Ad Code

Cabelos ... Como diminuir o frizz e as pontas duplas ?

Oi meninas, hoje eu vim com um post que acho que interessa a muitas, estou numa luta que só com meu cabelo, estou na luta contra o frizz e  as pontas duplas, fico cortando para diminui-las além de outros artifícios que uso para controlar elas e o frizz . Mas para combater esse mal precisamos saber como ele surge e que forma podemos amenizar.

Primeiramente vamos esclarecer o que é e porque aparecem os frizz (aqueles fios rebeldes que insistem em levantar e te deixar descabelada sabe ?).
O frizz nada mais é que partículas de hidrogênio que se juntam no seu cabelo, os fios contém átomos de hidrogênio que em contato com a umidade atmosférica (que também tem átomos de hidrogênio) se unem e aí causa esse arrepio nos fios.

Amiga ninguém escapa disso, qualquer tipo de cabelo, seja crespo, ondulado, liso etc pode ter em algum momento esse tal frizz .
Cabelo com frizz

Mas como evitar ? Algumas medidas podem amenizar bastante esse incomodo.

Devemos evitar coisas que contenham álcool, evitar também secadores, chapinhas, lavar em água quente, muito tratamento químico causa muito frizz também. Para compensar essas "agressões" use sempre máscaras nutritivas e de hidratação, pelo menos uma vez na semana, pois cabelos bem hidratados terão menos frizz. Eu  procuro lavar sempre com água fria pois ela sela as cutículas dos fios e quem tem cabelo cacheado prefira usar pentes de dentes largos. Usar cremes para pentear, tentar ao máximo não "quebrar" o cabelo na escovação. 

E as pontas duplas ? Sabia que não precisa cortar seu cabelo só por causa delas ?
Pontas duplas


Existe outros jeitos para amenizar se tem poucas, nosso cabelo é dividido em três partes, sendo : a medula que fica no interior do fio e distribui os nutrientes, o córtex que fornece força e elasticidade e a cutícula que que é a camada externa que se sobrepõe uma sobre a outra, aí essas cutículas se abrem deixando o fio exposto e ele vai se partindo ao meio começando pelas pontas ... ah e não é só em dois que o fio se parte, pode ser em três também.


 Formas em que as pontas podem se partir



As pontas duplas se formam quando o cabelo sofre muitas agressões químicas (tinturas, escova progressiva etc ), calor excessivo de chapinhas e secadores,ou simplesmente está ressecado por falta de hidratação... De tudo isso o que eu acho que mais agride meu cabelo é o secador e a chapinha, ultimamente tenho usado pouco e tenho visto diferenças, o secador deve ser usado em temperatura média e mantendo uma distância mínima de 20 centímetros dos fios.
O secador resseca, deixa os fios quebradiços, queimados, altera o ph, deixa os fios oleosos, além de deixar o cabelo com frizz e pontas duplas, então na minha opinião (que não sou especialista nem nada) o secador e chapinha são os maiores vilões no quesito frizz e ponta dupla.
Então se você quer se livrar ou pelo menos amenizar esses dois problemas que comprometem a beleza dos seus cabelos, modere no uso desses equipamentos.

Leia Também:
Mas a questão é, depois que isso tudo acontece o que fazemos ?
Bom, a receita é a reposição dos nutrientes, hidratação, reparadores de pontas, silicone e ainda a cauterização. Tudo isso ajuda a tratar o aspecto ressecado dos fios e forma uma película protetora, porém isso é temporário, infelizmente as pontas duplas não são como o frizz, para eliminá-las de vez o jeito é cortar mesmo e ir sempre mantendo os cuidados.

Até o próximo post amores, beijos!


Postar um comentário

30 Comentários

  1. Depois que parei de usar água quente nos meus cabelos ele melhorou uns 150%. quando está muito frio eu uso água morna. Valeu pelas dicas. bjus
    http://amorenagatinhamake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm parei flor, realmente melhora muito .... dureza é no inverno que não consigo usar água fria de jeito nenhum rsrsrs

      beijocas

      Excluir
  2. Flor como tenho cabelos extrememente cacheados também sofro com os nós e ressecamento dos fiso deixando eles com ponta dupla e muito frizz. Eu costumo usar máscaras que hidratem mais! e Sempre que posso evito chapinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois eh Adriana, meu cabelo está voltando ao normal, pois não pretendo fazer progressiva mais, pelo menos não por enquanto heheh
      uso mais chapinha fds, mas durante a semana deixo secar ao natural e hidrato bastante, problema q meu cabelo é oleoso e então evito usar muitos hidratantes com óleos e tal, mas melhorou muito meu cabelo ao parar com secador e chapinhas frequentes, químicas tbm.
      beijocas

      Excluir
  3. Post maravihoso, acho que post sobre cabelo na minha opinião sempre é mto bem vindo porque hoje em dia só não cuida da cabeleira quem não quer porque temos muitas informações pra deixar o cabelo incrivelmente lindo.
    bjokas

    lainemenezes.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah verdade Laine, temos bastantes opções mesmo ... a questão é nem sempre se tem o tempo necessário, se conhece os melhores produtos por isso importante pesquisar tudo
      beijos

      Excluir
  4. Não sabia de nada disso kkkkkkk
    Ótimo post, me deixou esclarecida, e eu que cortava sempre que via as pontas duplas....
    Aíí sim né?! Bora cuidar dos cabelos. :3
    Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai ai Wal, muitas vezes é necessário cortar mesmo, mas antes disso dá pra atenuar as pontas duplas e depois que cortar podemos ir cuidando para que não apareça tão cedo mais delas, e cada cabelo é de um jeito, o meu eu descobri que o calor excessivo é o que mais acaba com ele, como meu cabelo já e muito oleoso, eu procuro hidratar mais as pontas, ainda não está como eu quero,mas vou chegar lá kk beijos

      Excluir
  5. É quase impossível mesmo deixar de usar o secador, mas podemos diminuir o uso né kkkk, tenho todos esses tipos de pontas duplas, espero que seguindo suas dicas elas diminuam um pouquinho, gostei muito do post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quase mesmo viu rsrs eu não sou fã de secador, mas meu cabelo é muito comprido e acabo tendo q usar para não demorar muito a secar, no verão eu nem esquento e deixo secar naturalmente. Espero que as dicas t ajude viu, estou seguindo todas mas meu cabelo é meio rebelde kkk ele tá quase aceitando as dicas, beijoss

      Excluir
  6. Pontas duplas e frizz sempre é um problema,principalmente quando se tem cabelo cacheado eu que diga haha.
    Eu particularmente sempre uso cremes anti frizz e reparadores de cabelo,eu estou usando no momento um que esqueci o nome que é da Lokenzzi e meu cabelo esta super bem,e nunca mais teve frizz ou pontas duplas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Millena lembre o nome kkk preciso conhecer esse produto, vai que dá certo para mim tbm, ngm merece esses frizz ¬¬
      beijocass

      Excluir
  7. Amo as postagens e dicas daqui. Acho super completas e bem esclarecedoras.
    Eu tinha muitos pontas triplas.. Ficava apavorada... mas depois que vi que existem pontas piores... me confortei... rs
    Assim, eu agora cuido muito mais dos meus cabelos... e uso uma variedade de produtos que selam e previnem as tão temidas pontinhas.
    Acredito que seja assim mesmo como você falou, reposição de nutrientes... reparadores de pontas... Eu gosto muito de passar também, tratamentos instantâneos e BB Cream... Tem contribuído demais.

    Beijinhos e uma linda semana.
    http://www.julianefreire.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é dureza ne Juliane rs tbm me conforta saber que tem piores q o meu kkk
      estou precisando de um desses bb cream q vc citou, ainda não experimentei ...
      beijocas e que bom que gosta das postagens

      beijocas

      Excluir
    2. Agora tem um monte lançando no mercado, amiga...
      Procura um e se joga... <3

      Beijinhos e uma linda semana,

      Excluir
  8. Que bom. Não sofro com pontas duplas, graças a Deus, mas o frizz persegue por conta dos cachos, então sigo sua orientação de pentes largos e muitaaa hidratação.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain que bom Suely, cuida desses cachos lindos *--*
      beijocas

      Excluir
  9. Água quente é um grande vilão mesmo .. depois que minha cabeleireira deu a dica .. nunca mais lavo ... somente fria ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Roberta, água quente não é nada boa para os cabelos, mas no inverno acabo lavando na água morna, pq na fria quase morro kkk
      beijocas

      Excluir
  10. Frizz é muito chato, hoje em dia quase não tenho pois hidrato bastante o cabelo , mas já sofri muito com isso.Ótimo post, super dicas, do rei
    megapracima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain nem me fale em frizz Mega, são irritantes e muito comuns, mesmo que poucos eles sempre aparecem, ainda bem que dá para amenizar bem isso
      beijocas

      Excluir
  11. Eu sempre tomo banho com água quente, mas no meu cabelo é sagrado o uso da água fria, assim como nossos poros da pele se abrem na água quente nosso cabelo tende a separar as escamas e isso so aumenta o frizz deixa ele mais propicio a quebra. gostei muito do poster Suzi bjos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem isso que acontece Midian, água fria dá mais brilho tbm ... é o mesmo caso dos secadores e chapinhas, o excesso de calor prejudica muito os fios.
      beijosss

      Excluir
  12. Excelente post Suzi, o meu cabelo tem muito Frizz e pontas duplas estou sempre cortando, mesmo eu fazendo Hidratação o meu cabelo ainda continua assim. mas vou seguir as suas dicas quem sabe resolve né. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah Renata, tem cabelo que realmente é mais difícil, são mais sensíveis
      os meus tbm não melhoram muito o frizz, beijocas

      Excluir
  13. Nossa, adorei as dicas. Meu cabelo sofre muito com isso e as dicas vão me ajudar bastante :)
    http://blogmisspetite.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, como diz aquele ditado é melhor previnir do que remediar... Sempre é bom hidratar os cabelos para não ter esse problemas, e quando aparecem temos que cuidar logo, antes que o cabelo vire um 'cabelo de milho' e tem que passar a máquina 0.. rsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah verdade Sabrina, melhor tratar logo mesmo.
      beijocas

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!