20/02/2018

Guia de A a Z dos termos mais utilizados na blogosfera

Olá amores, olha a sumida por aqui ! hoje vim trazer uma tema que há tempos não falo aqui, que são as dicas para amigas (os) blogueiras (os) iniciantes. Mas hoje de uma forma diferente.

Bolei um mini "dicionário" com os termos mais usados nesse universo e que muitas vezes confunde a cabecinha de quem está começando. Então vem comigo nesse A a Z dos bloggers!

A

    Advertorial - Um pedaço de conteúdo que é um anúncio, porém escrito para parecer um post regular (editorial). É uma publicação patrocinada. Também chamado de publipost, publieditorial. Veja esse post.

    Afiliados - São pessoas que se afiliam a terceiros para divulgar seus produtos/serviços através de links, banners, posts e ganhar através disso descontos, dinheiro ou produtos. Existem vários programas de afiliados para blogueiros.

    Algoritmo-  Fórmula que avalia como a página ou postagem dos blogs se classificam nos resultados de busca de um mecanismo de pesquisa, por exemplo, os navegadores.

    Adsense- Plataforma de anúncios da Google. A inscrição é gratuita e, se fores aceite, podes colocar anúncios no teu blog ou site e ganhar algum dinheiro.

    Analytics- Ferramenta gratuita da Google, essencial para quem vai criar um blog ou site! Permite analisar todo o tráfego de um site. Inclui informações demográficas sobre os leitores.

    Atributo Alt- Texto associado a imagens. Colocar um alt text nas imagens ajuda a melhorar o SEO do site. É uma forma de descrever a imagem quando esta não pode ser mostrada ao leitor e, também, permite descrevê-la ao Google.

    Agregador de links- são sites especializados em juntar e publicar vários links de artigos/posts de sites/blogs diferentes em um único lugar, ajudando na divulgação e reconhecimento dos artigos/posts do seu site/blog.

    Avatar- Um avatar é uma foto ou imagem que representa você em determinados sites. Aquela pequena imagem no Twitter, por exemplo, é um avatar.

    B

      Blog- é a simplificação da palavra weblog. Um tipo de diário virtual, uma página na internet com conteúdo chamado de posts que são apresentados diversos conteúdos. Visitantes geralmente podem deixar comentários nas postagens.

      Blogger- nome dado a quem tem um Blog. Também é o nome do sistema gratuito de blogs da Google, o blogger.com

      Blogosfera- referente a comunidade de blogs, todos que atuam como blogueiros (as).

      Backlink- links que apontam de um site para outro ou para uma página dentro do próprio blog. Se links de um site ou blog forem colocados em sites reputados, isso ajuda o SEO do site.

      Buildlink- anúncios que consistem em texto com hiperlink. É comprado por anunciantes com a intenção de melhorar a posição de ranking do mecanismo de pesquisa da página aos links do anúncio.

      Bullet Points- Cada um dos itens de uma lista, precedidos de um símbolo como ●. Nos blogs, são úteis para tornar o texto mais escaneável e fácil de ler para o leitor.

      Banner- um banner pode se referir a um cabeçalho de blog. Também é usado para anúncio no blog.

      Barra lateral: uma coluna usada para exibir conteúdo em um blog, além da publicação ou do conteúdo principal da página. Por exemplo: formulários de inscrição no boletim informativo e propagandas.

      Background- é o fundo do blog, que pode ser modificado, ter uma cor sólida ou alguma imagem.

      Blogroll- É uma lista feita por um blogueiro para indicar outros blogs que ele lê e apoia. Geralmente fica na barra lateral do blog.

      BEDA- abreviação de Blog Every Day in August, é uma iniciativa inspirada no VEDA (Vlog Every Day April), e tem como objetivo partilhar um novo post todos os dias do mês.


      C

      Cabeçalho- A área superior do seu blog que contém o logotipo do seu blog. Também chamado de header.

      Call to Action- links ou imagens que incentivam o leitor a realizar alguma ação (download, compra, subscrição, etc).

      Content Marketing- em português Marketing de Conteúdo. Técnica de marketing baseada em criação de conteúdos como artigos, ebooks, estudos de casos, infografias, etc. O objetivo de uma estratégia de Content Marketing é conseguir mais tráfego e conversões através de conteúdos úteis.

      Categoria-
      uma maneira de agrupar posts de blog em tópicos. Também chamado de hashtags, marcadores, depende da plataforma.

      Captcha-
      cartas e / ou números que às vezes você precisa inserir antes de enviar um comentário, senha ou outros dados em um site, projetado para garantir que a resposta seja criada por um ser humano e não por um computador.

      CSS- acrónimo para Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata). É o que permite definir estilo visual, como o tamanho da fonte, a cores dos links, o alinhamento do texto, etc.

      Cookie- pequenos arquivos de texto armazenados em seu computador projetados para salvar informações no computador de um usuário para um blog ou site para recuperar mais tarde (como detalhes de login).

      CPC- custo por clique. O valor que você pode ganhar cada vez que um visitante clicar em um anúncio exibido em seu blog. O valor é determinado pelo anunciante.

      CPM- Custo por Mille (mille = mil). O valor que você ganhará de um anúncio a cada vez será exibido 1000 vezes em seu blog.

      Creative Commons: uma organização sem fins lucrativos que lançou várias licenças de direitos autorais projetadas para ajudar os criadores de obras (fotos, faixas de música, etc.) a comunicar quais peças estão disponíveis para que outros possam usar, adaptar ou compartilhar.


      D

        Domínio- Uma seqüência de letras, números e / ou hifens, separados por períodos, que você digita no seu navegador para visitar um site específico. Registro de Domínio.Ato de registrar o nome do blog e adquirir domínio sobre ele por determinado tempo, pagando um valor anua através de uma instituição autorizada.

        DIY-
        Stands for Do It Yourself; um termo usado por muitos engenheiros e blogueiros de decoração ao criar postagens de tipo tutorial.

        Diretório de Blogs - São sites que se empenham em agregar o máximo de conteúdo possível criado por blogueiros através de cadastro de seus blogs.


        E

        E-mail marketing- uma forma de marketing direto que usa e-mail para comunicar mensagens de transmissão para o público (também conhecido como o envio de boletins informativos).

        E-book- um documento PDF, vendido ou distribuído por blogueiros, em troca de dinheiro, ou como uma ferramenta para incentivar os visitantes a se inscreverem no boletim de notícias de um blog, curtindo uma página no Facebook ou mais.

        Embed-
        é um tipo de tag HTML para mídia, usada para poder incorporar arquivos multimídia em uma página, como um vídeo do Youtube, uma apresentação do SlideShare ou um áudio do SoundCloud. É comum também ouvir o termo “embedar” ou, traduzido, “incorporar”.


        F

        Footer- rodapé de um site ou blog.

        FTP- protocolo de transferência de arquivos. Usado para carregar arquivos do site do seu computador para o servidor.

        Front-end- área do seu blog que seus visitantes vêem quando visitam seu site. É a interface do blog, a primeira página.

        Favicon- Também conhecido como ícone de um favorito, um favicon é o pequeno símbolo (geralmente adaptado do logotipo de um site) que aparece nas guias do navegador, marcas de livros.

        Feedburner-
        uma ferramenta de gerenciamento de feed da web fornecida pelo Google.



        G

        Guest Post - post teu publicado e escrito para um outro blog. Fazer guest post permite divulgar o teu blog e dar a conhecer o teu trabalho a mais pessoas.

        Google Reader- leitor de RSS gratuito pelo Google.

        Gadget- são elementos de página, utilitários inseridos no blog. Ex: seguidores, contadores, arquivo do blog ...



        H

        HTML- Hyper Text Markup Language. Um idioma que usa tags para descrever o conteúdo da página de um site.

        Hack- códigos que visam possibilitar recursos específicos. Ex: bloquear cópias, links que abrem em outra janela. Também servem para modificar algum recurso nativo.

        Hotlinking- usar uma imagem em seu site que está sendo hospedado em outro site.

        Hiperlink- uma imagem ou texto vinculado em um site ou documento digital que, quando clicado, leva você a outra página na internet.

        Heading Tags- elementos de estrutura HTML que permitem criar estilos para títulos e subtítulos de um conteúdo. O H1 (header 1) é o elemento associado ao título da página, enquanto que os elementos seguintes são associados a subtítulos.

        Hospedagem Web- serviço/empresa que faz a gestão da base de dados do teu blog ou site.



        I

        Indexado- uma página da Web que foi encontrada por um mecanismo de pesquisa e incluída em seus resultados de pesquisa.

        Impressão- uma vista de um único item, seja uma página ou um anúncio, no seu blog.



        J

        JavaScript- uma linguagem de programação usada para tornar os sites interativos.

        jQuery- uma biblioteca de JavaScript projetada para tornar muito mais fácil usar JavaScript no seu site.



        K

        Keyword ou Palavra-Chave- palavra ou expressão pela qual as pessoas pesquisam no Google.


        L

          Landing Page- página destinada a incentivar o leitor a realizar alguma ação.

          Lead- 
          palavra utilizada para designar um potencial cliente.

          Lead Magnet ou Opt-In- 
          algo que ofereces em troca de uma subscrição à tua lista de emails.

          Logo ou logotipo-
          imagem que identifica um site ou blog.


          M

            Mídiakit- documento, apresentação de slides ou página da web que contém informações sobre o tráfego de um blog, as conquistas, as taxas de publicidade e as oportunidades de patrocínio usadas ao formar parcerias ou vender oportunidades publicitárias.
            Meta Description- descrição inserida no código HTML de uma página. A meta description é o que aparece associado ao link quando este é partilhado nas redes sociais. Também é o texto que aparece debaixo do título quando a página é encontrada no Google.

            Micro blog- um blog com conteúdo muito curto. O Twitter é considerado um micro blog.

            Mapa do site- uma lista de páginas em um site ou blog que são acessíveis por visitantes e motores de busca. Como uma tabela de conteúdos. Também chamado de sitemap.

            Monetização- É o ato de transformar seu blog simbolicamente em dinheiro. Na verdade, quando um blog é monetizado, ele passa a gerar dinheiro.

            N

              Newsletter- mensagem regular enviada aos subscritores de uma lista de emails de um site ou blog.

              Nofollow- É um atributo no link que indica para os mecanismos de buscas que esse link não deve transmitir autoridade ou PageRank instruindo alguns mecanismos de pesquisa que o link não deve influenciar o ranking do site direcionado nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Geralmente é usado em links nos comentários do blog, nos quais o dono do site tem menos controle

              Nicho- um subconjunto de um mercado. Por exemplo, um blogueiro poderia segmentar o mercado de beleza com seu conteúdo, mas para se especializar eles poderiam segmentar o nicho de mercado de maquiagem.


              O

                Otimização- conjunto de técnicas usadas para atingir melhores resultados para um blog/site, aumentando sua exposição nos buscadores, trazendo mais tráfego etc, existem várias técnicas de SEO " Search Engine Optimization" para isso.
                Outsourcing- contratando ajuda de terceiros para realizar tarefas relacionadas ao blog, incluindo design e suporte técnico.

                P

                Plataforma- uma plataforma de blog é o software usado para criar e manter um blog.

                Post- um artigo em um blog.

                Página- uma página estática dentro de um blog que não faz parte do conteúdo do blog. Por exemplo, uma página "sobre" ou "contato".

                Page title- O Page Title é aquela frase que fica no topo do navegador e também a que aparece como título para resultados das ferramentas de busca. O Page Title é um dos fatores mais importantes para os buscadores.

                PPC- Pay Per Click. Um modelo de publicidade em que o anunciante paga um proprietário de blog sempre que seu anúncio é clicado no blog.

                PageRank- medida utilizada pelo Google que determina a autoridade de um site ou página.

                Pop-Up- janela que abre automaticamente. Pode ser usada para fazer publicidade a algum serviço ou produto, para mostrar avisos ou informações importantes.

                Podcast- um arquivo digital disponível para download para um media player (como um iPod) ou computador.

                Publicação patrocinada- uma postagem de blog paga por um patrocinador. Normalmente escrito pelo blogueiro em seu tom e estilo, e aprovado pelo patrocinador.

                Parceria-  parceria tem o mesmo significado dentro e fora da blogosfera. Na blogosfera se refere a empresas e marcas trabalhando com blogs.

                Permuta-  é um tipo de contrato no qual uma das partes é obrigada a dar algo em troca de alguma coisa que não seja dinheiro. Na blogosfera, isso significa que em troca de serviços ou produtos a blogueira divulga a marca/empresa/loja em seu blog e redes sociais.

                Plugin- algo que se pode adicionar a um site ou blog para ter funcionalidades adicionais, que não estão incluídas de base no tema.

                Permalink- endereço/link para um post específico.

                ProBlogger- Nível onde o blogueiro passa a ganhar dinheiro com seu blog como profissional.

                Planner- é como uma agenda, o planner é utilizado para organizar itens importantes. Existem alguns planners específicos para blogueiras que são gratuitos pra baixar da internet.


                R

                  Responsivo- um blog ou site responsivo é um site que abre sem qualquer problema em qualquer dispositivo. O design é assim adaptado a qualquer tamanho de ecrã.

                  Reblog-  para repostar o conteúdo da postagem de um blogueiro em seu próprio blog, geralmente executado simplesmente clicando em um botão "grandioso" e indicado com um crédito de ordem.

                  Redirecionar-  para forçar um navegador de site de um URL para outro.

                  RSS- feed automático de todos os posts de um blog. Para subscreveres blogs e sites via um feed RSS. Leitor de RSS: um site ou aplicativo que permite que você leia os feeds RSS em que você se inscreveu em um só lugar.

                  Robots.txt- um arquivo em seu servidor web que informa aos motores de busca quais conteúdo do blog eles devem ignorar.

                  Repin- O ato de adicionar uma imagem de Pinterest existente, presa por alguém que você segue, a uma das suas placas Pinterest e compartilhá-la com seus seguidores.

                  S

                    SEO- Search Engine Optimization. Técnicas utilizadas para melhorar a visibilidade de um site dentro dos resultados de pesquisa, a fim de aumentar o tráfego do site.

                    Sem- Abreviação de Search Engine Marketing (Marketing de ferramentas de busca), que procura colocar a empresa entre as primeiras posições nas ferramentas de busca, seja através de SEO ou através de Links Patrocinados.

                    SERP- Página de resultados dos motores de busca. A lista de páginas da Web retornadas por um mecanismo de pesquisa como resultado da palavra ou frase que está sendo pesquisada.

                    Slug- Palavras - chave que descrevem uma publicação ou uma página (geralmente encontradas no título) e são usadas para formar uma URL.

                    Sidebar ou Barra Lateral- lado direito ou esquerdo de um site ou blog no qual podes se pode adicionar imagens, links, anúncios, formulários, etc.

                    Subscribe- É disponibilizar para o usuário assinar e receber o seu conteúdo sempre que algo novo for publicado. Inclua sempre o envio por email e o RSS.

                    T

                      Taxa de rejeição- Segundo a definição do próprio Google analytics é o percentual de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela.

                      Taxa de clique- o número de vezes que um clique é clicado, apresentado como uma porcentagem do número de impressões que recebe.

                      Tag- Tags são etiquetas que você coloca no post e que falam sobre assuntos dos quais o post trata. Por isso, as tags acabam se parecendo um pouco com categorias, já que classificam posts.

                      Template- é o tema que define o design de um blog ou site. Links, estrutura, fontes e todos os elementos gráficos são definidos no tema. Também é chamado de layout, existem sites que disponibilizam templates prontos e gratuitos.
                      Texto âncora- É usado para relacionar um texto a uma página na web. Assim, as pessoas podem clicar nesse texto e acessar o conteúdo. Por exemplo, o texto “Blog de Marketing Digital” do link Blog de Marketing Digital é um texto âncora.

                      Timestamp-  A data e a hora anexadas aos dados digitais, como uma postagem no blog ou uma foto.

                      Trackback- Algo como um caminho de volta, é utilizado para indicar que determinado post foi citado por um outro post, no mesmo ou em outro site.

                      TECHNORATI- é um motor de busca de Internet especializado na busca por blogs.


                      U

                      URL-Um Localizador de Recursos Uniformes (URL). O endereço completo que identifica uma localização exata na internet, inclui todos os dois pontos e cortes. Encurtador de URL: ferramenta que cria uma versão abreviada de um URL, como o Google URL Shortener, Bitly.

                      Usuários- em sites como WordPress e Google Analytics, um usuário é uma pessoa que recebeu acesso a uma conta.

                      V

                        Visibilidade-  uma métrica de publicidade usada em blogs e sites que rastreiam apenas impressões que podem ser vistas pelos usuários (por exemplo: um anúncio na parte inferior de uma página que um leitor não pode ver porque não se deslocou o suficiente não é visível).

                        Viral- conteúdo, como postagens, fotos e vídeos, que se torna popular e é rapidamente compartilhado na internet.

                        Vlog- um blog de vídeo.


                        W

                          Widget- São quase a mesma coisa que os gadgets, porém esses são inseridos no código-fonte do blog, são mais que elementos na página. Por exemplo, os botões adicionados abaixo das postagens, os menus com abas e sub-abas.

                          Webinar-
                          aula online no qual alguém ensina ou passa informação sobre alguma coisa. Pode ser ao vivo, gravado, pago ou gratuito.

                          WordPress- software que permite criar um blog ou site. Existe na versão .com (gratuita, disponível em wordpress.com mas com algumas limitações) e na versão .org, igualmente gratuita, mas que requer uma hospedagem e domínio próprio.


                          X

                            XHTML- Extensible HyperText Markup LanguageConsiderada uma versão "mais estrita" do HTML.

                            XML- linguagem de marcação extensível. Projetado para transportar e armazenar dados, onde como HTML foi projetado para exibir dados.

                            Ufa, se eu lembrar de mais alguma coisa adicionarei, mas por aqui dá para ter uma ideia dos principais termos que envolvem o blog. Já conhecia todos ?

                            Obrigada pela visita e volte sempre, me acompanhe pelo Instagram @suzii_gomes_


                            Suzi Gomes
                            Suzi Gomes

                            Espero que tenham gostado do meu blog. Me segue nas redes sociais. Atensiosamente, Suzi Gomes

                            23 comentários:

                            1. Post bem interessante para quem está começando agora.
                              Abraços

                              ResponderExcluir
                            2. Achei o post super interessante, ainda mais pra quem como eu está começando por agora nesse mundo da blogsfera. Muito legal.

                              Beijos.
                              spkyjmchrstms.blogspot.com.br

                              ResponderExcluir
                            3. Post bem interessante, ainda mais pra gente que começamos agora com o blog! Agrademos muito! Parabens!

                              ResponderExcluir
                            4. Ha ha ha amei 💙 Tinha coisas que para falar a verdade eu não sabia o que era kkkk, seu post me ajudou muito! 💙😊💥

                              ResponderExcluir
                            5. Suzi muito bacana o seu post falando sobre esse assunto, é importante para todos os blogueiros ficarem sabendo sobre os termos mais utilizados na blogosfera. Alguns já conhecia e tem outros que não sabia o significado, de uma certa forma é um lembrete para todos nós, bjs.

                              ResponderExcluir
                            6. Muito útil esse post!! Aprendi várias coisas!!!

                              ResponderExcluir
                            7. Muito legal seu post, alguns termos eu não conhecia. Vou salvar essa publicação para futuras consultas, está super completa, parabéns!

                              ResponderExcluir
                            8. post super informativo, são tantos termos, confesso q alguns eu não conhecia.

                              ResponderExcluir
                            9. Oiiie,
                              Nossa! quanto termo que eu não conhecia, tinha coisas que eu já sabia mas falava por falar kkkkkk, bem legal o post falando sobre eles, arrasou!

                              ResponderExcluir
                            10. Achei muito legal o seu mini dicionário blogueiro. Quando eu comecei, isso aqui tudo era mato. Queria aprender, tinha que aprender na marra hehe

                              Vidas em Preto e Branco

                              ResponderExcluir
                            11. adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
                              passa no meu e diz o que achas!
                              beijinhos
                              http://eyeelement.blogspot.pt

                              ResponderExcluir
                            12. São muitos termos, adorei saber todos. Parabéns!

                              ResponderExcluir
                            13. amada ai sim esclarecedora esta resenha muitas eu nao conhecia

                              ResponderExcluir
                            14. Super amei saber um pouquinho mais, sempre é bom posts assim.
                              https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

                              ResponderExcluir
                            15. Olá Suzi!Guia bem importante dos termos mais utilizados na blogosfera,com certeza vai ser bem útil para todos nós iniciantes ou não,porque sempre aprendemos algo.
                              Quando iniciei a anos atrás não tive esta oportunidade,pesquisei muito foi muitas noites sem dormir,e foi difícil,aprendi com muita luta,até hoje estou aprendendo.
                              Parabéns pelo post incentivando e ajudando!Bjss

                              ResponderExcluir
                              Respostas
                              1. verdade, tbm estudei muito e ainda bem que tinha material disponivel, esse é um guia simples realmente para incentivar o estudo, sempre bom aprender mais. bjks

                                Excluir
                            16. Amada, que legal, para mim que não endente muito, gostei! obrigado por compartilhar, parabéns pelo post, beijinhossssssssss

                              ResponderExcluir
                            17. Adorei o post e a iniciativa em organizar todos esses termos em um só lugar. Confesso que alguns eu nem conhecia e outros adorei saber exatamente o significado. Muito bom.

                              ResponderExcluir
                            18. Oi,
                              Apesar de já ter um tempo como blogueira, ainda fico um pouco confusa com alguns termos que alguns blogueiros usam e eu não faço a mínima ideia. Gostei muito do seu post e colocar nos favoritos.
                              Abrçs

                              ResponderExcluir
                            19. Gostei, não tinha me atentado sobre isso, parece até um dialeto diferente, a gente entra tanto nessas coisas e não repara nesses detalhes, bacana

                              Beijos
                              Rafael

                              ResponderExcluir
                            20. Adorei o post,muitas palavras eu conhecia e não tinha muita certeza do significado.
                              É um artigo para ler e guardar,muito legal,bjus.

                              ResponderExcluir
                            21. Gostei de saber os termos mais utilizados na blogosfera, me surpreendi como tinha muitos termos que eu ainda não conhecia.

                              ResponderExcluir

                            Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
                            Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
                            Obrigada pela visita, volte sempre!