Doces fáceis e mais saudáveis para fazer na Páscoa

Doces fáceis e mais saudáveis para fazer em casa

Páscoa saudável ? Páscoa sem chocolate ? Sim é possível 

A Páscoa já está aí pertinho e aquele momento que para muitos é só felicidade, cada um tem sua forma de celebrar a data, um belo almoço em família por exemplo regado em comidas gostosas e claro, com chocolates sendo a estrela da mesa. 


Mas eu estava pensando, (deveria ter feito esse post antes inclusive, desculpem!) e as pessoas que não podem comer chocolate ? Seja por intolerância a lactose, por diabetes ou até mesmo por estar de dieta. O cacau em si é muito benéfico para nosso corpo, o problema é quando ele vira o chocolate cheio de açúcares, gorduras e leite.

Mas em casa podemos fazer substituições e assim não passar vontade, nem sabotar a dieta. Tem pessoas que nem gostam de chocolate. Eu simplesmente amo chocolate meio amargo, de preferência com 70 % de cacau.

Então para você ou alguém da sua família não passar vontade e nem deixar de comemorar a data adoçando a vida, preparei uma listinha com receitas inspiradas em cada tipo de pessoa.

São receitas de doces mais saudáveis com ou sem chocolate e que você pode personalizar da sua forma.

Ovinhos de gelatina para as crianças

ovos de gelatina

É divertido e dá para enganar a criançada que por algum motivo não pode comer chocolate, você pode usar gelatina diet se preferir ou fazer sua versão com gelatina natural por exemplo.

Ingredientes:

Pacotinhos de gelatina
água
cascas de ovos ou forminhas ovais
óleo

Se for usar a casca do ovo. Lave muito bem e enxugue. Com uma faca de ponta, faça um furinho na base de cerca de 1 cm, retire a clara e a gema. Lave bem por dentro para retirar o cheiro. Leve as cascas ao forno pré-aquecido em uma temperatura de 150° por 10 minutos. Deixe os esfriar. Se quiser decore-os. Enquanto isso faça a gelatina.

Coloque dentro dos ovos, se fizer gelatina colorida fica mais bonito, então terá que por camada por camada esperando que uma endureça para por outra...  Pode servir no ovo ou descascar e a criançada vai se divertir. Você pode fazer outras versões, com outros ingredientes inclusive. 

Trufas de batata doce


trufa de batata doce

Ingredientes:

600g de purê de batata-doce
150g de cacau

50g de chocolate em pó
150g de açúcar ou adoçante

1 caixa de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de manteiga vegetal

Misture o purê e o açúcar, o gengibre,  cacau e a manteiga amolecida em uma panela. Cozinhe em fogo baixo até ficar com ponto de bala.

Espere esfriar, faça bolinhas e passe no chocolate em pó, leve para geladeira por algumas horas e pronto, pode servir ou embrulhar em embalagens bonitinhas.


Bombom gelado de amendoim


bom de amendoim com pasta de amendoim

E quem gosta de amendoim ? Tem muitas receitas legais, essa é fit para comer sem culpa. (com moderação, claro!)

Ingredientes:

2 colheres de chá de pasta de amendoim low carb.
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
3 colheres de sopa de água
1 colher de chá de adoçante da sua preferência
forminhas de silicone





  • Misture a água com o açúcar e o leite pó até formar uma pasta. Coloque um pouco em forminhas de silicone, intercale com a pasta de amendoim, por cima coloque leite em pó ou amendoim moído, só para enfeitar. Leve ao congelador por algumas horas e pode servir. Se preferir em vez de forminhas, pode usar uma única forma e cortar o pedacinhos na hora de servir.

  • Brigadeiro saudável

    brigadeiro saudável feito com banana

    Para quem até gosta de chocolate, mas quer uma versão fit ... 

    Ingredientes:

    1 vidro de leite de coco
    1 banana-prata madura
    2 colheres de sopa de cacau em pó puro
    1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara

    coco ralado

    Amasse a banana, misture os demais ingredientes e leve ao fogo médio até engrossar.
    Espere esfriar e leve a geladeira por 30 minutos. Faça as bolinhas e passe no coco ralado ou outra coisa só para enfeitar.


    Bolo de chocolate na frigideirabolo na frigideira

    Ingredientes:

    2 ovos 
    4 colheres sopa de farinha de amêndoas ou de aveia
    2 colheres sopa de coco ralado sem açúcar 
     2 colheres sopa de cacau em pó 
    2 colheres sopa de adoçante
    1/2 colher de manteiga derretida
    2 colheres de sopa de água morna
    1 colher de chá de fermento em pó 
    120 ml de leite de coco ou outro leite
     50 g de chocolate ao leite ou meio amargo.

    Dissolva uma colher de cacau na água morna. Bata os ovos e em seguida adicione a farinha de amêndoas,  a linhaça, o adoçante, a manteiga, o fermento, 
    o coco ralado e o cacau diluído. Misture tudo muito bem.

    Unte a frigideira com manteiga e acrescente a massa. Tampe e deixe cozinhando em fogo baixo. Para a calda, misture o leite de coco, o cacau restante, 1 colher do adoçante e misture tudo. Mexa até que fique uma calda encorpada. Cubra o bolo pronto com a calda e adicione o chocolate ralado com a calda ainda quente. Coma na hora.



    Brownie mais saudável  *receita da Bela GilBrownie grão de bico

    Ingredientes:

    1/2 copo de cacau em pó
    1 colher (sopa) de óleo de coco
    1 copo de grão-de-bico bem cozido e escorrido
    2 ovos
    1/4 copo de açúcar mascavo
    1/4 copo de melado de cana

    Preaqueça o forno à 180°C e unte a forma com óleo e cacau em pó. Quebre os ovos um por um e retire uma película transparente dos ovos para eliminar o cheiro e paladar dos ovos na receita final. Adicione todos os ingredientes no processador e bata até ficar uma mistura bem homogênea. Coloque a massa na forma que foi untada e leve ao forno por 20 minutos.

    Agora se você gosta do chocolate mas não gosta de usar sua versão mais saudável que seria o cacau puro. Pode usar a alfarroba!

    Você conhece a alfarroba ? É um fruto, prima mais saudável do chocolate e que substitui muito bem, pois  tem cheiro e gosto de chocolate, quem não conhece se comer não vai perceber muito que não se trata do cacau. É uma boa forma de não passar vontade, e ainda ter o sabor de forma menos calórica, já que ela tem menos calorias que o cacau, é naturalmente doce. É vendido em pó em lojas de produtos naturais e você pode substituir em qualquer receita que iria o cacau ou achocolatado. Demais né!

    Mousse de abacate com alfarroba

    mousse de alfarroba
    Ingredientes:

    1 abacate maduro
    2 colheres de sopa de alfarroba em pó
    2 colheres de sopa de mel
    4 colheres de sopa de açúcar de coco ou outro adoçante da sua preferência 
    1 pitada de sal


    Faça um creme com o abacate, bata no liquidificador ou use um processador. Junte com a alfarroba, o  mel e a pitada de sal e mexa até ficar bem homogêneo. Junte o açúcar e bata mais um pouco.

    Coloque em taças ou onde desejar e leve a geladeira por algumas horas e depois sirva.



  • Gostou das dicas ? Use sua criatividade, não passe desejo, de vez em quando um docinho vai bem seja na Páscoa ou não. Concordam ?!







  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
    Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    Paginação numerada



    Subir