Ad Code

12 dicas de como controlar a oleosidade na raiz dos cabelos

Helloo girls and boys! Tudo bom ? Quase me atrasei com o post do projeto 12 meses, 12 coisas do mês de Julho ! O tema do mês é: 12 dicas sobre algo ...

Fiquei pensando sobre que dicas eu daria, bom estou numa fase de cuidar do meu cabelo e ele é um pouco oleoso na raiz, isso me incomoda um pouco, pesquisei várias coisas pela internet que pudesse fazer e há meses seguindo essas dicas abaixo, meu cabelo tem ficado controladinho, limpo e sem transtorno.


12 dicas sobre ...como controlar a oleosidade na raiz dos cabelos


Primeiramente, a oleosidade nos fios é super importante, não em excesso porque aí causa quedas, caspas etc, mas é uma proteção natural dos fios que mantém o cabelo hidratado, maleável, enfim ... você precisa dessa oleosidade. A causa da oleosidade pode ser devida a má alimentação, problemas hormonais, algum produto que esteja usando, químicas, secadores ... ou simplesmente sua glândula sebácea produz mais óleo, o fato é que dá para melhorar, desde que cortei frituras e corrigir uns problemas hormonais melhorou 50 % do problema. 

Dica 1- Nunca, eu disse nunca retire totalmente a oleosidade. 
Se você deixar seu cabelo seco demais, sem oleosidade (hidratação) nenhuma, ele terá um efeito rebote e produzirá muito mais oleosidade para compensar. Agora preste atenção nas próximas dicas.

Dica 2- Use shampoos que ajudem a combater oleosidade
Dê preferência a shampoos que tiram a oleosidade ou que pelo menos não aumente, shampoos a base de jaborandi, aloevera, por exemplo são ótimos, também tem os anti-resíduos, os que são a base de Lauril Sulfato de Sódio. Mas é preciso tomar cuidado com esses, para não ressecar demais os cabelos e quem tem química deve usar com cautela para não retirar a tintura, a progressiva etc.


Dica 3- Intercale os shampoos
Bom como eu disse você deve usar shampoos que ajudem a combater a oleosidade, mas você deve equilibrar para que não tire toda oleosidade do seu cabelo, lembra ?
Então tenha um shampoo que seja mais hidratante, um anti resíduos ou de limpeza profunda e um comum para cabelo normal ou oleoso. Cada dia você pode usar um de acordo com a necessidade, anti-resíduos uma vez na semana ou a cada 15 dias, nos outros dias vai intercalando com o mais hidratante e o próprio para oleosidade.

Dica 4- Não lave o cabelo todo dia
Assim como os shampoos, intercale os dias. Lavar muito tira a oleosidade, lavar pouco aumenta, então crie uma rotina dentro da sua preferência. Dia sim e dia não, a cada 2 dias, isso dependerá do grau de oleosidade do seu cabelo.

Dica 5- Hidrate o cabelo
Tem gente que acha que hidratar o cabelo deixa mais oleoso, mas a verdade é que cabelos bem hidratados produzem menos oleosidade, a questão é só saber usar os produtos certos, enxágue bem e não deixe resíduos.

Dica 6- Evite usar cremes sem enxágue, condicionadores ou máscaras na raiz
Eles foram feitos para cuidar do comprimento, não da raiz. Os cremes são hidratantes e podem causar descamação do couro e mais oleosidade. Cremes sem enxágue, leave-in, fluídos reparadores tem que ser usados em quantidade mínima da metade dos fios as pontas, pois produtos que ficam no cabelo podem proliferar fungos, além de pesar os fios.

Dica 7- Umectação com óleo vegetal
Oh contradição, se o cabelo é oleoso vamos usar mais óleo ? Sim!
Os óleos de origem vegetal (coco, azeite, argan...) tratam a raiz e o couro cabeludo, nosso organismo produz menos sebo, mas deve ter moderação no uso. É para ser aplicado em uma quantidade razoável, da raiz as pontas e retirado depois com shampoo até que saia todo resíduo, a gente quer somente a nutrição.


Dica 8- Evite calor nos fios
Não lave o cabelo com água quente e não use secador muito quente também. Lave com água fria a levemente morna. O mesmo para o secador, não o aproxime tanto da raiz, mantenha a uns 15 centímetros de distância e sabe por que? Porque o calor estimula as glândulas a produzirem mais óleo.

Dica 9 - Use tônicos capilares
Sabe aqueles tônicos para queda ? São ótimos, ajudam muito a controlar oleosidade, de quebra fortalecem os fios, reduzem caspas, já usei quando a coisa era tensa e funcionou.

Dica 10- Não use receitas com vinagre, limão, álcool ou coisas ácidas 
Gente, tem muita receita caseira por ai para retirar oleosidade, tomem cuidado porque podem até funcionar, só que podem dar o efeito rebote e mais que isso podem dar uma dermatite, causar ferimentos, irritações no seu couro cabeludo. Ainda ressecam os fios.

Dica 11- Evite passar a mão nos cabelos
Que mulher não adora ficar jogando o cabelo para o lado, mas isso deve ser evitado, pois a gente acaba levando a oleosidade e sujeira das mãos para o cabelo, fazendo com que ele pese muito mais, quem tem franja pode perceber isso mais facilmente

Dica 12- Shampoo a seco nas emergências
Essa é uma dica que comecei usar, qual a vantagem do shampoo a seco ? Ele salva vidas!
Sabe aquele dia que todas as opções acima falharam ? Não dá tempo de lavar e você tem um compromisso ? Use shampoo a seco, eles são a base de amido de alumínio e absorvem a oleosidade, não fica igual uma lavagem, mas disfarça,solta. Também pode ser usado entre as lavagens para manutenção.
É isso meus amores, esse foi mais um post para o projeto #12 meses12 coisas idealizado pela Rafaela do blog Lemao Doce. Quer ver os posts anteriores ? Clique nos links abaixo.

Fevereiro: 12 citações que me inspiram    Maio: 12 blogs que sigo
Março:  12 músicas que adoro                     Junho: 12 personagens que amo/odeio
Abril: 12 fotografias                                     
Até o próximo post, beijos!
Minhas redes:  Google + // Fanpage // Instagram

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Suzi muito boas as dicas, meus cabelos é oleosos as suas dicas vão me ajudar, mas já sigo algumas dicas como não lavo os cabelos todos os dias, Suzi não sabia que passar as mãos nos cabelos acaba levando a oleosidade para os cabelos, poxa eu geralmente faço isso muitas vezes, agora vou tentar evitar isso, Suzi obrigada pelas dicas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, são dicas bem fáceis e que muitas já seguem, mas sempre tem alguma coisa a mais né rs essa de passar a mão no cabelo eu não acreditava, mas qnd parei melhorou mais ainda. A gente acaba espalhando a oleosidade pelo cabelo e estimulando as glândulas se fica passando os dedos. Bjs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom Midian, cabelo é um negócio complicado viu rsrs bjs

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas, porque já sofri desse problema chato de ter a raiz muito oleosa e felizmente com algumas das dicas que mencionaste a cima e muita paciência consegui melhorar e muito o problema ;)
    Beijinhos

    http://dailyprinces.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mara, tem que ter paciência e seguindo essas dicas, usando produtos próprios resolve grande parte do problema. Bjs

      Excluir
    2. Isso mesmo Mara, tem que ter paciência e seguindo essas dicas, usando produtos próprios resolve grande parte do problema. Bjs

      Excluir
  4. SEMPRE É BOM SABER DICAS,ESSAS DICAS SÃO MUITOS BOAS AMEI PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. Olá Suzi! Quantas dicas valiosas,algumas já tinha conhecimento mas outras descobri agora, o Shampoo a seco eu não sabia,belo post. Bj♥

    ResponderExcluir
  6. Dicas incríveis Suzi, vou passar ao meus filhos que tem muita oleosidade!
    Tenho certeza de que vão amar!
    Eu adorei!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas Suzi, já sigo algumas outras ainda não consegui aderir.
    O shampoo a seco salva vidas de vez em quando né?! Rsrs.
    Parabéns pelo projeto.

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!