Ad Code

Diferenças entre Blogger e Wordpress, qual usar ?

Oiee, tudo bom pessoal ? Faz tempo que não escrevo algo destinado a blogueiros, é sempre bom compartilhar nossas experiências nesse universo... hoje vou falar de plataformas. Let's go!! 

Blogger e Wordpress são as duas plataformas mais usadas e que geram maior dúvida na hora de criar um blog. Vamos as diferenças:

Blogger

É uma plataforma fornecida pelo Google gratuitamente, é simples, não necessita de grandes conhecimentos em programação pois suas ferramentas são de uso fácil, a interface é super simples de usar.
O Blogger utiliza a extensão "blogspot" como domínio, mas você pode comprar um domínio, se desejar pode hospedar em outro servidor ou continuar no Blogger.
O Blogger tem vários templates gratuitos para usar e vários sites disponibilizam (no próximo post indico alguns) mas se você souber programação pode fazer o seu, o Blogger permite que você altere toda codificação do template.
Não precisa fazer backup, o Google se encarrega de guardar todo seu conteúdo. Pode acontecer falhas, então nunca é demais fazer um backup.
Você pode usar as métricas do Google, como o Google Analytics para saber tudo sobre o crescimento do blog, assim como integrar anúncios ao seu site e ganhar um dinheirinho através do Google Adsense. Pode colocar vídeos do Youtube  através do url sem ter que baixa no computador, super útil para quem tem canal.
É mais indexado nas buscas do Google que o Wordpress.

Desvantagens: 
Não tem como separar os posts por categorias, usamos os marcadores para nos direcionar aos temas de mesma categoria.

Não permite mais que 20 páginas estáticas, isso não chega a ser uma desvantagem para todo mundo.
Dizem que não é tão profissional quanto o Wordpress, no sentido de programação, otimização etc, mas profissionalismo é você quem faz através do seu trabalho sério, não é porque outra plataforma é mais "profissional" que o conteúdo será.

Wordpress

É uma plataforma gratuita. Sua codificação é chamada open-source ou seja código aberto, isso significa que é fácil modificar, basta saber um pouco sobre programação.
Ele tem as versões wordpress.org e wordpress.com,  a extensão (.org) necessita de hospedagem e domínio, mas a plataforma do Wordpress é baixada de graça, assim você poderá personalizar o blog com temas gratuitos ou pagos e fazer as alterações que precisar. 
Já a extensão (.com) é totalmente gratuita, você não precisa de domínio nem hospedagem, mas ela é limitada e não poderá instalar o tema que quiser, usar todos os plugins, não pode usar publicidade e nem métricas. Mas você poderá comprar o domínio,  plugins, temas, tudo separadamente. A sua escolha entre as duas dependerá das suas pretensões com o blog, se for só hobbie sem pretenção profissional, wordpress.com servirá, mas se tem maiores pretenções além de um blog pessoal melhor o wordpress.org. 
Wordpress é otimizado para buscas, possui um dos melhores CMS (Content Management System) significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é um sistema que te permite adicionar ou remover conteúdo facilmente.
A interface dele a primeira vista parece complicada, mais que a do Blogger, mas com o tempo se acostuma.
Tem temas e plugins para todo tipo de conteúdo, os plugins são as ferramentas mais fáceis, é só escolher o que deseja e adicioná-lo. 
Você pode organizar o conteúdo por categorias, o que mantém o blog bem organizado.

Desvantagens: 
Não saber nadinha de programação pode ser ruim se você utiliza o wordpress, as ferramentas mais avançadas podem necessitar de programação. 
As atualizações é outra coisa bem chata do Wordpress, por exemplo, se você tiver um pouco mais de plugins precisar atualizar ao menos uma vez na semana. Deixar os plugins e até mesmo o tema sem atualização pode trazer complicações, como a segurança do site por exemplo e instabilidade de acesso.
segurança é outra questão delicada, pela popularidade e uso do Wordpress por empresas é muito comum hackers invadirem os sites, cuidado com temas piratas, senhas etc.
Ferramentas pagas, as melhores são pagas e dependendo do que seu site ou blog necessita você poderá precisar delas e saiba que  tudo é pago em dólar.
Na versão gratuita você não tem alguns Widgets, tipo Instagram, que é fácil de ser colocado no Blogger, essas coisinhas só pagando no Wordpress. Até mesmo pagar um profissional para personalizar ou programar o Wordpress é mais caro que Blogger.
Site pesado, o Worpress é excelente mas quanto mais funcionalidades adicionar, mais pesado e lento ele pode ficar podendo até sair do ar se é muito acessado, você tem que ficar esperto se deseja aumentar o site para evitar perder a qualidade.

Qual você deve usar ?
Aí é só você que pode decidir, como podem ver ambas as plataformas tem vantagens e desvantagens, eu escolhi o Blogger porque no início foi mais fácil tanto para criação quanto pela gratuidade, eu apenas comprei o domínio do nome um tempo depois. Tentei usar o Wordpress, mas não me adaptei, nem insisti na verdade.
Antes de decidir em qual ficar, avalie suas condições e suas necessidades, que tipo de trabalho vai desenvolver, se é um site para empresa, se é apenas um blog pessoal... é possível fazer blogues bem estruturados e profissionais no Blogger pois ele já evolui bastante. O Wordpress na minha opinião é melhor quando é a versão paga, aí você tem um leque de possibilidades a mais que no Blogger. Comece pelas versões gratuitas em qualquer das duas plataformas se você não tem muita certeza de que vai levar o projeto adiante, teste ambas e vê qual se adapta melhor. Saiba que você pode migrar de um para o outro sem perder o conteúdo, sendo mais fácil migrar do Blogger para Wordpress que o contrário, mas esse é outro assunto.

Encerro aqui o post, espero que esclareça alguma dúvida e facilite sua decisão. Citei aquilo que acho melhor e pior, mas se vocês tiverem mais opções me contem aí nos comentários.

Qual plataforma vocês preferem ? E por que ? Obrigada pela visita!

Até mais amigas (os), beijos!





Postar um comentário

31 Comentários

  1. Eu o uso o blogger desde sempre e adoro, já tentei no wordpress e não gostei..

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei o wordpress tbm, mas não tive muita paciência em aprender tudo kkkk bj

      Excluir
  2. eu uso o blogguer, não entendo nada de programação códigos...procurei facilitar pra mim hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei entender um pouco de códigos depois, mas acho o blogger bem mais fácil de mexer, tbm quis facilitar rsrs bjo

      Excluir
  3. Oi Suzi, tenho Wordpress e gosto muito, supre minha necessidade!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruna, se supre a sua necessidade isso que importa. bjs

      Excluir
  4. Suzi muito bem explicado as diferenças entre o Blogger e o Wordpress, mas eu prefiro o Blogger é mais fácil de usar, o Wordpress acho mais difícil, mais complicado, por em quanto não deixo o Blogger, Suzi bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lucimar, eu tb por enquanto nao deixo o blogger! Bjs

      Excluir
  5. Eu comecei no blogger e depois migrei para o wordpress e pra mim foi a melhor coisa. O blogger depois de um tempo não suportava mais a quantidade de posts, eu precisaria pagar para expandir e aí mudei. Hoje não é mais assim, né? Me parece que o armazenamento é maior, faz muito tempo que não uso mais.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que mudou sim,o blogger ja foi mais limitado. O Wordpress é muito bom ja q vc teve q migrar não fez mal negócio. Bjs

      Excluir
  6. Que dicas maravilhosas, eu uso o Wordpress
    e gosto muito, maravilhosas suas dicas parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que se adaptou ao Wordpress. Bjs

      Excluir
  7. Eu uso os dois!
    E confesso que prefiro o blogspot.
    Muito mais prático e intuitivo.
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ja q vc usa os dois, conhece ambos. Eu acho o wordpress um pouquinho mais complicado, mas da para aprender ja o blogger nao tem mistério né. Não sei se um dia migrarei, por enquanto fico por aqui ^^ bj

      Excluir
  8. Ótimos esclarecimentos Suzi, eu já pensei em mudar para o Wordpress, mas acho que ainda não está na hora certa. E como tu bem o disse, qualidade no trabalho não depende só da plataforma e sim do autor.
    Adorei tuas explicações, ajudaram muito!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minda, plataforma ajuda no desempenho mas isso não faz de ngm um profissional. Eu tb pensei em.mudar ano passado mas nao senti a vontade com o wordpress, por enquanto o blogger está bom. Bjs

      Excluir
  9. Meu primeiro blog era blogger, a muitos anos atrás.
    Mas agora que voltei é wordpress, prefiro. Acho bem melhor.
    Arrasou nas dicas.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc se adaptou bem ao wordpress isso que importa. É uma ótima plataforma com suas vantagens e desvantagens, cabe a quem usa se adaptar ou não ne ... bjks

      Excluir
  10. Eu uso o wordpress desde sempre, acho ele mais completo e profissional.
    Mas para as pessoas que estão iniciando o Blogger pode ser uma opção!
    Beijos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu iniciei no blogger e vou continuar aqui ate quando me servir bem. Mas eu ainda vou avaliar mais o wordpress se futuramente quiser mudar ne... bjos

      Excluir
  11. Eu adorei saber a diferença,mesmo que o blogger não seja tão profissional eu prefiro usar ele por enquanto,acho mais fácil.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tornar um blog profissional depende mais do blogueiro que da plataforma, as empresas preferem fazer seus sites no wordpress, mas como disse a versão gratuita dele é limitada, bom msm é a paga que te dá mais opções. Bjs

      Excluir
  12. Eu adorei saber a diferença,mesmo que o blogger não seja tão profissional eu prefiro usar ele por enquanto,acho mais fácil.
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gostamos bastante do blogger, ainda não tivemos nenhum experiência no wordpress, mas gostamos de saber sobre as diferenças de cada um.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaram, se um dia pensarem em mudar já sabem as diferenças. Bjs

      Excluir
  14. Gostei de saber sobre as diferenças entre o Blogger e o Wordpress,dicas valiosas,mas gosto do blogger.Bj♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Maria, tb nao tenho o que reclamar do blogger, até aprendi editar uns códigos e tal. Acho bem mais fácil mexer nele. Bjs

      Excluir
  15. Adorei o post Suzi! Eu tentei migrar para o Wordpress uma vez, mas confesso que prefiro o blogger rsrs. O Wordpress é realmente complicado, e eu não tinha paciência kkkk.
    Já o blogger é super prático e até na hora de aprender sobre ele, achei mais fácil.
    Parabéns pelo post.

    Super beijo 😘

    ResponderExcluir
  16. Bem bacana saber as diferenças, confesso que não sabia nadinha.
    Excelente post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Não troco o blogger pelo WordPress. WordPress é muito limitado o blogger te dar mais opções. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bom ótima noite
    Parabéns pelo seu post
    Nota- se pelos comentários das pessoas ambos defendendo a sua opção acho que ambos vem sempre pra somar e fica a dica da diferença de ambos a escolha da sua preferência até mas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!