo, mas creio q tem muitas outras utilidades para o talco, essas são as mais relevantes que eu acho que podem ajudar kkk bjoks

      Excluir
  2. Só sabia a função de tirar a oleosidade do cabelo.. Muito legal o post!
    Beijos,

    www.jaquelinepacca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaa, quantas utilidades o talco tem heim. Adorei saber que ajuda e entrar na calça apertada =)
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Suzi, não sabia de nada disso, pra falar a verdade tenho até uma implicância com o talco. Interessantem gostei, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie, é eu tbm tinha implicância kk convenhamos que talco se não tomar cuidado a gente faz uma sujeira danada, mas ele é bem útil e super barato, o que compensa em algumas ocasiões o seu uso. beijos

      Excluir
  5. Suziii que post Baphônico kkkkk sabia de algumas utilidades tipo oleosidade do cabelo, mas tirar mancha de roupa, ajudar a vestir a calça jeans kkk to passada!!
    Adorei as dicas vou aproveitar várias
    beijocas
    By Jeeh Sena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk é Jeeh, a coisa vai além do cabelo... não pode faltar talco em casa viu kkk bjo

      Excluir
  6. Respostas
    1. hehe bom não fui eu que as descobri, mas achei bacana reunir as mais relevantes para o pessoal que acompanha o blog, um produto útil assim tem que ser divulgado ne não ? bjoks

      Excluir
  7. Gente não sabia dessa funcionalidade do talco. Que bacana. Ah eu usei tanto talco quando criança adora a sensação de fresco. E acho tão lindo ver bb com talquinho no pescoço.
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha vdd, eu vivia cheia de talco tbm Pri pq tinha muita alergia ao calor. O talco tira a oleosidade da pele, refresca e atualmente tem os de todo tipo ne, com ou sem fragrância, várias marcas... só aproveitar as dicas e usar qnd preciso, beijos

      Excluir
  8. You write so interesting posts and make very beautiful photos! Like our blog! Keep doing it!
    I’ll be happy to see you in my blog!)

    Diana Cloudlet
    http://www.dianacloudlet.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, tudo bom?

    Ah eu nao sabia de tanta utilidade do talco! Eu já usei para tirar a oleosidade do cabelo e para colocar nas minhas gatas para ficarem cheirosinhas... quando elas ainda estavam aqui... fiquei encantada com a ideia de usar ele como pó translucido *-* adorei as dicas!

    Beijoss

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn gente gato com talco, que fofura ! Eu tbm acho boa a dica de pó translúcido, mas tem q ser pouquinho se não vira Gasparzinho, pensou ? kkk

      bjo

      Excluir
  10. Nossa nem imaginava quantidade de poder que tem o talco, até manchas, e que é um minério... Ual!!! Parabéns menina, super cult bjks www.walmontani.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom q gostou ... essa é umas das dicas mais legais ne Wal, tirar óleo, gordura de tecido não é fácil. Assim que sujar estando em casa, já joga talco rssrs
      bjo

      Excluir
  11. Eita quantos benefícios e eu não conhecia nenhum
    fiquei até mal agora
    amei saber e já vou começa a
    usar.

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha fique mal não Nanda, muita gente começou a descobrir agora tbm, eu ate pouco tempo não sabia, aproveite bem as dicas, bjao

      Excluir
  12. Oi Querida ,tudo bem?
    Nossa estou super chocada aqui ,eu não sabia que o talco eram tão útil assim ,e poderiam resolver tantos problemas , estou impressionada , valew pelas dicas ,eu adorei ,não sabia mesmo do que eram feito , se tinha outra utilidade , parabéns você desvendou coisas que nunca imaginei que o talco poderiam fazer .

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/2015/03/homenagem-feliz-dia-da-mulher.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, fico feliz que tenha gostado. Cumpri o objetivo do blog, informar o pessoal, com coisas simples porém úteis \o/ talco pode ser usado bem mais que só em bebês viu ? beijos, obg pela visita

      Excluir
  13. Olá!
    Eeeita Suzi, nem sabia que tinha tanta utilidade assim, pra mim só servia para uma ou até duas coisas, estou impressionada! Hahahahahaaha muito útil o post!
    Beijos
    carolinagaspars.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é serve para muitas coisas kkkk que bom q gostou do post, bjoks

      Excluir
  14. Suzi minha linda!!! Olha amei seu post, algumas funcionalidades do talcol eu já conhecia, outras não fazia a mínima ideia, esta dos cílios foi novidade, vou testar para ver se funciona, a da calça apertada simplesmente é perfeita, vai me ajudar a entrar em algumas kkkkkk, para formigas foi um achado, minha casa esta em um período que elas estão aparecendo com mais frequência e tem me dado nos nervos e para as pragas nas plantas foi outra surpresa, enfim, vou usar muito mais talco agora!!!

    Bjos Alê e suas Singularidades
    http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe a da calça funcionou comigo kkk sabe aquela dificuldade depois do banho ? O talco resolve pq seca a pele e ajuda a deslizar o jeans, boa sorte ai kkk
      para as formigas eu coloco é inseticida logo, pq aqui em casa que dá até medo, mas quem não gosta de matar pode usar talco, tem outras coisas tbm, tem obstaculos que elas encaram, não sei o pq rs para as plantas meu tio usa, mais nas mudinhas, estou vendo que não ai faltar mais talco ai na sua casa hahahaha bjos

      Excluir
  15. Caracaaaa quantaa coisaa que eu nem imaginava, só sabia para tirar a oleosidade, adoreii as dicas principalmente o para dar efeito de cílios postiço!

    Beijoos
    www.camilanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amiga,
    o talco tem mesmo muita utilidade,
    gostei de suas dicas!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha usado o talco para tirar a oleosidade do cabelo, mas essa era a unica função dele que eu conhecia. Nossa achei bem legal isso!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oi suzi tudo bem?
    Adorei todas as dicas eu nunca havia comprado talco, mas minha mãe sempre gostou e nunca soube de tantos beneficios assim, com certeza na proxima visita a uma perfumaria vou comprar um p mim, ele é muito util

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo ótimo Lia, é útil sim, eu acho super útil principalmente para tirar manchas, a oleosidade d o cabelo numa emergência ... o negócio é ter sempre em casa ne, bjos

      Excluir
  19. Uau! É quase um BomBril..rsrsrs
    Algumas minhas av´já falava outras achei novidades...
    Boa matéria.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Ganhe Batom Líquido Dailus + Brincos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é quase msm kkkk serve para bastante coisa ne, que bom q gostou. bjo

      Excluir
  20. Usar talco para segurar o óleo na roupa e no cabelo sempre uso.
    Mas, não sabia que serve para controlar as pragas e nem para ajudar subir calça apertada ...
    Bom saber, adorei as dicas.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk pois é Bruna ajuda sim, tem dias que a gente tá mais inchada, a calça da mais trabalho ne, com o talco a pele fica sem atrito, mas sequinha o que facilita.
      bjos

      Excluir
  21. Gostei das dicas. A do cabelo eu ja sabia, agora vc sabia que do efeito cílios postiços, pode se usar o pó compacto? eu tenho um vídeo no meu canal.

    www.belaechic.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é to sabendo flor, acho até que é melhor que o talco principalmente para gente desastrada q nem eu kkkkkkkk o talco e muito fininho ne, mas como estava falando só do talco nao mencionei no post. beijos

      Excluir
  22. Que bacana essas dicas hein Suzi, algumas eu já tinha visto como a do shampoo seco.
    Vou experimentar, obrigada por compartilhar.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. experimenta sim, a maioria é bem útil para o dia a dia. bjin

      Excluir
  23. O talco realmente tem 1001 utilidades, algumas eu ainda não conhecia.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem bastante viu, bem mais que só em assaduras de bebês^^
      bjo

      Excluir
  24. Oi Suzi, nossa quantas utilidade hein. Confesso que não conhecia nem a metade. Tirar a oleosidade do cabelo é uma das mais práticas, que mulher já não experimentou? Para bolhas no pé, com certeza é muito bom. O que achei mais incrível foi usar para vestir uma calça, essa eu nunca tinha experimentado. O que mais gosto no talco é o cheirinho dele, delicado perfume de bebê <3 Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria conhece essa para tirar oleosidade do cabelo, a da calça acho que foi a dica que a maioria gostou kkk ah o cheirinho e bom msm, adoro tbm. bjos

      Excluir
  25. Nossa não sabia de nenhuma dessas utilidades, acredita? Adorei, esse do rímel também pode ser feito com pó facial comum, eu já vídeo mostrando e fica ótimo, mas o que me ganhou foi o da calça, morri, com isso, tenho que tentar!!! haha
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe tente flor, ajuda muito. Claro que tem q ser a calça q vc usa normalmente, nao adianta querer entrar em numero menor kk mas o talco facilita muito entrar na calça, beijin

      Excluir
  26. Eu aqui usando talco só pra tirar evitar o chulé. kkkkkk

    brendovieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai serve para mais coisa viu so ? bj

      Excluir
  27. Olá flor, confesso que não conhecia estas dicas em relação ao talco. Mesmo não acreditando muito, irei verificar em relação a isto kkkk. Até porque parece ser muito útil.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é flor, tem mais coisa até, mas achei irrelevante kkk mas essas vc testa, as de manchas funcionam, cabelo tbm, só toma cuidado em tentar por nos cílios kk beijos

      Excluir
  28. É bom também para limpar xixi de gato em sofá, tapete...

    ResponderExcluir
  29. Otimo post ... gostei bastante .... parabens

    ResponderExcluir
  30. Tarco vencido fais mal

    ResponderExcluir
  31. Adorei, não sabia de muita coisa! foi muito util!
    bjúu´s

    ResponderExcluir
  32. Oi como vai tudo bem?já amei seu post converso que não sabia dessas dicas por isso dicas anotadas parabéns arrasou,só a dica de tirar a oleosidade do cabelo que eu já sabia o resto não mais seu post beijinhos.

    www.alzineterodrigues.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!