Filme O Coringa é bom ? Minha opinião

Olá, já assistiu o filme "Coringa" ? Entre muitas críticas (boas e ruins) eu fui ver e não podia deixar de registrar aqui minha opinião. Sem Spoiler.

Filme O Coringa com Joaquim Phoenix



Lançamento no Brasil em 3 de Outubro,

Sinopse: 

Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

Sinceramente não sei por onde começar,  esse filme veio com uma proposta diferente, com uma nova história sobre esse personagem tão sensacional, o vilão dos vilões da DC Comics. Uns 20 anos antes de Batman salvar Gotham. Não pense que é só mais uma historinha de heróis e vilões, assista com uma mente bem aberta.

Eu achei incrível a interpretação de Joaquim Phoenix, a gente vê um homem franzino que parece que vai se quebrar a todo momento, com uma voz tão tímida, um cara que a vida é tão dura com ele e você se pergunta: Como é que esse ser pode ser um vilão ? 

Para lidar com seus sintomas, ele toma sete tipos de medicamentos, escreve um diário e recebe visitas regulares de uma assistente social.

E alguns momentos, senão em todos você sente pena daquele mente tão perturbada que só estava procurando ajuda e as portas foram fechadas bem na cara. Por ironia sua mãe o apelidou de "Feliz", mas felicidade nunca fez parte da vida dele mesmo trabalhando como palhaço para levar felicidade aos outros.

Joaquim Phoenix em Coringa

A gargalhada é um show a parte, onde ela é uma doença (Epilepsia gelástica), ele ri descontroladamente quando está nervoso e acaba sendo mau interpretado, fica muito claro  na expressão facial que apesar da risada  ele está sofrendo,é um filme dramático, indigesto porque ele revela o quanto negligenciamos as pessoas a nossa volta.

"Coringa" trouxe alguns temas bem fortes, um deles é como a doença mental é tratada, como as mazelas da sociedade podem determinar atos criminosos.

A gente vê uma Gotham sitiada pela criminalidade e pela violência, as pessoas sem emprego e sem expectativas de um futuro. Em contrapartida a elite da cidade, os ricos e poderosos ostentando seus luxos e pouco se importando com os menos afortunados.

Em alguns momentos achei que Gotham fosse no Brasil ... 

O filme te introduz na mente do personagem, onde muita coisa não é o que parece. Tem cenas que nos fazem rir, mas não é um sorriso de alegria e sim de nervoso, você rir e pensa: - ''nossa porque estou rindo disso ?''.  Não era pra ter graça ...e é justamente esse jogo de controvérsias e pegadinhas psicológicas que o filme te ganha. 

E quando finalmente Arthur Fleck veste a sua fantasia e se torna o Coringa, ele passa a ser outra pessoa, agora não mais aquele frágil homem, mas agora um sádico, ele se revela o herói da própria história. 

Todos fecharam as portas para ele. É como se essa fosse a única forma que ele encontrou pra sobreviver nesse mundo cruel, sendo cruel também. Mas o pior é que os atos dele levaram pessoas que também já estavam cansadas de tudo, a iniciar um movimento anárquico de luta contra o sistema tendo ele como herói. Isso é muito louco! 

Um filme sem efeitos especiais, onde a arte está na interpretação, onde tudo é muito subjetivo e está aberto a imaginação de quem vê. Dá pra sentir muitas coisas, sabe aquele tipo de filme que você sai da sala cheio de reflexões ?! Coringa é assim!

É um filme de narrativa lenta, construindo pouco a pouco construção o personagem, você primeiro se simpatiza com aquela criatura tão frágil e depois se assusta com que ele é capaz  ...
E é assustador imaginar que realmente existem essas pessoas a solta por aí, não vem escrito na cara de ninguém ''PSICOPATA''! 

Voltando ao filme, não sei te dizer se é o melhor, mas posso dizer que o trabalho foi bem feito, a DC Comics parece não estar interessada em agradar a todos, mas sim aos fãs que esperaram tanto pra ver uma origem do personagem assim. 

Há muita comparação com o Coringa de Heath Ledger, que na minha opinião ainda é o melhor coringa porém o Coringa já no auge de sua ''vilanice'' digamos assim kkk,. O Coringa de Joaquim Phoenix está no início de tudo, então eu não consigo comparar e em termos de interpretação eu diria que é empate. Acho que esse coringa se encaixa muito bem na história do novo Batman agora interpretado por Robert Pattinson, vamos torcer para ter Coringa 2.

Eu não sou uma grande fã de filmes de heróis como os da Marvel, mas eu gosto muito de heróis e vilões humanos, aquilo que não é convencional e nem politicamente correto. Então vai ver por isso "Coringa" me agradou e eu daria 5 de 5 estrelas para esse filme e aconselho que você assista e tire suas próprias conclusões.

TRAILER


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Paginação numerada



Subir