Ad Code

Resenha: Ansiedade - Como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)

Olá queridas (os), tudo bom ? Hoje tem resenha de um livro, que por sinal levei séculos para terminar. Os dias atuais são repletos de estresses, nos tornando cada vez mais ansiosos. O Dr. Augusto Cury é um grande estudioso do cérebro humano e seu comportamento. Foi com base em anos de estudo que ele chegou as informações compiladas nesse livro.

Ansiedade - Como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)

Sinopse: Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.

Editora: Saraiva,2014  Autor: Augusto Cury Páginas: 160, 21 cm ISBN: 978-85-02-21848-2

Do que se trata o livro? É um livro de auto ajuda para ansiosos. O Dr. Augusto trata a ansiedade por outro nome, SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), é o 35º livro do psiquiatra. Nesse livro Augusto traz uma série de explicações sobre como formamos os pensamentos ansiosos e dessa forma o porque do sofrimento por antecipação, Augusto nos ensina como perceber os gatilhos e como acabar com eles dando um choque de lucidez, treinando diariamente como lidar com esses pensamentos. Segundo Augusto, os pensamentos acelerados são mais que problemas psicológicos, eles são físicos e levam a um desgaste muito grande e isso tem afetado tanto os adultos quanto crianças, isso se deve muito a vida agitada, ao aumento de informações com o advento da internet, somos uma sociedade obrigada a andar rapidamente, ter respostas cada vez mais rápidas para os problemas, tanto que estamos impacientes com tudo que leve um pouco mais de tempo. Sim, ansiedade é o mal do século!

Ansiedade - Como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)
Alguns assuntos do livro

A solução segundo o livro é controlar seus pensamentos, indentificar o que lhe causa toda agitação e quebrar esse ciclo.
Do meu ponto de vista e um dos motivos pelos quais demorei tanto a ler o livro, é que ele é cansativo e repetitivo, muito técnico.
Para um livro de auto ajuda, não acho que ajude de fato... embora ele detalha bem e desenvolve o tema, explica suas teorias e nos faça compreender algumas coisas, as formas de se livrar disso me parecem superficiais, ele pouco relata as formas de tratamento, então fica tudo muito vago.
Então não compre esse livro achando que ele vai te ensinar a se livrar da ansiedade de vez, ele no máximo vai te instruir mais sobre o assunto, mas a linguagem dele não é uma linguagem muito fácil e popular digamos assim, pode te ajudar sim, mas quem tem ansiedade precisa de dicas mais objetivas (na minha opinião), mas sabemos que não é um livro por melhor que seja que vai te fazer ser menos ansioso (a). Mas uma das dicas legais é o exercício DCD (duvidar, criticar e decidir), pois quando ficamos ansiosos é porque antes de avaliar a realidade dos fatos, a gente cria na mente situações que só aconteceram na nossa mente, pois na realidade 90% não acontece e 10% acontece diferente, segundo Cury. Então ele nos ensina a dialogar conosco, avaliar as situações e não se deixar levar por impulsos de pensamentos.

Agora, por favor pessoal se vocês notam que o grau de ansiedade é grande, que você se preocupam demais com coisas banais, procure ajuda médica, procure relaxar e desalecerar. Vejam os sintomas da SPA relatado na página 100. Se você apresentar pelo menos 4 desses sintomas, comece a avaliar seu estilo de vida e o que pode fazer para melhorar. Você pode estar caminhando para uma ansiedade sem fim.

Ansiedade;
Mente inquieta ou agitada;
Insatisfação;
Cansaço físico exagerado; acordar cansado;
Sofrimento por antecipação;
Irritabilidade e flutuação emocional;
Impaciência: tudo tem que ser rápido;
Dificuldade de desfrutar a rotina (tédio);
Dificuldade de lidar com pessoas lentas;
Baixo limiar para suportar frustrações;
Dor de cabeça;
Dor muscular;
Outros sintomas psicossomáticos ( queda de cabelo, taquicardia, aumento de pressão arterial, etc.);
Déficit de concentração;
Déficit de memória;
Transtorno do sono ou insônia;

Espero que tenham gostado da resenha, eu acho que vale a pena ler porque cada um tem seu ponto de vista e gostos individuais, essa é apenas a minha opinião. Mas que o post sirva de alerta, abraços e até breve! 
Minhas redes:  Google + // Fanpage // Instagram


Postar um comentário

29 Comentários

  1. adorei, fiquei super interessada pelo livro. Amo a área de humanas e sou super ansiosa :( kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah esse livro é perfeito para área de humanas, ele é muito técnico ao meu ver tbm, espero que leia algum dia, pode ser que vc goste. bjs

      Excluir
  2. Ainda estou em processo de leitura desse livro, estou gostando bastante pois sofro desse mal e já cheguei a fazer tratamento.

    Lua xx
    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom está gostando, tbm já fiz tratamento, ajudou muito. Espero que fique bem, e boa leitura! bjs

      Excluir
  3. Estou lendo esse livro, e como estou passando por isso a leitura é mais que adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para quem passa por isso todo conhecimento é bem vindo para aprender a lidar, ansiedade não é tão ruim quando se sabe lidar com ela. bjs

      Excluir
  4. Esse livro é mt bom.. eu sofro um pouquinho de ansiedade com algumas coisinhas e é péssimo.

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrivel né, mas dá para controlar, fique bem com o futuro. bjs

      Excluir
  5. Rir para não chorar. Eu tenho meio mundo de sintomas kkkkkk. Xessuuus! Gostei bastante da sua resenha, super sincera. Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk tbm tenho, acho que hj em dia todo mundo tem algum grau de ansiedade, o negocio é rir para não chorar mesmo, que bom que gostou da resenha, bjs

      Excluir
  6. Que legal!! Adoro livros assim!! Adorei sua resenha, me deu vontade de ler o livro!!

    Beijos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro, e realmente é ótimo,
    bom, eu sou fã do Augusto Cury, então sou suspeita em falar ...
    É uma ótima indicação Suzi!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conhece o livro, gosto muito do Augusto Cury tbm, só acho que esse livro deixou a desejar um pouco. bjs

      Excluir
  8. Adorei a resenha literária eu adoro livro assim fiquei curiosa com o desfecho rs. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler esse livro, mas não terminei.
    Até onde li já achei incrível.
    Boa dica.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termina rsrsrs eu fiquei um bom tempo para terminar tbm, bjs

      Excluir
    2. eu adoro os livros deste autor são ótimos mesmo bjus

      Excluir
  10. POR INCRIVEL QUE PAREÇA TENHO ESSE LIVRO. NUNCA LI... TENHO STRESSE GRAU 1000
    BEM A CORRERIA NOS IMPEDI DE MUITAS COISAS BOAS. GOSTEI DA RESENHA E VOU RESPIRAR SENTAR ME ACALMAR E LER...

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se acalme rs a vida passa rápido demais para gente ainda acelerar mais. Leia o livro, não serve muito como autoajuda mas serve para compreeender muitas coisas. bjs

      Excluir
  11. Já li vários livros do Augusto Cury, mas esse ainda não. Os livros do Cury tem essa mágica de vários olhares quando lemos.
    Gostei !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele escreve bem, os temas são ótimos. Só não curti 100% esse pq achei muito técnico, um pouco repetitivo tbm, a maioriaque vai ler esse livro são pessoas ansiosas, sem muita paciência kkk então acho que o livro devia ser mais objetivo, mas não deixa de ser bom.bjs

      Excluir
  12. Adoro Augusto Cury e fiquei com vontade de ler o livro! Muito bacana!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa resenha. Acho que precismo mesmo de ler algo assim! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bom com você suzi?
    Primeiramente quero lhe desejar uma boa noite? Parabénizar pelo post gostei bastante da resenha escrita e também da dica já vi alguns outros títulos de livro de Augusto Cury mas deve ser muito interessante
    bom até mas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!