09/03/2018

Perguntas frequentes sobre queratina líquida

Já usou ou pretende usar queratina líquida para fase de reconstrução capilar?  Tempo atrás dei meu relato quando usei a primeira vez (confira aqui) e consegui restaurar meu cabelo que estava bem danificado e é um dos posts mais acessados aqui do blog, com mais perguntas a respeito.

Quero deixar claro que não sou profissional e vocês devem sempre consultar um cabeleireiro. Esse post é fruto da minha experiência pessoal e pesquisas que fiz para poder usar a queratina. Eu uso a da Niely Gold, atualmente uso uma vez ao mês. 

cabelo tratado com queratina
Essa foto foi após lavar o cabelo, aplicar queratina e ter secado e pranchado de leve.

O que é queratina ? 

A queratina é uma proteína presente na composição dos cabelos e unhas, corresponde a 90% da estrutura do cabelo. Mas quando os fios sofrem agressões como química e calor, as camadas dos fios se abrem e perdem hidratação e claro, queratina, deixando os fracos, com pontas ficam secas.

Quando devo usar queratina ?

Somente se o seu cabelo estiver precisando. Não pode usar em excesso e em cabelo saudável pois o resultado será o inverso, deixará seco, duro, horrível. Cabelos quebrados, danificados, elásticos, que passam por processos que desgastam as cutículas, como chapinhas, secadores, tinturas, geralmente são cabelos que perdem a carga natural de queratina que tem. Um teste básico e rápido para ter uma noção é o teste de porosidade com o copo de água e um fio de cabelo. afundou, seu cabelo está com cutículas abertas e precisamos fechar elas.

Loiras podem usar ? Quem não tem química também pode ?

Não só podem como devem. Cabelos descoloridos perdem mais massa. Mas deve se ter cuidado com a queratina que vai usar para não manchar o cabelo caso ele seja muito claro, dê preferências as que são em cremes ou incolor. Quem nunca usou química ou está livre delas também pode usar a queratina, a diferença é nos intervalos e na necessidade de repor queratina, quanto menos agressões sofrer menos precisará. É meu caso, parei com as químicas há 3 anos, mas ainda uso secador e prancha uma vez outra, então uso a queratina como manutenção 1 a 2 vez no mês.

Usei a queratina e o cabelo ficou embaraçado, mais grosso, o que fazer?

Nada, isso é normal porque a queratina encorpa os fios, ela está agindo. Nada que um bom creme de hidratação não resolva, penteie com cuidado.

Como é feita a reconstrução com queratina líquida e qual intervalo de tempo?

Você pode usá-la diretamente nos fios ou adicionar a um creme de sua escolha.
recomendam de 15 em 15 dias dependendo do grau de danificação, quando recuperar então será apenas a manutenção.

Preciso fazer hidratação antes de usar a queratina?

Isso vai de gosto, a queratina tende a deixar o cabelo pesado, espetado após a reconstrução, depois isso passa. Então você pode amenizar isso aplicando a hidratação antes. Mas também é indicado aplicar após. E se persistir o aspecto espetado, "duro" é indicado uma umectação para dar emoliência aos fios.

Posso usar queratina antes ou depois de algum tratamento químico ? Tintura, alisamento etc.

Toda química tira queratina dos fios, o ideal é antes de qualquer procedimento você deixar seu cabelo saudável para receber a química. Se for fazer na mesma semana, uns 5 a 3 dias antes pode usar a queratina e sim pode fazer também após, de preferência antes que seque o cabelo, alguns salões fazem a reconstrução sem a cliente pedir.

Qual a diferença entre queratina líquida e em creme (gel) ?

Basicamente a diferença é que a queratina líquida trata de fora para dentro e por ser líquida tem maior absorção e não precisa de calor para agir. Já as que são em creme ou gel, por serem mais densas agem mais lentamente de dentro para fora e para agilizar o processo precisa do calor. Por isso eu prefiro a líquida.

Há efeito colateral/reverso ?

Pode haver sim se você usar queratina sem necessidade. O excesso também danifica os fios. E se você tem cabelos descoloridos tem que tomar cuidado para não usar queratina com cor. O intervalo de tempo também é importante, quando você recupera o fio deve espaçar o uso, não é algo para usar toda semana pois ela acumula nos fios.


Quais marcas de queratinas são mais indicadas?

Isso depende do seu objetivo. Por exemplo há queratinas que não são usadas com calor então não serve para cauterizar. É o caso da queratina da Novex, mas ela é incolor então serve para cabelos descoloridos e pode ser usada direta nos fios. Da Bioextratus  é amarela, serve para ser usada com fonte de calor, geralmente diluída e pode ser usada com máscara de hidratação. Niely Gold (que eu uso) também é  amarela, pode ser usada direto no fio ou diluída em máscara, com calor ou não. Então sempre leia os rótulos para comprar a que mais se adequar a sua necessidade.


Algumas marcas de queratina

Qual a diferença entre reconstrução e cauterização?

Vamos lá, as duas tem a mesma função. A diferença é a forma de fazer. Resumindo a cauterização não tem enxágue e finaliza com chapinha. A reconstrução é um processo mais simples. Confira abaixo.

Reconstrução leve: Para cabelos sem química mas que passam por agressões leves, chapinha ... 
Aplicar um shampoo antirresíduos antes, tirar o excesso de água com uma toalha e aplicar a queratina líquida mecha por mecha e deixar agir por 15 min. Depois enxaguar e finalizar com o condicionador da sua preferência. Pode fazer a cada 15 dias.

Reconstrução média: Cabelos mais ressecados, com pontas duplas e muito frizz.
Lavar com shampoo antirresíduos, tirar excesso de água, queratina mecha por mecha e aguardar 15 min. Enxaguar e finalizar com máscara de tratamento. Enxágue e deixe secar naturalmente sem secador. Aqui pode ser feito em menos tempo a cada 10 dias por exemplo.

Cauterização: Essa é para o cabelo muito agredido.
Lavará com shampoo, aplicará uma máscara de hidratação por 20 min.Enxágue e tire o excesso de água com a toalha. Aplique a queratina mecha por mecha, dessa vez não enxágue. Seque com auxilio de um secador e finalize com a chapinha. A queratina deve ser a sem enxágue e cabelos elásticos não devem usar o calor. nesse caso vai secar ao natural. Deixe por 24 a 48 hs pelo menos e depois lave. 

Em todos os tipos evite a queratina no couro cabeludo. Aplique onde é mais necessário.

Dá para ter o mesmo efeito em casa do tratamento que teria no salão ?

No salão os profissionais tem mais recursos, mas se você souber fazer em casa o efeito será bem próximo, mas as técnicas que você pode usar em casa são simples e limitadas. 
Sempre que for testar algo novo em casa, não esqueça de fazer o teste de mecha antes, que é fazer o procedimento numa pequena parte do cabelo, e depois de 24 hs conferir se deu certo, se não teve alergia e aí sim partir para o cabelo todo, pois isso pode te poupar de um desastre, seja com tintura, com progressivas caseiras, relaxamentos e a queratina ...

Essas são as perguntas mais frequentes, se tiverem mais alguma nos diga para que eu possa ir adicionando nesse post. Obrigada pela visita, até logo!


Siga me no Instagram @suzii_gomes




Suzi Gomes
Suzi Gomes

Espero que tenham gostado do meu blog. Me segue nas redes sociais. Atensiosamente, Suzi Gomes

13 comentários:

  1. Já usei essa Queratina da Niely e gostei bastante, com certeza a queratina é algo pra ser usado com muito cuidado para que ao invés de benefícios não cause nenhum dano ao cabelo.

    ResponderExcluir
  2. Eu uso a queratina líquida da niely e amo, amei essas respostas de perguntas mais frequentes sobre o uso da queratina líquida, eu ficava imaginando se por ser líquida funcionava mesmo e agora tirei minha dúvida nesse post.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, super explicadinho e bem esclacedor. Sempre tive algumas dúvidas sobre a melhor forma de usar a queratina, agora não tenho mais!

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post estou em busca de um tratamento para meu cabelo e a queratina esta entre eles vou comoprar a da Nyeli gold vi muitos falarem que e boa amei tirou minhas duvidas obrigada

    ResponderExcluir
  5. Nunca usei a queratina pura, já usei produtos com base de queratina...
    Amei as perguntas, meu cabelo é fino e já pensei em usar
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  6. Eu uso e amo o resultado!Vou seguir as suas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu uso queratina liquida e amei saber mais sobre e;a aqui! Eu notva mesmo meu cabelo mais grosso e embaraçado e ficava com receio. Quer dizer que está agindo! Só preciso fazer isso de 15 em 15 dias pq eu fazia muito. Vou tomar esse cuidado. Amei as dicas!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante conhecer e saber o que estamos usando, afinal se trata de nosso cabelo!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  9. Já usei da Gold e hoje sou apaixonada pela da Novex, eu faço 1 vez por mês, adorei o post ficou bem explicado

    ResponderExcluir
  10. Muito legal..minhas pontas estão ficando bem ressecadas e estou seriamente pensando em tentar a queratina. Bjs
    Blog DiCa_Mattos

    ResponderExcluir
  11. Muito legal..minhas pontas estão ficando bem ressecadas e estou seriamente pensando em tentar a queratina. Bjs!
    Blog DiCa_Mattos

    ResponderExcluir
  12. Ótimo "tira dúvidas" e ótima lembrança... faz muito tempo que usei queratina no cabelo e ele está precisando nesse momento.

    ResponderExcluir
  13. Eu estava mesmo querendo saber um pouquinho mais sobre a queratina, pois estou querendo usar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!