Ad Code

Como funciona a pontuação do CPF, Score de Crédito !

Oie amores, tudo bem ? Esse post vai explicar uma dúvida que surgiu nos posts sobre o cartão de crédito Nubank que adquiri, quando citei a pontuação do CPF como uma das formas de avaliação, algumas pessoas ficaram confusas, então vou explicar aqui.

Quando vamos comprar algo a crédito, pedir financiamento, cartões etc... são avaliados junto a órgãos como Receita Federal, Serasa (empresa privada que faz análise e pesquisa de crédito para apoiar decisões de crédito por outras empresas) e SPC (serviço de proteção ao consumidor), restrições no nome, avaliam se somos bons pagadores, etc. Além do SPC e Serasa, criaram uma outra ferramenta de avaliação, que é o Score de Crédito.
Essa ferramenta não é muito divulgada, alguns julgam até ser ilegal, eu acho meio injusta se ela for determinante para negar crédito há uma pessoa com nome limpo,veja bem como ela funciona.

O score de crédito possui uma pontuação que vai de zero a mil, quanto mais perto de mil pontos você estiver mais "confiável" você seria diante das empresas. E quanto mais perto de zero, menos "confiável" e a possibilidade de se tornar inadimplente em doze meses. As informações que ele tem acesso são as públicas do consumidor.
Segundo as empresas que utilizam essa ferramenta, o fato de se encaixar num desses grupos não determina que não será aceito, pois cada empresa tem seu próprio tipo de avaliação individual.

Para obter os pontos é simples, manter as contas em dia, não ter nome sujo, não pagar seus débitos atrasados. Mas na realidade muita gente reclama por não funcionar na prática desse jeito, há pessoas com nome limpo e contas em dia com pontuação extremamente baixa no CPF e por isso não consegue crédito. Nenhuma loja ou financeira é obrigada a conceder crédito, mas acaba sendo muito injusto para o consumidor essa ferramenta de pontuação, às vezes a pessoa não utiliza muito seu CPF ou não tem conta bancária, mas é um bom pagador. Perde a loja e perde o cliente, imagine tentar financiar um carro, uma casa, tendo condições para isso e ser barrado porque seu CPF tem pontuação baixa ? Nada a ver!!

A pontuação do CPF pode ser aumentada, se você é correntista de algum banco e movimenta seu dinheiro, até mesmos compras que utiliza o CPF, já ajuda a aumentar a pontuação. 

Mas existe um procedimento disponibilizado pelo próprio Serasa e que muitas pessoas não sabem que pode ajudar também, por exemplo o Serasa que utiliza o Serasa Experian, você pode cadastrar seus dados e pedir para remover essa ferramenta de score, para que as empresas não utilizem ele como base para te negar crédito. É um processo chato e burocrático, mas que pode ajudar.
Você precisa entrar nessa parte do site do Serasa, para atualização do cadastro.

Tem que preencher o formulário, enviar os documentos pedidos para o endereço indicado e também fazer uma carta a mão, solicitando que retirem do seu histórico a pesquisa ou consultas do score serasa.

Eu não sei se o SPC tem uma ferramenta de score, mas deve ter também. No site tem o Cadastro Positivo, que o Serasa também tem... não sei bem como funciona, mas pelo o que está no site é para ajudar na análise das empresas. Vale entrar em contato e perguntar sobre o score.

Ah se você quiser saber sua pontuação,  pode consultar em algumas empresas além do Próprio Serasa e SPC, no Nacional Consultas fica R$ 20,00 a consulta completa incluindo a pontuação no CPF. Não é propaganda viu gente, é que eu utilizei por curiosidade, pois eu sempre tive facilidade em conseguir crédito, talvez por causa do uso constante do CPF, minha pontuação é muito boa, mas eu queria saber assim mesmo.

Se você está tentando crédito, tem o nome limpo, paga tudo em dia e mesmo assim não consegue, provavelmente a pontuação do seu CPF é baixa, vale a pena conferir. Pois nem toda empresa admite utilizar o score de crédito e você fica sem saber a verdade por te negarem crédito. Nesse caso, vale a tentativa do cadastro que mencionei ai acima, e também deve evitar ficar pedindo crédito por um tempo, esqueça disso por uns meses e vá fazendo o processo que eles dizem que aumenta os pontos. Infelizmente estamos nas mãos dessas empresas, ainda mais em tempos de crises eles ficaram mais criteriosos ainda, e temos que provar que não somos caloteiros... Acho injusto, mas fazer o que né ?!
Espero que esse post tenha tragou uma luz a você leitor, tenha entendido como funciona e o que você pode fazer para tentar reverter o quadro. 
Qualquer dúvida, deixe nos comentários, quero deixar claro que  não sou especialista no assunto, é experiência pessoal e muita pesquisa a respeito. Mas espero que ajude vocês que tenham essa dúvida.

Muitos beijos e obrigada por visitarem o blog, voltem sempre!
Minhas redes:  Google + // Fanpage // Instagram



Postar um comentário

57 Comentários

  1. Oi!
    Que interessante, eu não sabia disso. Vou fazer uma consulta e ver como esta a minha pontuação :)
    Adorei a dica ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifica sim, bom saber caso não consiga crédito.bjo

      Excluir
  2. Nossa que interessante!
    vou da uma olhada no site
    bjúús

    ResponderExcluir
  3. bem interessante, não sabia disso e nem tinha ouvido falar, bom para esclarecer bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre bom saber... ainda mais para quem tem dificuldade em conseguir crédito. bjos

      Excluir
  4. Nossa amiga,pensei que todo mundo já sabia disso,juro que pensei,mas nem todo mundo né?
    Valeu amiga muito pelo post,com certeza que ajudará muita gente.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm pensei Célia rs mas nem todo mundo se liga nesse detalhe, até pq muitas empresas nem avisam que usam isso, a gente pensa que basta ter nome limpo, espero que ajude sim, conhecimento é sempre bom né?! bjos

      Excluir
  5. Eu achei ótimo teu post, pois muitas pessoas não tem ideia que podem se utilizar dessa ferramenta ...
    Vai com certeza ajudar muitos!
    Muito bom Suzi, parabéns pelo post!

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, nunca tinha escutado falar nessa ferramenta. Mais vou pesquisar aqui no site.

    Beijos,excelente final de semana!!

    www.aesperadomeubernardo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa sim, muito bom saber essas coisas Ludmyla. bjos

      Excluir
  7. Suzi bem legal essa pontuação do CPF, é uma ferramenta que vai ajudar, temos que aproveitar o máximo quando surge algo assim, Suzi bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão legal não Lucimar, afinal de contas uma pontuação baixa pode atrapalhar e muito o consumidor, só é bacana para quem consegue boa pontuação msm. bjos

      Excluir
  8. Boa tarde Suzi!Não conhecia esta ferramenta.Seu post podera ajudar muitas pessoas que precisam e não sabiam o pk estava sendo negado para elas.Não acho justo uma pessoa que esta tudo em dia e pode ser negado.Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Val, nada justo e muitas vezes só por causa da pontuação do cpf. Sabendo o que é e como reverter facilita ne, bjos!

      Excluir
  9. Não sabia sobre essa pontuação, gostei de saber. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, o objetivo do blog é justamente informar, que bom que gostou do post. bjos

      Excluir
  10. Muito bom esse assunto, Suzi. E, muitas empresas utilizam isso. Trabalhei na Administração de uma empresa e lá eles utilizavam isso, pra falar a verdade realizavam todas as formas de pesquisa para ver se concediam crédito para realizar compras, já que eram valores bem elevados. E é uma empresa grande e conhecida nacionalmente, não entrando em maiores detalhes. rs Eu acho esse score uma ferramenta pro governo saber o que tu ganha x o que gasta. Pq se tu pagar tudo utilizando teu cpf eles conseguem ter um controle maior sobre a renda e com isso verificar teu imposto de renda, se estas declarando todos os pontos dos i's. Mas é ótimo compartilhar essas informações para mais pessoas saberem como funciona. Ótimo post, parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana tbm acho que seja uma forma do governo saber das coisas, pq é informação pública, tudo que compramos com cpf eles podem ficar sabendo através dessa ferramenta, a maioria das empresas nem diz que usa isso, eu acho meio injusto negar crédito a alguem so por pontuação baixa, mas a pessoa tendo o nome limpo, pagando tudo em dia. De qlq forma, é bom sabermos como funciona né, espero que o post esclareça para aqueles que não sabem ainda. bjoks

      Excluir
  11. As pessoas tem documentos e nem fazem ideia que eles serve para identificar tudo de você mesma... No caso do CPF muitas são relacionadas a credibilidade econômica da pessoa afinal somos de uma era capitalista. Muito bom o poster Suzi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Midian, o cpf é um documento de credibilidade, usado para compras e tudo relacionado, precisamos saber usá-lo da melhor forma e saber como é que nos avaliam tbm. Bjos e obrigada

      Excluir
    2. De nada lindona. Amei o poster, é muito bom esclarecer nosso publico de algo! Bjos!

      Excluir
  12. Muito interessante! não sabia, obrigado por compartilhar amada linda, beijinhossssssss
    Rúbia

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post!muita gente ainda desconhece esta ferramenta,será muito útil.Bj♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria, sempre bom poder ser útil. bjs

      Excluir
  14. Oii,

    Muito interessante o seu post. Não conhecia essa outra ferramenta que algumas empresas usam. Mas, confesso que ainda não tive esse problema de crédito. É uma dica e informação bem válida.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não teve problemas, mas quem tem fica perdido sem saber os porques ne... sempre bom informar, bjos

      Excluir
  15. Eu já tinha ouvido falar dessa ferramenta porque meu irmão trabalhava com empréstimos. Muito boa essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, o certo seria todo mundo ser avisado né, mas nem toda empresa avisa. bjos

      Excluir
  16. Não sabia desse detalhe, vou aproveitar para experimentar, bom seu post, pois além de explicar bem, me fez aprender

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Rafa, é bom escrever algo que seja útil. bjos

      Excluir
  17. Arrasou no post, super explicativo! Adoreeei muito. beeijo

    ResponderExcluir
  18. eu sinceramente acho um absurdo... todos nos temos algum momento de dificuldade e dxamos de fazer pagamentos... mas assim que se recupera e com muito trabalho você paga sua divida, e ainda assim é julgada por algo passado e que ja esta em dia? Devia ser ilegal sim! Muito bacana seu post viu, ja conhecia mas nunca vi ninguem abordando o assunto.Adorei!
    Bjao linda :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pior é ser julgado sem nunca ter devido nada, acho essa ferramenta ruim, ainda mais se as empresas se basearem nela para decidir a idoneidade de uma pessoa. Fico feliz que tenha gostado do post, bjos!

      Excluir
  19. oi ,nossa desconhecia esses sistema de pontuação,também não acho nada justo com que rala para manter suas contas em dia,mas é assim que funciona,fazer o quê.Boa informação amiga,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada justo mesmo, mas temos muito o que fazer, acabamos pagando pelas pessoas inadiplentes, as empresas querem se preservar, o jeito é tentar driblar esse sistema das formas possíveis. bjos

      Excluir
  20. Suzi otima explicação e muito informativo eu não sabia disso tbm gostei bjs

    ResponderExcluir
  21. Que interessante Suzi, não sabia dessa "ferramenta" nunca tive problema com concessão de crédito mas é algo importante a se saber para poder passar pros outros.
    Excelente post!

    Bjokas da Vaci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, super importante, tbm nunca tive problemas mas conheço quem tem dificuldade em conseguir crédito, msm tendo o nome limpo. Obrigada, bjos

      Excluir
  22. Adorei o post! Eu não conhecia esse método. Parabéns pelo post.

    Super beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thay, fico feliz que tenha gostado. bjos

      Excluir
  23. NUNCA TINHA VISTO FALAR,NÃO CONHECIA,PARABÉNS PELO POSTE OBRIGADA POR COMPARTILHAR BEIJOS

    ResponderExcluir
  24. Gostei do post pois entendi um pouco mais. Bjs

    ResponderExcluir
  25. nossa e verdade mesmo gostei bem esclarecido

    ResponderExcluir
  26. Entrei no site www.nacionalconsultas.com.br e fui super bem atendida, funcionou mesmo! Consultei 3 scores que eu nem sabia que existia, spc brasil, serasa e boa vista serviços. Ainda me ajudaram a aumentar o meu score, Super recomendo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!