Ad Code

PRIMEIROS CUIDADOS COM A PELE

A esteticista Maria de Fátima dá dicas de tratamentos para jovens 

Pele com acne, cuidados

É difícil dizer a idade certa para começar a cuidar da pele. Os cuidados com ela começam com a higiene, que por sua vez, acontecem assim que nascemos. Em relação aos tratamentos estéticos e técnicas de beleza, os jovens em idade de crescimento costumam procurar os consultórios ainda muito novos devido aos problemas, principalmente, com a acne. As primeiras alterações na pele são chamadas de lesões elementares da acne como os comedões (famosos cravos), pequenas pápulas (que são lesões chamadas pelos adolescentes de “bolinhas”) e pústulas (espinhas abertas e ativas), espinhas fechadas (nódulos), são elas que fazem cada vez mais os jovens buscarem tratamento.

A esteticista Maria de Fátima Lima Pereira conta que orienta os jovens a não “cutucarem” a pele, para não desencadearem lesões ou possíveis contaminações, além das cicatrizes. “Os mais novos também devem passar pela adequada higiene e uso pontual de produtos sob indicação, além de procurar um especialista experiente para determinar o êxito do tratamento. É importante destacar que a prescrição dermatológica é de extrema relevância nos casos de acne ativa e inflamatória, assim como a complementação dos cuidados com a pele por um profissional de estética habilitado”, afirma a profissional.

A prevenção é fundamental e para isso é preciso cuidar da higiene. É importante lembrar nesses casos que, na maior parte deles, a acne terminará. Para peles mais maduras, a esteticista reforça que os cuidados devem ser constantes e diários, para que o efeito cumulativo dos produtos cosméticos ou de prescrição dermatológica atinjam os resultados desejados.

As principais recomendações para o cuidado com a pele são: demaquilagem, higienização, esfoliação – uma ou no máximo duas vezes na semana, tonificação, aplicação do hidratante adequado e filtro solar.  Para peles secas, Fátima sugere a utilização de esfoliantes suaves, e em peles mistas e/ou oleosas, o uso do esfoliante duas vezes na semana. É recomendável ainda o descanso, já que um boa noite de sono repõe as energias e previne o envelhecimento, bem como uma alimentação balanceada.

creme facial, cuidados com a pele


O uso dos cremes anti-idade é recomendado para pessoas a partir dos 25 anos, porém, se a pele sofreu foto danos (muita exposição solar), ou foi malcuidada, a esteticista recomenda antecipar o seu uso, mas para isso é necessária uma orientação quanto à forma cosmética mais adequada, porque o uso indevido pode ser desencadeador de acne.

Para quem está começando agora a tratar da pele, é importante lembrar que existem muitas diferenças entre pelas secas e oleosas. Maria de Fátima conta que quem possui pele seca deve utilizar produtos para tentar repor a umidade que as glândulas sebáceas e sudoríparas não produzem, e por este motivo elas combinam mais com produtos em forma de creme, gel creme e emulsão cremosa. Do outro lado temos as peles oleosas que necessitam de um controle maior da produção de oleosidade, portanto o uso de géis, sérum, loções oil free são os mais indicados.

Maria de Fátima Lima Pereira – Esteticista
Pertencente à 4ª geração de profissionais envolvidos com a área de beleza, Maria de Fátima Lima Pereira vive no mundo da estética desde o berço. Formada em Educação Física, Pedagogia e Estética, Fátima atua na área há mais de 35 anos e atualmente trabalha em sua empresa Maria de Fátima Lima Pereira – Estética & Cosmetologia, que abrange os atendimentos que realiza em sua clínica, a coordenação de equipes de profissionais multidisciplinares, capacitação e consultoria, treinamentos e desenvolvimentos de produtos e equipamentos no Brasil e no exterior.

Além disso, ministra aulas de estética para a graduação e pós-graduação na Universidade Anhembi Morumbi. Maria de Fátima prioriza a excelência no atendimento e foca no bem-estar e no estar bem do paciente. Todo seu conhecimento técnico e anos de experiência, resultaram na coleção literária de sua autoria “Série Curso de Estética”. Ainda falando de suas criações, é importante destacar a técnica de massagem com origem espanhola que desenvolveu, a Miototerapia, que promove a remodelação facial - fortalece os músculos e alivia a tensão do rosto e pescoço a fim de minimizar linhas de expressão e redefinir contornos.

Instagram: mfatimalimapereira
Consultório: Rua Coronel Artur de Paula Ferreira, 59 | Conjunto 31 | Indianópolis.

Somando Conhecimento


Postar um comentário

0 Comentários