Ad Code

Tem o seu Blog Lento? Saiba as Consequencias e Como Evitar

Para bloggers e donos de sites a velocidade do seu blog é sempre algo a ter em conta, mas muitos não se apercebem o quanto isso pode ser importante.
Talvez até aconteça consigo. Entra no blog, ele está um pouco lento e você acaba nem ligando.
Ao estar a fazer isto pode lhe custar caro, quer seja em clientes se vender alguma coisa ou então apenas mesmo em visitantes.
Vejamos algumas das consequências diretas:
Consequencias

SEO

Já á vários anos que a Google divulgou que o tempo de carregamento de um site é um fator para o seu artigo / página rankear melhor nos seus motores de busca.
Você pode até nem ter muito tráfego vindo de lá, ou este fator não ser o mais importante, mas no meio de mais de 200 deles ele possui sim alguma importância e pode acabar por ajudar. Tudo conta não é mesmo!?

Visitas Perdidas

Talvez saiba ou talvez não mas é algo que até você nota em si.
A paciência e tempo de atenção das pessoas na Internet tem cada vez mais diminuído. Com tanto conteúdo elas estão sempre a navegar, ver coisas diferentes e como todos querem mais visitas, vender mais, etc… Todos tentam atrair atenção para eles.
Se o seu site estiver lento, a probabilidade do seu visitante fechar a página sem mesmo ter carregado tudo vai aumentar.
Cada segundo que você melhora no carregamento do blog irá certamente lhe trazer mais visitas (perdendo menos). Isto ainda é mais uma verdade quando está a usar o 3G (ou até 2G) pelo celular…

Menos Vendas

Para quem vende coisas através do seu site/blog, o conceito anterior aplica-se aqui também.
Mais tempo de espera, a pessoa perde a paciência e vai procurar noutro lado, simples.
Como Evitar Isso
Existe muita coisa que pode fazer, algumas delas até bem técnicas e por esse motivo vou tentar simplificar e apenas mencionar as mais simples e que qualquer um consegue fazer com algum tempo e paciência para aprender.
Reduzir Tamanho das Imagens
Costuma pegar imagens do Google e colocar direto no blog sem pensar duas vezes? Se sim, esta fazendo errado.
Imagine que precisa apenas de uma imagem normal (500px de comprimento) e vai buscar uma imagem muito bonita e muito grande de 2000px de comprimento. Não acha isso desnecessário?
Ela é pelo menos 4x maior do que você precisa e por isso provavelmente irá pesar 4x mais, o que irá aumentar o tempo de carregamento.
Agora multiplique isto por várias imagens num artigo… Já esta a entender a ideia.
Existem ferramentas que pode usar para reduzir o tamanho, até o Windows faz isso no visualizador de imagens, na parte do Editar.
Pode ainda depois comprimir as suas imagens para ficaram ainda mais leves.
Mais uma vez, existem programas para isso, eu recomendo ir no Google, pesquisar “comprimir imagens online” e escolher o que achar melhor, nem tem que baixar nada, só as imagens mais leves.
Diminua os Scripts / Plugins
Se usa Wordpress, plugins são uma coisa que parece nunca acabar, existe vários para a mesma coisa e dá para fazer quase tudo com eles.
No entanto quanto mais tiver, mais ficheiros vão ter que ser carregados para fazer com que funcionem e isso irá pesar mais.
No Blogger são scripts ou widgets para diversas funções também. Se tem aquele widget do tempo que nem importa, um de visitas online que nem liga, etc… tire porque só estar a atrasar o seu site e não melhora em nada a experiência do utilizador.
CDN
Caso tenha um site com uma hospedagem própria, usar uma CDN é algo que irá ajudar bastante.
Resumidamente, uma CDN é uma tecnologia de nuvem que guarda o seu site um pouco por todo o mundo e permite que os brasileiros carreguem uma página num servidor brasileiro mesmo se estiver hospedado nos EUA.
É tudo automático e você só tem que seguir os passos da instalação descritos lá. Recomendo a Clouflare, é a que a maioria usa e é relativamente fácil de instalar e tem muitos tutoriais na Internet caso tenha dificuldades em fazê-lo.
Hospedagem
Quem usa um Blogger não pode fazer nada em relação a isto porque são os servidores do Blogger que hospedam tudo sem problema, sendo eles bons ou maus, você não tem controle.
No entanto se tiver uma hospedagem própria e ela não for a melhor ou que seja fraca para a quantidade de tráfego que possui, então isso pode ser um problema com certeza.
É difícil explicar ao detalhe, mas para um maior apoio e informações sobre qual hospedagem será boa para si, visite o site SiteseHospedagens.com
Tudo isto irá ajudá-lo a manter as pessoas no seu site durante mais tempo, perder menos visitas e mesmo ganhar mais visitas pelo Google porque tudo isto ajuda no seu SEO Onpage.

Espero que tenha gostado do artigo e qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
Autora Carolina Santos

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Obg pelo post , muita coisa que eu ainda não sabia!

    www.imperfeitasprincesas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Suzi realmente um blog lento traz bastante consequências para o blog, o blogueiro precisa ficar atento com isso. Suas informações esclareceu muitas coisas, com certeza vai ajudar muitos blogueiros, pois ter um blog lento só quem perde é o próprio blogueiro, Suzi bjs.

    ResponderExcluir
  3. Já sofri com isso e depois que diminuir as imagens melhorou...
    Excelentes dicas...Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e as dicas.
    Confesso que nunca tinha ouvido falar de CDN e vou pesquisar sim pra ver se consigo fazer. Meu blog está no WordPress.sobre as imagens comecei a me policiar há pouco tempo e tenho tentado trabalhar mais imagens pessoais do que do Google.bjusss e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, a gente sempre aprende coisas e isso é muito bom. bjs

      Excluir
  5. Nossa interessante essa sua postagem , eu mesmo não curto visitar blogs cheios de efeitos e que as imagens demoram a carregar , isso é mesmo horrivel e espanta as pessoas .... Atualmente eu uso dominio no meu blog e parece estar tudo normal em meu blog , pelo menos pra mim não percebo lentidão .... Adorei as dicas!

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. im, é muito chato, quanto mais facilitar ao leitor melhor né, o seu carrega normal para mim, bjs

      Excluir
  6. Ola. Gostei da dica da hospedagem. Tem um blog super conhecido que sempre quando entro abre uma janela pedindo login e senha, fechando dá para navegar normal, mas é chato. E ate hoje a blogueira nao consertou isso. Ela deveria ler o seu post rsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ri agora kkk é bem chato blog que pede essas coisas né, eu até desisto de navegar. bjs

      Excluir
  7. Adorei o post, foi muito útil para mim, meu blog não é dos mais lentos, mas também não é tão rápido quando eu gostaria. Vou por as dicas em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é rsrs o meu as vezes peco na imagem, que bom que as dicas foram uteis. bjs

      Excluir
  8. Muito legal seu post. Tem toda a razão. A demora no carregamento de páginas tem um impacto negativo muito grande. Cada vez maior. Um aplicativo legal para reduzir as imagens antes de subir no blog é esse: https://tinypng.com/bjs

    ResponderExcluir
  9. ai que post maravilhoso!!
    ja compartihei com varias amigas que tem blog lento

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!