25/03/2019

O Fotógrafo de Mauthausen - Resenha

O Fotógrafo de Mauthausen ... Vale a pena assistir essa produção da Netflix ?

O Fotógrafo de Mauthausen - Resenha

Olá, quanto tempo não falo de filmes aqui, não tive boas experiências com algumas produções da Netflix, as séries são ótimas, mas os filmes sempre deixam a desejar.

Resolvi assistir essa produção por recomendação de amigos,  vim deixar aqui minha opinião.

Sinopse: Francesc Boix (Mario Casas) é um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local.

Produção: Espanha   

Duração: 1h 50 m.

Lançamento: 22 de Fevereiro de 2019

Então, o filme é baseado em fatos reais e conta o ponto de vista de um fotógrafo espanhol prisioneiro  no campo de concentração de Mauthausen. Esse é um dos bons motivos para assistir, não sei vocês, mas eu gosto muito de filmes baseados em fatos reais.

Eu pensei que seria mais um filme sobre o holocausto de judeus na Alemanha nazista, mas não ... esse filme veio com a proposta de mostrar o ponto de vista de outros povos. No filme vemos a perspectiva dos espanhóis por exemplo, núcleo que a história se passa.

Esse foi para mim o segundo ponto positivo. Porque às vezes esquecemos que negros, latinos, ciganos também sofreram esse lado negro na guerra.


O Fotógrafo de Mauthausen - Resenha

"A realidade depende do ponto de vista." 

Acompanhamos o simpático Francesc que se torna o assistente dó sádico fotógrafo nazista, que quer transformar em arte aquele cenário de pura maldade, o cara é um (sádico), mas mesmo ali Francesc não perde seu sorriso e sua vontade de  ajudar ao máximo os outros, através de sua narrativa conhecemos mais sobre Mauthausen e suas mazelas. Os nazistas  ao perderem a guerra em Stalingrado, começaram a se livrar das provas de tortura e queimar tudo que os comprometeria, mas Francesc com ajuda de seus amigos corajosamente esconde os negativos das fotos para posteriormente apresentar a justiça, numa tentativa de ter justiça para as vidas ali perdidas.


Terceiro ponto positivo, o filme foca muito na união, na amizade e claro, na esperança. Eu não vejo como naquele cenário alguém poderia esperar algo bom.

O Fotógrafo de Mauthausen - Resenha

O filme tem um enredo bom, não é um filme de ação, mas não é tedioso embora esteja narrando uma história para nós, as coisas  acontecem em um tempo bacana, onde não é necessário atropelar uma cena para encaixar outra. 
A fotografia do filme é bonita e retrata bem a melancolia das cenas com seus tons frios, em escalas de cinza e azul, com bons cortes e ângulos nas cenas. 

Mario Casas que deu vida ao personagem Francesc  interpretou bem seu papel, assisti a outro filme com ele, também na Netflix, "Um contratempo", não foi tão bom, apesar de ter conseguido surpreender no final, ah ainda tem outro filme "Sob a pele do lobo" que verei em breve, mas li a respeito. É outro drama, parece que Mario é um ator que manja desse gênero rsrs

Tenho que admitir que as produções espanholas estão me agradando.

ator Mario Casas

O final foi muito bom, encerrou com fotos reais que foram reproduzidas quase que fielmente durante o  filme, isso nos dá uma visão bem realista do que acontecia ali em Mauthausen, se não tivesse aquelas fotos, certamente ninguém acreditaria.

Sinceramente não achei grandes defeitos no filme, não vai superar os grandes nomes do gênero, mas para alguém que esperava se decepcionar, posso dizer que me enganei.

Recomendo que assistam, é um filme de drama que fala de sobrevivência, amizade e acima de tudo liberdade. Tire suas próprias conclusões. Acho que vou dar mais oportunidades as produções da Netflix !

E você já assistiu ? Deixe sua opinião. Até logo!



Suzi Gomes
Suzi Gomes

Espero que tenham gostado do meu blog. Me segue nas redes sociais. Atensiosamente, Suzi Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!