06/11/2017

[Relato Pessoal] Manchas Vermelhas na pele: Vasculite, Pitiríase ou Alergia ?

Olá amores, hoje venho contar um relato de algo que aconteceu comigo no último mês e que me deixou bem nervosa por conta dos possíveis diagnósticos. Esse post é um relato pessoal.
Dia 01/10

Final de Setembro apareceu na minha perna direita uma mancha vermelha, indolor, que não coçava, simplesmente foi aumentando nos dias seguintes. Achei ser alguma alergia (eu sou alérgica a várias coisas). E uns dias antes da mancha aparecer, tive uma forte crise de rinite, passei 3 dias atacada e tive que tomar remédios mais fortes pois antialérgico comum não estava resolvendo. Na mesma semana antes da crise, também havia depilado as pernas com cera, minha pele é sensível, costuma dar bolinhas que some em 2 dias , não machas assim, porém achei que fosse uma irritação. 


Dia 05/10

Uma semana depois, essa mancha maior abriu e quando pressionada com o dedo ficava branca no centro, triplicou de tamanho e apareceu várias outras manchinhas na perna (abaixo do joelho) e no pé, inclusive apareceu na outra perna que estava limpa e de vermelhas ficaram mais púrpura (arroxeadas).



Nos primeiros dias não liguei já que não incomodavam, mas por ter espalhado e começado a coçar resolvi ir na clínica da família ver isso. As manchas nos pés  coçavam bastante e mais a noite, meus dedos inchavam um pouco, o resto da perna não tinha coceira alguma.

Contei tudo que aconteceu e a médica disse que podia ser pitiríase rósea, pois estavam com essa característica. Outra médica disse que parecia mais uma vasculite e que eu precisava de um especialista (reumatologista ou hematologista) pois são doenças autoimunes e precisavam de exames específicos.
Dia 15/10

Chegando em casa, comecei a pesquisar, as imagens que eu vi muito parecidas com as minhas manchas, então logo concluí que eu tinha uma dessas doenças.
Você que chegou a esse post provavelmente está pesquisando também e eu te digo, não tire conclusões antes dos exames.

Pitiríase é uma doença de pele benigna, tem muitos tipos e pode acometer qualquer pessoa saudável e de qualquer idade e pode ter várias origens, geralmente tem a ver com imunidade e por isso muito comum aparecer depois de uma infecção viral. Costumam aparecer primeiro uma mancha chamada de medalhão ou mancha mãe e em seguida surge as "filhas", manchas menores e são vermelhas ou cor de púrpura

Vasculites são inflamações dentro dos vasos sanguíneos de pequeno, médio ou grande porte e podem ser mais graves dependendo dos órgãos afetados. Também existem vários tipos e eu poderia ter um dos mais brandos. As manchas são vermelhas e podem ir ficando roxas, esverdeadas, pois é como um hematoma e o corpo demora a reabsorver o sangue.

Ambas tem outros sintomas além das manchas e não tem cura, tem tratamento. 
Podem melhorar sozinhas ou com remédios caso demorem muito, e se foram crônicas e graves precisa tratar com imunopressores ou corticóides se forem de origem autoimune, duram cerca de 8 a 12 semanas para as manchas desaparecerem.

Fui atrás de um reumatologista particular porque esperar por um especialista público poderia demorar muito e eu já não me aguentava mais de ansiedade e a médica disse para não ficar nervosa porque podia piorar 

Fui ao reumatologista, isso já tinha quase 3 semanas que as manchas haviam aparecido e estavam um pouco mais claras. Mostrei as fotos de como estavam, ele fez a anamnese (perguntas para dar início a um diagnóstico). Ao final ele disse que não estava com característica de vasculite também, passou exames específicos para avaliar o fígado, o sistema imune, os rins, fatores de inflamação etc .. 
Eu fiquei aliviada mas ainda não sabia o que tinha, tinha 15 dias para o retorno e os exames ficaram super caros. Graças a Deus consegui fazer no SUS.

Assim que ficou disponívis os exames já fui lendo e o resultado ?
Meus exames não poderiam estar mais perfeitos, hemograma ótimo, fígado perfeito, negativo para fator reumatoide, sistema imune na média (podia estar mais alto o valor, porém não estava abaixo do que devia), exame de urina também ótimo.


Voltei no Reumatologista, ele olhou tudo e disse que eu estava bem, não tinha nada. A causa mais provável, é que meu corpo pode ter reagido a alergia de uma forma diferente, como não se sabe ao certo o que causou aquela crise de rinite que mencionei, pode ter sido um vírus ou algum patógeno que entrou na corrente sanguínea, até mesmo o estresse e falta de sono que venho sofrendo... 
Nada grave uma vez que os exames não deram alterações.
O Doutor disse que poderia ter dado em qualquer parte do corpo, mas é comum nas pernas porque são áreas bem vascularizadas e que sofrem mais pressão, mais comum de ter esse extravazamento sanguíneo.


Final de Outubro

Não sei ao certo o que tive, só sei que não foi nada sistêmico. Hoje dia 3/11 (5 semanas depois) já sumiu todas as manchas, as das pernas sumiram antes.

Dia 02/11

Eu precisava relatar isso, pois você pode estar passando por esse problema também.
Muita calma, sempre procure um médico e faça os exames. Se você tiver confirmado alguma doença autoimune, não se desespere também, são chatas mas tem tratamento. tudo ficará bem.

Se tiver alguma dúvida ou pergunta, pode deixar nos comentários ou mandar pelo formulário de contato, até logo !
Me segue no Instagram @suzii_gomes


Suzi Gomes
Suzi Gomes

Espero que tenham gostado do meu blog. Me segue nas redes sociais. Atensiosamente, Suzi Gomes

6 comentários:

  1. Bom dia
    Estou passando pelo mesmo problema desde abril. O que você usou e como uso para sumir as manchas ? Me ajuda por favor, já fui ao médico, estou esperando o retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que a essa altura ja deve ter achado a solução, desculpe não vi a msg antes. mas a resposta vai servir para quem vier aqui. Não usei nada, apenas antialergico e uma pomada para a coceira que deu somente nos dedos do pé por uns 3 dias. Fui ao médico e como não tinha sintoma nenhum além das manchinhas, fiz apenas os exames que o reumatologista passou onde descartou vasculite, virus, mal funcionamento de fígado etc. Tudo deu negativo, exame estava perfeito então apenas esperei sumir as manchas. durou cerca de 3 semanas, sumiram todas.

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Passei pelo mesmo em setembro de 2017, porém minhas manchas coçavam muito desde o início e apareciam hematomas enormes nas pernas sem causa aparente. Com o tempo foi evoluindo para os braços e o rosto, e foi daí que me desesperei e acabei indo a inúmeros especialistas, todos desconfiando de algum tipo de vasculite. Entrei no corticóide tomando a dose máxima para o meu peso (e engordando quase 10kg nisso), alguns exames alterados (proteinuria, FAN reagente, PCR, etc..) e com um provável diagnóstico de lupus. No final da doença fiz uma biópsia de pele que não deu nada, ou porque era só uma alergia ou reação anomala do meu corpo ou porque eu ja estava curada, apenas com cicatrizes.
    Não fiz o retorno com a minha reumatologista, mas os exames específicos de lupus e outras doenças auto-imunes deram negativos.
    Fico muito apreensiva porque foram semanas terríveis e a qualquer dor que sinto ou mancha que aparece no corpo eu fico com medo, principalmente por conta da coceira interminável que dava.
    Agora estou bem, apenas com um desgaste na cartilagem dos joelhos e sempre fica uma incógnita se isso é da vasculite, e se for, quando que as manchas podem voltar.
    Posso ter tido o mesmo que você, mas o que acho mais provável que aconteça é que nós nunca saberemos ao certo o que tivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, te entendo e que pena que teve que tomar tanta medicação, quando aconteceu comigo fiquei desesperada pensando nas possiveis doenças, não tomei nenhum medicamento até sair o exame, tudo ok.
      As manchas não coçavam, apenas nos primeiros dias os dedos dos pés coçavam e foi amenizado com pomada especifica, antialergico, passou depois uns 3 dias. Não foi ptiriase ou vasculite como as primeiras medicas desconfiaram, o que foi talvez nunca saiba, segundo o reumatologista foi uma reação alergica pois dias antes de aparecer tive uma crise de rinite que durou dias, espero que nunca retorne. fico feliz por saber que está bem e obrigada pelo testemunho, beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!